Aprenda os Benefícios da Alimentação Saudável para a Pele – Le Fruit

Por LE FRUIT COSMETICS COSMETICS

Aprenda os Benefícios da Alimentação Saudável para a Pele

Hello, amores!


Eu sempre costumo falar com vocês sobre a importância de cuidar da nossa skin, utilizando produtos de qualidade que limpam, hidratam e a rejuvenescem. Mas se engana quem pensa que somente o fato de utilizar esses produtos e aplicar o skincare, garantem uma pele com saúde. É preciso uma alimentação balanceada, afinal, ela se nutre tanto do que vem de fora quanto do que vem de dentro.


Então, pensando nisso, preparei esse artigo para explicar direitinho para vocês quais são os benefícios da alimentação saudável para a pele, quais alimentos não comer e algumas dicas de comidinhas bem deli para deixar a sua skin L I N D A! Bora lá, meninas?

A Saúde da Pele e os Alimentos

A expressão “você é o que você come”, traduz bem o que são os efeitos da alimentação para o nosso corpo. Mas, pasmem, meninas: o envelhecimento precoce, a desidratação e demais patologias da pele, não acontecem só para quem tem o costume de ingerir alimentos ricos em gordura e açúcar.


Essas consequências que tanto queremos evitar, também podem ocorrer em pessoas que seguem dietas desbalanceadas e restritivas — pobres em carboidratos, proteínas e vitaminas — prejudicando o fornecimento dos nutrientes necessários para a saúde da skin. Por isso, temos que saber direitinho quais alimentos devemos evitar, mas também, quais são aqueles que contém as substâncias necessárias para a saúde da pele.

Foto: Alimentos saudáveis para pele.

O que Comer?

Montar uma dieta de alimentos saudáveis não é complicado, amores. Com a ajuda de um dermatologista, nutricionista, um nutrólogo e/ou até mesmo, um endocrinologista, você poderá saber quais serão os alimentos e/ou substâncias que a sua pele mais necessita (afinal, cada pessoa tem deficiências diferentes). 


Vou listar aqui alguns que, de um modo geral, têm o poder de manter a pele bonita e saudável:


  • abacate: essa fruta é considerada um dos “superalimentos”. Ela é rica em vitamina C e E, proteínas, ômega 3 e óleos (ou “gordura boa”);

  • sementes (girassol e abóbora): tanto as semestes de abóbora quanto a de girassol, apresentam bastante nutrientes (como L-lisina e ferro). A de girassol, em específico, tem bastante vitamina E;

  • frutas vermelhas (morango, tomate, acerola): são ricas em vitamina C, licopeno (tipo de carotenoide) fibras, água e contém poucas calorias;

  • frutas cítricas (laranja, limão, kiwi): são ricas em vitamina C;

  • oleaginosas (amendoim, avelã, amêndoa): têm boas doses de minerais como selênio e ômega 3, 6, 7 e 9, ácidos graxos essenciais;

  • frutas e legumes vermelhos, amarelos e/ou alaranjados (pimenta, cenoura, mamão ou abóbora): são ricas fontes de betacaroteno;

  • chocolate amargo: contém mais cacau e, por isso, mais flavonóides e teobromina

  • frutas em geral, legumes verdes e hortaliças: alimentos com grande quantidade de água

Para que a nossa pele absorva todos os bons nutrientes destes alimentos, é preciso que tenhamos uma boa digestão. Por isso, amores, bebam muita água, invistam em alimentos que contenham fibras (como hortaliças e aveia) ou probióticos. Para isso, vocês podem adquiri-lo na forma de cápsula ou sachê na farmácia, e/ou consumir iogurte com pouco açúcar e kombucha.

Foto: Alimentos ricos em antioxidantes naturais 

O que Não Comer?

