Alimentos Para a Pele: Quais São os Principais Benefícios? – Le Fruit

Por Le Fruit

Alimentos Para a Pele: Quais São os Principais Benefícios?

Olá, meninas!


Todas nós concordamos que fazer um bom skincare — com produtos próprios para o nosso tipo (e estado) da pele —, é muito importante para manutenção da saúde da nossa pele, não é mesmo? A questão é que, além disso, é preciso ter uma dieta equilibrada sabendo quais alimentos para pele são o ideal para esse suporte.


Nesse artigo, meninas, eu vou explicar para vocês o porque devemos prestar atenção a nossa dieta, quais alimentos são peças-chave no trato da nossa pele e como garantir que a saúde do nosso maior órgão se mantenha constante. Então, bora lá?

Alimentação e Pele

Uma coisa é fato, meninas: por mais que tentemos resistir, nossa pele envelhece naturalmente. 


Rugas e manchas da idade são o resultado inevitável do tempo, mas o envelhecimento da pele pode ser acelerado pela exposição excessiva ao sol, poluição, sabonetes fortes, produtos químicos e má nutrição.


Mas, como gosto sempre de dizer a vocês: uma pele bonita começa com uma nutrição que vem de dentro. Por quê? As células mais velhas são constantemente eliminadas e substituídas por outras mais jovens e um suprimento constante de alimentos para pele com nutrientes essenciais é maravilhoso para apoiar esse crescimento rápido.


Com o equilíbrio correto ou com o início de uma dieta para melhorar a pele, é possível usufruir dos nutrientes vitais de que ela precisa, deixando-a macia, flexível e sem manchas.

Alimentos Que Fazem Bem Para a Pele

Dentre a extensa lista de alimentos para melhorar a pele, o ideal é que todos eles sejam indicados por um nutricionista ou médico nutrólogo de confiança. 


Isso porque apesar de alguns alimentos apresentarem benefícios para saúde do corpo em geral, alguns deles podem não ser os mais indicados para um determinado tipo de pele, resultando no aumento da oleosidade ou perda de firmeza, por exemplo.




No geral, otimizem a nutrição comendo frutas e vegetais, gorduras saudáveis, oleaginosas e uma dieta variada e equilibrada.

Vegetais e Frutas Boas Para a Pele

Dos alimentos antioxidantes para pele, as frutas e vegetais são os melhores na hora de montar um cardápio para um skincare de qualidade.


Estes ingredientes contêm antioxidantes poderosos que ajudam a proteger a pele dos danos causados ​​pelos radicais livres. Tanto eles, quanto fatores como fumo, poluição, má nutrição e luz solar podem causar o envelhecimento precoce da pele. Por isso, comam um arco-íris de frutas e vegetais coloridos e tentem comer pelo menos cinco porções por dia. 


Dentre os antioxidantes desses alimentos, o betacaroteno, encontrado na cenoura, batata-doce e abóbora, e a luteína, encontrada na couve, mamão e espinafre são antioxidantes potentes, importantes para o desenvolvimento normal das células da pele e dão um tom de pele saudável.


Além deles, tanto a vitamina C (também chamada de ácido ascórbico) quanto a vitamina A são antioxidantes necessários para apoiar o sistema imunológico, promovendo uma pele radiante e ajudando a cicatrizar adequadamente suas manchas. Podemos encontrá-os em frutas e legumes como:


  • acerola
  • laranja
  • limão
  • tomate
  • beterraba crua
  • brócolis 
  • goiaba 
  • kiwi  
  • mamão 
  • morango 
  • batata doce

Outra coisa boa a se atentar, meninas é que essas vitaminas também são poderosos ativos que agem diretamente na renovação celular e na síntese de colágeno. 


Eles são essenciais para qualquer tipo de pele, em especial aquelas acima dos 40 anos, já que nessa fase a capacidade de renovação cutânea é mais lenta e demorada.

Ingestão de Água

Além de alimentos para pele, outro fator importantíssimo para a manutenção da nossa cutis, meninas, é a ingestão frequente de água


A hidratação da pele, tanto pela ingestão de água como aplicação de dermocosméticos, garante maior quantidade de líquido entre as células, o que faz com que toda a estrutura esteja bem sustentada.


Isso diminui a quantidade das marcas de expressão que se formam com a idade e vemos em forma de rugas.

Alimentos Ruins Para a Pele

Já para vocês aqui nesse artigo que a acne é causada pela inflamação e infecção das glândulas sebáceas da pele, que por sua vez, são estimuladas por hormônios (principalmente andrógenos). 


Para que vocês não tenham acne e um aumento desconfortável da oleosidade na pele, é preciso evitar alimentos com gorduras saturadas, hidrogenadas e que são muito processados, como nuggets, chips e refrigerantes. 


Também reduzam o consumo de junk food (hambúrgueres, pizza e salgados) bem como de alimentos ricos em açúcar, como bolos, bombons e biscoitos. 


Todos esses alimentos são fontes de radicais livres, que como já mencionei, podem levar desde o envelhecimento precoce e a oxidação celular, até a uma maior probabilidade de problemas mais graves como o câncer de pele.

Complementos Dos Alimentos Para Pele

Após fazer mudanças na dieta, não esperem um milagre durante a noite: demora aproximadamente, seis semanas para a nova pele emergir à superfície. Portanto, os benefícios visíveis das mudanças na dieta durarão o mesmo.


Mas claro, que com a ajuda de cosméticos e dermocosméticos — principalmente produtos naturais, veganos e cruelty free —, cuidar da pele tem outra dinâmica! E claro, que os produtos da Le Fruit são os complementos perfeitos de alimentos para pele!


O Hidratante Corporal Antioxidante Hibisco e Framboesa é voltado para todos os tipos de pele, composto de ingredientes naturais, como a extrato de framboesa, óleo de vegetal, manteiga murumuru e outros que deixam a pele plena e sem linhas de expressão.


Para o skincare do rosto, Umectante Antioxidante Facial (com ácido hialurônico, prebióticos e fitoesqualano), auxilia na diminuição das rugas, linhas finas e flacidez, hidratando e nutrindo profundamente.


E por fim, temos nossas maravilhosas máscaras faciais de argila, contando com a Máscara Facial Suavizante Gerânio que devolve a hidratação natural da pele e suaviza as linhas de expressão; a Máscara Facial Iluminadora Ylang Ylang, que ameniza as manchinhas do rosto e estimula o colágeno natural; e a nossa queridíssima Máscara Facial Purificante Hortelã, que regula e equilibra a oleosidade da pele.


E aí, meninas? Curtiram esse artigo? Existem outros alimentos que também fazem bem para a pele de vocês e que eu não mencionei? Só escrever para gente aqui nos comentários ou em nossas redes sociais!


Beijos, Isa! <3

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.