Argiloterapia Facial: Você Conhece Todos os Seus Benefícios?

Olá, meninas!

Costumo dizer que somos muitos sortudos de poder usufruir dos inúmeros elementos que a natureza fornece — muitas vezes fundamentais para a nossa sobrevivência e/ou bem-estar. Um elemento muito importante é a argila, e dentre as infinitas possibilidades de uso, eu posso destacar aqui a argiloterapia facial.

Pensando nisso, resolvi apresentar para vocês neste artigo, todos os benefícios que podemos encontrar nesses insumos minerais, quais as opções de tratamento da argiloterapia e como incluí-la na rotina skincare. Bora lá?

O Que É Argiloterapia?

Argilas e seus minerais são extraídos pela humanidade desde a Idade da Pedra, usados para purificar, acalmar e curar a pele de feridas. E curiosamente, meninas, as argilas eram usadas pelos nativos americanos há centenas de anos como uma forma natural para cuidados de beleza. Isso é incrível, não?

Desde então, sabemos que podemos utilizar esse elemento para uma série de tratamentos medicinais — como a argiloterapia, que nada mais é do que o uso tópico da argila para o corpo. Ao todo, existem três modalidades deste tratamento:

  • argiloterapia capilar
  • argiloterapia corporal
  • argiloterapia facial

Para que as argilas sejam classificadas como tal, com base em seus principais componentes minerais, todas elas contêm elementos naturais que variam (dependendo das áreas de onde são extraídas) em cores e propriedades ativas.

Benefícios da Argiloterapia Facial

Por essas variações de componentes, massoterapeutas, médicos dermatologistas (entre outros profissionais da área de saúde, estética e bem-estar), vêem na argiloterapia uma rica fonte de benefícios. Dentre os seus minerais:

  • o ferro, por exemplo, age como um antisséptico e como um catalisador de renovação celular; 
  • o silício como fornecimento de reconstrução de tecidos da pele, hidratação e efeito calmante; 
  • zinco e magnésio são revigorantes; 
  • cálcio e potássio agem na circulação e fortalecimento do tecido; 
  • o titânio tem característica de foto proteção, sendo assim um mineral capaz de refletir a radiação ultravioleta-UV.

Para além destes benefícios, a argiloterapia tem o poder de rejuvenescer e revitalizar a pele; combater a acne e a oleosidade e, principalmente, eliminar qualquer toxina presente na nossa skin. Caso queiram saber mais sobre essas e outras características de cada tipo de argila, confiram o meu artigo Quais São os Tipos de Argila e Como Usar.

Argiloterapia Passo a Passo 

Mas, afinal, como fazer argiloterapia no rosto? Antes de mais nada, é preciso seguir a risca a ordem da sua rotina skincare. Portanto, é preciso que você limpe bem o seu rosto com os produtos condizentes ao seu tipo de pele. Aproveite este momento para massagear a pele e prepará-la para as próximas aplicações.

Após a limpeza, é o momento de aplicar a argila. Mas, como eu disse antes: fiquem atentas a qual argila é ideal para o seu tipo de pele. Aplique uma camada de aproximadamente 1 cm em todo o rosto, excluindo a região dos olhos e lábios, pois são áreas bastante sensíveis. É preciso tomar cuidado para a máscara não secar enquanto aplica. 

Deixe agir por 20 minutos e então, retire a máscara com água morna e seque com uma toalha específica para seu rosto. Após essa etapa, é importante hidratar bem o seu rosto com um creme hidratante da sua preferência. Caso o seu momento skincare seja de dia, não se esqueçam de passar o filtro solar!

Argiloterapira Facial com Le Fruit Cosmetics

Aqui na Le Fruit, por exemplo, oferecemos as argilas verde, dourada e rosa para um MEGA tratamento da argiloterapia facial. 

A nossa Máscara Facial Purificante Hortelã, por exemplo, é ótima para as peles oleosas, pois, além da limpeza, ela regula a produção do sebo, equilibra a oleosidade da pele, suaviza os poros. E por conta do óleo essencial de hortelã, dá uma sensação refrescante super agradável.

Já a maravilhosa Máscara Facial Iluminadora Ylang Ylang, pode ser usada por todos os tipos de pele. Ela ameniza manchas do rosto e estimula o colágeno natural da pele. Além disso, por ser feita com argila amarela (rica em silício), possui uma poderosa ação rejuvenescedora, ao combater a flacidez.

E, por fim,  uma ótima opção para quem busca estimular a cútis e evitar a formação das temíveis linhas de expressão é a nossa Máscara Facial Suavizante Gerânio. Ela combina o poder de ação das argilas vermelha e branca, promovendo a oxigenação das células, melhorando a hidratação, aumentando a elasticidade, estimulando a microcirculação e, por consequência, suavizando as rugas.

Cada um dos nossos produtos possui como base os ingredientes naturais, de forma a alimentar, realmente, a nossa pele com o que há de melhor na natureza. Assim, todas as nossas fórmulas são livres de conservantes sintéticos, Parabenos, BHT, Ftalatos, Propileno Glicol, Petrolatos e demais ingredientes que prejudicam a saúde do nosso organismo. Garanto a vocês, são maravilhosos!


Eu espero que vocês tenham curtido esse artigo sobre o tratamento da argiloterapia facial, meninas! Sabem de alguma dica que complementem essa parte do skincare? Só comentar aqui embaixo ou em nossas redes sociais


Beijos, Isa. <3

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .