Açafrão para Pele: Conheça Benefícios Incríveis

Olá meninas!


A gente já sabe que muitos tratamentos para pele, são feitos exclusivamente de ingredientes 100% naturais. E a quantidade de possibilidades é INCRÍVEL! Uma das opções mais efetivas para o cuidado da nossa skin é o uso de cúrcuma para a pele.


Pensando nisso, no artigo de hoje, vou explicar para vocês os benefícios dessa planta, como usar em nossa skin e indicar algumas receitinhas MARA para o momento skincare! Bora lá, meninas?

O Que é o Açafrão?

O açafrão, também chamado de açafrão-da-terra, cúrcuma ou gengibre amarelo, é uma raiz seca da família do gengibre, que, quando moído, se transforma em uma especiaria de cor amarelo intenso. Por centenas de anos, pessoas em todo o mundo têm associado a raiz a propriedades curativas e benefícios cosméticos.


A pesquisa científica moderna está apenas começando a estudar o impacto positivo do açafrão, meninas, mas muitos estudiosos acreditam que ele tem vários usos benéficos para a pele. Eu ouvi um amém?!

Açafrão: Benefícios para a Pele

Depois de conhecer mais dessa raiz maravilhosa, vocês devem estar se perguntando quais os benefícios do açafrão para a pele. Mas, calma, eu explico. 


A cúrcuma (ou açafrão) obtém seus benefícios por causa da curcumina, um componente bioativo presente em abóboras, cenouras e outros alimentos de tons amarelados e alaranjados. As propriedades desta substância fazem com que a raiz:

Reduza Inflamações

Os curcuminóides (ou as curcuminas), às vezes são usados ​​para diminuir a inflamação na artrite. Felizmente, esses potenciais efeitos anti inflamatórios podem ajudar a nossa pele também.


A cúrcuma pode ser benéfica para a inflamação relacionada a doenças de pele, como a psoríase. Além disso, com seu potencial antiinflamatório, a cúrcuma pode ser útil no tratamento da acne inflamatória.  E isso inclui:


  • cistos
  • nódulos
  • pústulas
  • pápulas

Além disso, o extrato da cúrcuma também pode reduzir o aparecimento de cicatrizes causadas pela acne.

Seja um ótimo Antibactericida

A cúrcuma também pode tratar e prevenir bactérias na pele que podem contribuir para a formação dos cistos de acne e infecções por estafilococos (um tipo de bactéria). Mas atenção, amores, quaisquer infecções ativas devem ser examinadas primeiro por um médico de confiança!

Seja um excelente Antioxidante

A cúrcuma é rica em antioxidantes. Logo, quando se trata de cuidados com a pele, estes “super-heróis” impedem que os radicais livres destruam as células saudáveis. Isso pode prevenir o aparecimento de hiperpigmentação, cicatrizes e outros problemas cutâneos de longo prazo.


Por isso, existe até a possibilidade de que o açafrão, junto com outros hábitos de vida saudáveis, reduzam as chances de câncer de pele entre outras patologias.

Reduza a Hiperpigmentação

Caso vocês tenham  manchas de pele mais escuras do que o restante de sua pele, vocês sofrem um processo de hiperpigmentação, meninas.


De acordo com alguns estudos, foi constatado que um creme à base de açafrão reduz a hiperpigmentação em mais de 14 por cento da fonte confiável ao longo de quatro semanas. Isso não é o máximo??

Diminua a Irritação na pele

Quando aplicado topicamente (direto na pele), o açafrão pode reduzir a irritação da pele. Alguns estudos têm apontado que os curcuminóides são ferramentas em potencial para tratamentos de câncer de mama. 

Ajude no Tratamento de Rugas

Outras pesquisas sugerem que o açafrão seja uma excelente ferramenta no tratamento para linhas finas e rugas. Assim ele age para melhorar a aparência geral da textura da pele, o que, por sua vez, pode tornar as rugas menos perceptíveis.




Pode passar Cúrcuma no Rosto?

Depois de conhecer todos os benefícios desta raiz, ficou claro que a resposta é sim, não é mesmo, amores? 


A ação rejuvenescedora da cúrcuma é eficaz desde o interior do organismo até a superfície. Sabemos que os efeitos nocivos do sol, da poluição e do estresse promovem a oxidação e o envelhecimento precoce da pele do rosto (e também do corpo) com rugas e linhas de expressão (os temíveis pés de galinha, por exemplo). 


Logo, após utilizar a cúrcuma, ela atuará como antioxidante na nossa skin, ajudando a retardar esse processo. Ainda como uma consequência de seu uso, nossas células da pele ficam mais brilhosas, com mais viço. É um santo remédio, garanto a vocês, amores!

Como Usar Açafrão Para a Pele?

Mas afinal, como usar o açafrão para a pele? Como disse anteriormente, a raiz produz benefícios tanto para o interior quanto para o exterior de nosso organismo. 


Felizmente, existem diversas maneiras de utilizá-la, meninas. Pensando nisso, preparei algumas receitinhas veganas para o trato da skin utilizando a cúrcuma como ingrediente principal! Bora lá? 

Açafrão para Clarear a Pele

Como disse antes, a cúrcuma pode ajudar a restaurar o brilho natural da pele, além de corrigir o tom de pele irregular, clareando a nossa skin. Para isso, vocês vão precisar de:


  • cúrcuma em pó
  • melaço de cana
  • leite de coco

Misture uma colher de chá de melaço de cana, 1 colher de chá de leite de coco e 1/4 de colher de chá de açafrão. Misture tudo até atingir a textura consistente de uma pasta, para a máscara facial. Aplique no rosto e deixe agir por 25 minutos. Após isso, lave. Repita três a quatro vezes por semana até ver os resultados.

Máscara de Açafrão para Rugas

Os raios ultravioleta são o pior inimigo da nossa pele, pois podem causar queimaduras solares, câncer de pele, linhas, hiperpigmentação e rugas. 


Felizmente o açafrão tem efeitos rejuvenescedores devido a seus compostos antioxidantes. Assim, ele bloqueia a enzima elastase, que ataca a capacidade da pele de produzir elastina — substância que dá estrutura à pele. Para usufruir destes efeitos, você precisará:


  • curcuma em pó
  • creme hidratante
  • óleo essencial de lavanda, camomila e melaleuca

Misture ½ colher de chá de cúrcuma em pó com 3 colheres e creme de sua preferência (sugiro o Hidratante Hibisco e Framboesa Le Fruit Cosmetics) e 3 gotas de óleo essencial de lavanda, camomila e/ou melaleuca. Após aplicar no rosto, deixe agir por 30 minutos e retire com água gelada.


E aí, amores? Gostaram de saber mais sobre os benefícios e usos da cúrcuma (ou açafrão) para a pele? Quais outras receitas vocês conhecem? Compartilhem com a gente aqui nos comentários e até o próximo artigo!

2 comentários

  • Olá, tudo bem?
    Como utilizar o extrato de cúrcuma para as cicatrizes da acne?

    Márcia Carvalho
  • Ameiiiiiii as dicas!!!

    Pollianna Pereira Barbosa

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .