Axilas Escuras: O Que Fazer e Como Evitar?

Olá, meninas!


Ter as axilas escuras é um problema bastante comum e afeta uma série de pessoas. Porém, pode ser extremamente constrangedor quando as nossas axilas estão expostas, especialmente durante o verão, quando costumamos utilizar roupas mais curtas e/ou roupas de banhos para nos refrescar do calor.


Pensando nisso, meninas, que resolvi neste artigo explicar para vocês o porquê disso acontecer. Também, direi quais são os tipos de tratamento e, é claro, darei a vocês algumas dicas de como evitar esse incômodo e manter suas axilas lindas e saudáveis. Então, bora?

Axilas Escuras: O Que Pode Ser?

As axilas devem ter a mesma tonalidade da pele do restante do corpo. Mas, às vezes, a pele das axilas pode ficar com uma tonalidade mais escura.

Geralmente o surgimento de axilas escuras (ou hipercromia axilar, como é conhecida cientificamente) não é um sinal de nada sério, mas algumas pessoas podem achar algo extremamente embaraçoso (o que afeta e muito a auto-estima e a saúde mental).

Em todo o caso, meninas, o que acontece é que este problema pode acontecer por várias causas, incluindo: 

  • depilações com lâmina
  • alergia 
  • pelos encravados
  • atrito da pele (principalmente em pessoas acima do peso) 
  • questões genéticas (no caso de pessoas com a coloração da pele mais escura)

Além dessas causas, as axilas escuras podem surgir de motivos mais severos, através de doenças como micose e a Acantose nicrigan: uma doença que atinge não somente as axilas, mas outras partes do corpo como pescoço e virilha. Neste caso, essas manchas engrossam a pele da região afetada, causando coceira e mau cheiro.

Axilas Escuras: O Que Fazer?

A princípio, meninas, o correto a se fazer é seguir meios para evitar o surgimento das axilas escuras com medidas protetivas. Das causas brandas que provocam esse incômodo, vocês devem:

Mudar a Marca de Desodorante/Antitranspirante 

É interessante utilizar marcas que têm o poder clareador em suas formulações. Algumas pessoas mudam para uma alternativa natural, abdicando completamente do antitranspirante. Assim passam a utilizar marcas veganas, como a Le Fruit e receitas caseiras com bicarbonato de sódio ou vinagre de maçã. 

Evitar se Depilar com Lâmina ou Cera

A depilação é, segundo alguns dermatologistas, uma forma de agressão à pele. Ao fazer isso, estamos submetendo a pele a um tipo de agressão, seja pelo atrito da lâmina ou pelo calor da cera.

Ter uma Rotina Skincare Para Suas Axilas

Muitas pessoas têm uma higiene falha dessa região, acumulando fungos e bactérias, causando mau cheiro e ocasionando seu escurecimento. As axilas precisam de uma higienização correta, que vai desde a lavagem até a secagem após o banho. 

O use constante de hidratantes e esfoliantes corporais ou faciais duas a três vezes por semana, são também excelentes aliados no cuidado para evitar as axilas escuras. Veja mais dicas de cuidados no meu artigo Skincare de Axilas: Como Fazer Corretamente?.

Usar Roupas Largas

Opte por roupas mais largas na maior parte do dia. As roupas muito justas acabam causando atrito em nossa pele, o que gera irritação e, consequentemente, as axilas escuras.

Como Clarear Axilas Escuras?

Para os casos em que a pessoa já está com a hiperpigmentação da região, é possível utilizar ingredientes naturais que retomam a coloração natural da pele, produtos clareadores e/ou optar por procedimentos estéticos no tratamento para axilas escuras. 

Dentre todas essas opções, eu posso citar:

Dermocosméticos

A maioria dos dermocosméticos são formulados à base de antibióticos e anti-inflamatórios, com ação clareadora e ricos em Phe-Resorcinol; vitamina C; ácido Kójico, glicólico, tranexâmico e etc.

Peelings

Tantos os físicos quanto os químicos são eficazes para tratar os problemas que afetam as axilas.

Depilação a Laser

Substitui a cera e a lâmina na remoção dos pelos com durabilidade do resultado por muito mais tempo e menos agressão.

Desodorante Clareador de Axilas Escuras

E claro, que quando o assunto são as nossas axilas, não podemos deixar de mencionar a escolha de bons desodorantes. Felizmente, dentre as opções do mercado, existem àqueles que podem clareá-las.

E das opções de melhor desodorante para axilas escuras, tenho que falar do nosso Desodorante Nutritivo de Maracujá, formulado com extrato de Gengibre e Niacinamida B3. Esses são ingredientes que atuam no processo natural de recuperação e uniformização da tonalidade natural das axilas escuras.

Nosso desodorante é também totalmente natural, vegano e cruelty-free. Isso quer dizer que ele não tem alumínio e as demais substâncias nocivas em sua formulação, somente ingredientes naturais totalmente compatíveis com a nossa cútis e com o nosso organismo. Além disso, não possuem ingredientes de origem animal e nem são testados nos bichanos. É realmente uma maravilha!

De qualquer forma, meninas, para quaisquer tratamentos ou produtos que vocês queiram utilizar, é imprescindível que ter o aval do seu médico dermatologista. Ele é quem será capaz de indicar o melhor tratamento ou procedimento de acordo ao nível de escurecimento e gravidade em suas axilas.


E aí? Curtiram saber mais sobre o que causam as axilas escuras? Conhecem alguma dica diferente que podem compartilhar com a gente? Então escrevam aqui nos comentários ou em nossas redes sociais! Até a próxima semana!


Beijos, Isa. <3

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .