Benefícios da Camomila Para Sua Pele – Le Fruit

Por LE FRUIT COSMETICS COSMETICS

Benefícios da Camomila Para Sua Pele

Olá, meninas!


Nestes tempos de constante estresse, procuramos meios para relaxar e centrar o nosso corpo e mente. Por isso, práticas como yoga e o mindfullness são bastante efetivas. Porém, para um resultado à flor da pele, existem produtos e elementos que causam efeitos quase que imediatos, sendo um deles, a camomila!


Nesse artigo, irei explicar um pouco mais sobre esta planta, quais são seus benefícios e como utilizá-la no tratamento para a sua pele! Bora lá?

Quais os Benefícios da Camomila Para a Pele?

A camomila é uma erva usada há milhares de anos para promover o sono, aliviar o estresse e doenças estomacais, como azia e as náuseas. Mas essa planta calmante tem poderes além de melhorar nosso interior!


Se vocês prestarem atenção às listas de ingredientes em produtos de beleza, provavelmente já notaram a camomila surgindo em vários produtos formulados para acalmar, curar e suavizar a pele — e por um bom motivo. Cientificamente falando, meninas, ela contém altos níveis de um antioxidante conhecido como apigenina, o que explica seus efeitos na pele. Mas afinal, quais são esses benefícios?

Alivia a vermelhidão 

A camomila acalma a vermelhidão por causa de suas propriedades anti inflamatórias. A vermelhidão é um efeito colateral da inflamação. Se um ingrediente for anti inflamatório, ele irá acalmar a pele, a deixando menos vermelha e menos irritada.

Acalma a pele sensível

Existem pesquisas científicas que mostram que a camomila ajuda a bloquear os sinais do corpo responsáveis ​​pela inflamação (chamados de prostaglandinas). Isso torna a camomila um ótimo ingrediente para pessoas com pele sensível e que sofrem com outras condições inflamatórias, como a rosácea.

Alivia a inflamação

Como a camomila tem propriedades anti inflamatórias, ela ajuda a proteger contra a inflamação da pele a curto e longo prazo. No caso de queimaduras solares, ela ajuda a reduzir os danos causados ​​por exposição excessiva aos raios ultravioleta. É por isso que uma compressa fria de chá de camomila preparada sobre a queimadura solar pode ajudar em uma recuperação mais rápida. 

Diminui os sinais de envelhecimento

A camomila tem em seu interior, substâncias conhecidas por acelerar a regeneração celular, reduzindo o aparecimento de linhas finas, rugas e cicatrizes (como os polifenóis e fitoquímicos). 


Como se não bastassem motivos para aderir à camomila nos nossos cuidados com a pele, amores, estes polifenóis também lutam contra os temíveis (e nocivos) radicais livres, protegendo a nossa pele dos danos exteriores e retardando os sinais de envelhecimento. Um máximo, não é mesmo?

Como usar Chá de Camomila na Pele?

Ingerir o chá de camomila ajuda a impulsionar seu sistema imunológico, mantém a pele com uma aparência impecável e promove um coração e uma digestão saudáveis. Por isso, amores, nada melhor do que uma xícara de chá quente antes de dormir para relaxar depois de um dia estressante ou começar a manhã com um momento zen e uma xícara de chá de camomila.


Mas além de ingerir este saboroso e benéfico chá, é possível usá-lo topicamente para tratar problemas de pele e promover a cicatrização de feridas. Além de poder utilizá-lo em banhos para tratar a pele escamosa e com coceira, também pode ser aplicado diretamente na pele para um skincare eficaz! Para isso, indico a você uma receitinha MARA de máscara de camomila para o rosto, utilizando os seguintes ingredientes:


  • 1/2 xícara (de chá) de infusão de camomila
  • 1 ampola de vitamina A
  • 1colher (de sopa) de gérmen de trigo
  • 1 colher (de sopa) de bicarbonato de sódio
  • 1 litro de água

Misture o chá de camomila, a ampola de vitamina A e o trigo até adquirir consistência cremosa. Aplique a máscara no rosto e deixe agir por 20 minutos e, então, lave com uma mistura de água mineral com bicarbonato de sódio, para um efeito mais duradouro.


A camomila diminui as irritações da pele e os inchaços, pois possui efeitos antialérgicos, anti sépticos e sedativos. A vitamina A combate os radicais livres, faz bem para os olhos e ainda protege o sistema imunológico. Tudo isso combinado com os benefícios do gérmen de trigo, rico em vitamina E, e com grande poder de rejuvenescimento da pele.

Pode Dormir com Chá de Camomila no Rosto?

Sim, meninas! Seja após um banho quente relaxante ou após um dia estressante, a dica é borrifar o chá gelado e deixar agir enquanto dormimos! Para isso, façam o chá por infusão utilizando as ervas da camomila (se preferirem o saquinho, tudo bem, mas quanto mais natural, melhor).


Dessa forma, ele irá atuar na pele como uma água termal, que irá acalmar e suavizar, empregando um aspecto de pele descansada. É um alívio e garanto a vocês, que terão uma noite de sono excelente!

Chá de Camomila para Clarear a Pele

Já sabemos que os polifenóis e fitoquímicos naturais do chá de camomila podem acelerar o processo de cicatrização da pele, atuando principalmente para eliminar os radicais livres que causam o envelhecimento precoce. 


E um dos sinais deste problema, são as temíveis manchas na pele. E para a nossa alegria, o chá de camomila é um excelente clareador natural da pele. É capaz de suavizar manchas, ajudando a iluminá-la e a torná-la radiante. Ele fecha os poros e acalma a pele, suavizando assim as manchas e cicatrizes de inflamação.


Para isso, faça compressas embebidas com chá gelado durante dez minutos uma vez por semana. Enxágue bem, após o tempo de ação. É claro, amores, que o efeito clareador é gradativo, ou seja, este tratamento deve ser feito algumas vezes para que se note bem o clareamento. 


Caso queiram uma ajudinha nesse processo, sugiro a vocês a nossa Máscara Facial Iluminadora Ylang Ylang, que além de potencializar a ação clareadora da argila dourada,  é natural, vegana e livre de crueldade animal! 


E aí, amores? Gostaram de saber mais dos benefícios da Camomila para a pele? De que outras formas vocês o utilizam para o seu skincare? Compartilhem com a gente! Até o próximo artigo!

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.