Banho de Ervas: Principais Benefícios e Como Prepará-lo

Hello amores!


Nós estamos vivendo momentos complicados. As mudanças, tensões e preocupações podem causar muito estresse e crises de ansiedade, o que acarretará em grandes impactos na nossa saúde, seja física ou mental. Assim, hoje quero falar sobre algo que pode nos ajudar a aliviar a grande carga de estresse e emoções contidas: o banho de ervas.


Há muitas crenças quando se fala em banho de ervas, como limpeza espiritual ou rituais religiosos. Mas, deixando de lado o aspecto religioso, quero falar sobre como as plantas, folhas e ervas podem atuar em nosso corpo. Afinal, nós sabemos como as frutinhas possuem um grande impacto em nossa beleza e organismo e, agora, vamos aprender como as ervas naturais podem agir durante aquele banho relaxante. Bora lá, amores?

 

Foto: Banho de ervas naturais 


Para que serve banho de ervas?

O banho de ervas é uma prática muito antiga, embora o costume tenha enfraquecido e poucas pessoas o realizam atualmente. Mas, meninas, é importante lembrar que as plantas possuem um grande efeito em nosso corpo. Nós que amamos receitas naturais sabemos como a natureza é ótima para cuidar da nossa pele.


 Agora, imagine-se em um dia daqueles, muitas tarefas e problemas para resolver… Tudo o que você quer é chegar em casa, preparar aquele banho gostoso e relaxar. E, as ervas podem proporcionar um banho muito relaxante, te ajudando a deixar o estresse do dia de lado e a cuidar de você mesma. Conseguiu se ver nessa situação? É assim, que funciona meninas, o banho de ervas auxilia no relaxamento físico e mental. Há, ainda, quem acredite que, dependendo das ervas usadas, ele ajude a renovar as energias e há curar ferimentos leves. Incrível, não é mesmo?!


Benefícios do banho de ervas

Além de ajudar nosso corpo e nossa mente a relaxar, o banho de ervas é ótimo para perfumar nossa pele. Mas, os benefícios dele vão além disso… Tudo vai depender da erva que você escolher. 


Para você ter uma ideia, listei alguns dos efeitos que você poderá conseguir com um bom banho de ervas. Dá uma olhadinha:


  • Alívio do estresse e ansiedade;
  • Relaxamento do corpo;
  • Diminui o cansaço;
  • Redução de dores musculares;
  • Melhora do sono;
  • Entre outros.

Pensando somente nessas vantagens, já podemos perceber que  os efeitos são ótimos para deixarmos para trás os dias exaustivos, não é mesmo garota?!


Como preparar um banho de ervas

Agora que você já conhece as vantagens de um banho de ervas, vamos aprender como prepará-lo. Primeiro, vamos lembrar que esse procedimento não precisa ser um ato religioso, você pode realizá-lo somente pelos benefícios, sem as rezas que algumas religiões fazem.


Outro ponto, que precisamos destacar, é que o banho não precisa ser realizado em uma banheira e não é necessário que você fique imersa o tempo todo. Sem falar que isso pode causar efeitos negativos na pele a longo prazo. Por isso, todo o procedimento pode ser feito no box do seu banheiro, sem problema algum.


O indicado é, geralmente, 100 gramas de ervas para cada 5 litros de água - que deve estar quente, para dar o efeito relaxante, afinal, quem não relaxa com um bom banho com água quentinha? Depois, você pode colocar as ervas, flores ou plantas escolhidas em uma bacia e deixar por alguns minutos. É essencial, amore, que se suas ervas forem secas, você não as ferva, mas deixe em infusão por um tempo. Porém, se forem frescas, colhidas momentos antes, pode ferver a água com as ervas por cerca de 30 minutos.


Quando a água estiver morna, pode entrar na banheira, ou derramar sobre o corpo. Depois, se enxugue, mas deixando que a pele absorva bem a essência da planta.

Foto: Banhos relaxantes de ervas 

As ervas mais utilizadas nos banhos

Existem várias ervas, amore, que podem ser usados em seu banho. Tudo vai depender do que você deseja. Se você vai começar a se aventurar nesse mundo do banho de ervas, algumas são mais usadas que outras e podem ser ideais para o seu começo. Para te ajudar, eu separei as três mais conhecidas e usadas:


Alecrim


No corpo, o alecrim proporciona um efeito antisséptico maravilhoso. Sem falar, que é um ótimo emoliente para os nossos cabelos, deixando os fios super macios.



Camomila

A camomila é uma planta muito conhecida pelo seu efeito calmante, seja em chás ou em óleo essencial. No banho, isso não é diferente. A camomila acalma e possui substâncias que ajudam a hidratar nossa skin.


Erva-baleeira


Conhecida, principalmente, na região litorânea do Brasil, a erva-baleeira é uma ótima opção para os dias em que estamos com dores musculares. No banho, ela possui um efeito anti-inflamatório, auxiliando na diminuição e alívio das dores. Incrível como a natureza possui seus segredos, né amore?!


7 receitas de banhos com ervas

Lavanda para dormir 

    Se você quer relaxar amore e dormir bem durante a noite, a lavanda pode ser a erva certa.


    Você vai precisar de: 

    • Duas xícaras de chá com flores de lavanda;
    • 1,5 litro de água quente.

    Rosas para relaxar

      Essa receitinha é para os dias que você está cansada e só deseja descansar e sentir um perfume maravilhoso. 


      Você vai precisar de:

      • Sete pétalas da flor da Rosa Branca;
      • Dois litros de água quente.

      Orégano para diminuir as dores com cólicas


        As plantas e as frutinhas causam efeitos maravilhosos em nossos corpos. E, se você é do tipo de mulher que sofre muito com as cólicas, então, anota essa receitinha, pois ela vai te ajudar a aliviar as dores.


        Você vai precisar de:

        • Um pacote de orégano;
        • 1,5 litro de água.

        Tchau tchau estresse com a Camomila


          Tem dias que parece que o mundo está contra nós, né amore?! Para te ajudar a relaxar depois de um dia desses, o banho com a Camomila é a melhor opção.


          Você vai precisar de:

          • Quatro colheres com flores de Camomila;
          • Um litro de água quente.

          Para relaxar e aliviar as dores físicas


            Mais uma receitinha para aliviar as dores, acalmar nossa mente e nosso corpo. 


            Você vai precisar de:


            • Dois litros de água;
            • Meia xícara de chá de capim-cidreira;
            • Meia xícara de chá de camomila.

            Hortelã para combater inflamações

              A hortelã é uma ervas mais utilizadas em banhos de ervas. Ela ajuda a combater inflamações como gripes ou sinusite e estimula a circulação sanguínea.


              Você vai precisar de:


              • 100 gramas de hortelã;
              • 5 litros de água quente.

              Hamamélis para cicatrizar e tonificar a pele


                Outra planta muito famosa a Hamamélis. Ela é uma árvore e suas folhas e cascas ajudam a tonificar a pele, fechar os poros, diminuir a oleosidade e, ainda, ajudam na cicatrização de feridas. Uma maravilha.


                Você vai precisar de: 

                • 100 gramas de Hamamélis;
                • 5 litros de água.


                E então meninas, curtiram as dicas? Vocês realizam banhos de ervas com frequência? Compartilhem as receitinhas comentários!

                1 comentário

                • Gostaria de saber se criança com 8 anos e com odor forte na axila pode usar o desodorante?

                  Rejania

                Deixe um comentário

                Nome .
                .
                Mensagem .