Fica evidente, meninas, que não adianta ingerir alimentos que contribuem para a saúde da nossa pele, se você ainda abusar daqueles que a prejudicam. Entre os alimentos (e algumas bebidas) que devemos evitar, estão:


  • açúcar (doces e guloseimas);

  • alimentos com gordura saturada (batata frita, pizza e hamburguer);

  • bebidas alcoólicas;

  • alimentos com farinha branca (pão, biscoito e massas);

  • sal refinado e temperos industrializados;

  • carne vermelha;

  • alimentos ou bebidas com cafeína (café, chá mate, guaraná)

Estes alimentos produzem bastante radicais livres, que é a porta de entrada para o envelhecimento precoce da pele e sua desidratação. Além disso, alimentos ricos em gordura e açúcar, contribuem para uma maior produção de óleo na pele, o que poderá aumentar o processo de inflamação e, consequentemente, o surgimento de acnes e outras patologias.

Quais os Benefícios da Alimentação Saudável para a Pele?

Já sabemos quais os alimentos e substâncias que devemos evitar e quais são os que fazem bem para a skin. Mas, afinal, o que acontece quando ingerimos os que são positivos a ela? Quais são os benefícios da alimentação saudável para a pele?

1- Clarear ou Evitar Manchas na Pele

Alimentos que possuem betacaroteno (como as frutas vermelhas e as frutas amarelas) são fundamentais para evitar as manchas na pele, pois são excelentes antioxidantes e protegem a skin de raios ultra violeta. 


Já para clarear a pele que tem manchas, comer chocolate amargo ou suco de cacau, por exemplo, pode ser uma ótima solução, pois são ricos em teobromina, que apresenta uma forte ação foto protetora para a pele.

2- Reduzir Aparecimento de Acnes e Oleosidade

Alimentos como o abacate, os frutos do mar, peixes e as oleaginosas; são fortes combatentes de inflamações com a acne, além de diminuir a intensidade de óleo na pele. Isso acontece pois são ricos em ômega 3, que tem ação anti-inflamatória.

3- Aumentar a Hidratação da Pele

Alimentos que mantém e/ou melhoram a hidratação da pele, são aqueles que contém uma grande quantidade de água em sua composição. Ingerir frutas aquosas como laranja, melancia e ou tomate, são uma excelente opção para manter a hidratação.


As oleaginosas, como as nozes, amêndoas ou castanhas, têm bastante ômega 6 e vitamina E, substâncias que auxiliam na nutrição e reparação da pele.

4- Manter a Pele mais Firme

São muitos os alimentos que previnem a flacidez da pele, a deixando mais firme. Aqueles que contêm vitamina C, como morango, laranja e kiwi; contribuem para a produção de colágeno pelo corpo, substância que mantém a rigidez e elasticidade da pele. 


Já alimentos ricos em antioxidantes e minerais, protegem as células epiteliais da agressão dos radicais livres, favorecendo a renovação celular e prevenindo o envelhecimento precoce.

Artifícios além de uma Alimentação Saudável

Como eu já disse, somente os cosméticos não garantem a saúde da nossa pele. Mas, todos eles são importantes aliados para a saúde da pele, porque complementam os efeitos de uma alimentação balanceada. E, é claro, que com o uso de cosméticos naturais, veganos e cruelty free, os benefícios para a nossa skin só tendem a melhorar!


Aqui na Le Fruit Cosmetics, os nossos produtos são o suporte ideal de uma alimentação equilibrada. Exemplo disso, é o nosso creme Hidratante Hibisco e Framboesa Le Fruit Cosmetics, que mantém a pele brilhante e bem hidratada, suavizando as linhas de expressão (além de conter ativos antioxidantes). Já as Máscaras de Argila Dourada, Rosa e Verde Le Fruit Cosmetics, são indicadas para o cuidado com todos os tipos de pele. E a boa notícia: todos são 100% naturais, veganos e sem maus tratos aos animais. 



E aí, amores? Vocês já conheciam os benefícios da alimentação saudável para a nossa skin? Qual alimento vocês mais precisam? Compartilhem com a gente aqui nos comentários e até o próximo artigo!

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.