Alergias na Pele: Como Prevenir e Tratar

Hello, amores!


Inchaço, coceira, vermelhidão, erupções… se existe algo que realmente pode ser preocupante, doloroso — e porque não, irritante —, são as alergias na pele, não é mesmo? E elas podem ter inúmeras causas, que muitas vezes, é difícil de se descobrir qual a sua origem exata.


Nesse artigo, irei detalhar os principais sintomas dessas temíveis patologias, quais são os tratamentos corretos e o que fazer para evitar e prevenir que elas se desenvolvam. Bora lá saber cuidar direitinho da nossa skin nesses casos?

O que pode causar alergia na pele?

Para saber o que pode causar alergia na pele, é preciso entender que as alergias são reações corporais a substâncias do meio ambiente, que são inofensivas para a maioria das pessoas. Essas substâncias, também conhecidas como alérgenos, podem ser encontradas em:


  • alguns medicamentos
  • alimentos 
  • pólen 
  • ácaros 
  • animais de estimação
  • carrapatos 
  • fungos
  • insetos

Além disso, existe a possibilidade de que uma pessoa alérgica sofra de Atopia, ou seja, uma tendência genética de desenvolver doenças alérgicas. De modo geral, meninas, quando o alérgeno entra no corpo, ele dispara uma resposta dos anticorpos em nosso corpo. Esses anticorpos se ligam aos mastócitos (células do tecido conjuntivo) que liberam histamina (substância química vasodilatadora), causando assim sintomas alérgicos.

Quais são os tipos de alergia?

Quando a liberação de histamina é causada por um alérgeno, a inflamação resultante (vermelhidão e inchaço em várias partes do corpo) é bastante irritante e desconfortável para quem a sofre. Normalmente as alergias ocorrem em:

Nariz, olhos, seios da face e garganta

Quando os alérgenos são inalados, a liberação de histamina faz com que o revestimento do nariz produza mais muco e fique inchado e inflamado. Faz com que o nariz tenha coriza e coce, podendo ocorrer espirros violentos. Os olhos podem começar a lacrimejar e as pessoas podem ficar com dor de garganta. (Me estremeço só de imaginar!)

Pulmões e peito

A asma pode ser desencadeada durante uma reação alérgica. Quando um alérgeno é inspirado, o revestimento das vias pulmonares incha e torna a respiração difícil.

Estômago e intestino

Os alimentos que comumente causam alergia incluem amendoim, frutos do mar, laticínios e ovos. Pode ocorrer alergia ao leite de vaca em bebês e causar eczema, asma, cólicas e dores de estômago. Algumas pessoas não conseguem digerir a lactose (açúcar do leite).

A intolerância à lactose causa problemas de estômago, mas não deve ser confundida com alergia.

Como identificar alergia na pele?

Além de todas essas reações, comumente as alergias na pele são as mais visíveis. Como disse anteriormente, na maioria das vezes é impossível diagnosticar qual a real causa que desencadeia uma reação alérgica, sendo imprescindível a orientação de um médico. Dentre as mais conhecidas, estão:

Eczema

O eczema é também conhecido como dermatite atópica. Alguns de seus sintomas é a pele seca, vermelha, irritada e com coceira. Às vezes, especialmente quando infectada, a pele pode ter pequenos fluidos (ou pequenas bolhas) que escoam um líquido claro ou amarelado. Pessoas com eczema geralmente têm histórico familiar de alergias.

Urticária

Urticária (urticária) são manchas vermelhas ou vergões que aparecem no corpo. Esse tipo de alergia é chamado de urticária aguda se não durar mais de seis semanas e urticária crônica, se persistir por mais de seis semanas. A urticária aguda é mais comumente causada pela exposição a um alérgeno ou por uma infecção. A causa da urticária crônica é amplamente desconhecida.

Dermatite de Contato

A dermatite de contato é uma reação que surge quando a pele entra em contato com uma superfície irritante ou alérgeno. Os sintomas podem incluir erupção na pele, bolhas, coceira e ardor. 

Infelizmente, cosméticos e produtos de limpeza industrializados - ou até mesmo, a exposição excessiva à água - podem causar dermatite de contato. Outros itens que podem causar uma reação são:

  • metais 
  • adesivos
  • esmaltes 
  • medicamentos tópicos 
  • plantas 
  • luvas de látex
  • dentre outros inúmeros exemplos

Às vezes, amores, um alérgeno não causa uma reação na pele, a menos que a pele também seja exposta à luz solar. Essa condição é chamada de dermatite de contato fotoalérgica.

Como Evitar Alergias Na Pele

O principal a se fazer— em todos os casos de uma reação alérgica, meninas — é ter visitas frequentes a seu médico de confiança (seja um dermatologista ou um alergologista). 


A prevenção ou minimização das reações dependem da descoberta da causa da alergia e da adoção de medidas para reduzir a exposição ao alérgeno. Por exemplo, reduzir os ácaros da poeira em casa pode ajudar a reduzir os sintomas em pessoas que são alérgicas aos ácaros.


No caso de alergia a produtos tópicos, como cosméticos, nós da Le Fruit temos uma ótima alternativa: produtos naturais. Isso porque ao contrário de produtos com substâncias químicas e sintéticas, os naturais são biodegradáveis. Ou seja, mesmo havendo possibilidade de causar alguma reação adversa, a probabilidade disso acontecer é beeem menor ou menos agressiva. É MARA! 


Dentre os nossos produtos para auxiliar no trato de reações alérgicas, sugiro à vocês o nosso hidratante Hibisco e Framboesa Le Fruit Cosmetics, que além de nutrir de forma natural, também irá acalmar a pele irritada pela reação alérgica, devido a seus ingredientes calmantes (como a glicerina vegetal e o extrato de framboesa).

Foto: Hidratante de Hibisco e Framboesa 

Em resumo, amores. É importante que, caso tenham a probabilidade de uma reação alérgica, o correto é que faça o tratamento adequado, com medicamentos que contenham anti-histamínicos. Estes incluem: comprimidos, sprays, pomadas e/ou injeções. Por isso eu repito: procurem um médico de confiança para realizar o tratamento adequado, tudo bem?


E aí, meninas? Curtiram as informações desta semana? Vocês têm alergias? Compartilhem com a gente nos comentário o que fazem de tratamento! Até o próximo artigo! <3

2 comentários

  • Eu transfiro muito ,será que vale apena

    Jorcelene
  • Gostei muito das dicas tenho alergia e o médico soube muito bem me diagnosticar

    Ivana de Castro Carneiro T Oliveira

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .