Benefícios da Menta Para a Pele: Porque é Tão Importante? – Le Fruit

Por Le Fruit

Benefícios da Menta Para a Pele: Porque é Tão Importante?

Olá, meninas!


Quando ouvimos falar sobre a menta, automaticamente nos lembramos da essência bastante utilizada em balas, gomas de mascar e produtos de higiene bucal. Mas saibam que, quando o assunto é skincare, os benefícios da menta para a pele são inúmeros.

Nesse artigo, resolvi explicar para vocês todas as características benéficas da menta e quais são os principais motivos de se incluir essa erva tão maravilhosa na sua rotina skincare. Então, bora lá?

Menta e Hortelã São a Mesma Coisa?

Antes de mais nada, meninas, é preciso que vocês entendam (ou relembrem) o que é de fato, a menta. E a primeira coisa a esclarecer é: menta e hortelã não são a mesma coisa. Chocadas? Calma, que eu explico.

“Botanicamente” falando, a menta é o nome de uma das inúmeras espécies do gênero Mentha: a erva Mentha piperita é o nome científico da hortelã e Mentha spicata, o da menta. Por isso, é possível diferenciar as duas espécies tanto no sabor quanto no cheiro. 

Ainda assim, apesar das suas diferenças, entregam os mesmos efeitos benéficos para a nossa saúde.

Características da Menta

A menta  tem poucas calorias, mas contém muitos nutrientes: fornece apenas 70 calorias por 100 gramas de seu consumo. É também uma rica fonte de fibra dietética e de proteína, em Vitamina C, vitamina B e Vitamina D e minerais como Magnésio, Ferro, sódio e Potássio.

Ela é uma erva originária da Ásia, por isso, é bastante utilizada como uma especiaria exótica. Enquanto a hortelã tem sabor mais forte e picante, a menta é mais suave. Logo, com seu aroma refrescante, forte e agradável, é um ingrediente perfeito para goma de mascar, chá e sorvetes, temperos e, principalmente, sucos e drinques. 

Por ser muito versátil, pode ser usada na fabricação de sabão, shampoo, cigarros, creme dental, além de ser encontrada na forma de cápsulas, comprimidos e óleo concentrado (óleo essencial).

Qual o Benefício da Menta?

Assim como a hortelã (Mentha piperita), a menta é também utilizada para fim medicinal e fitoterápico. 

Dessa forma, é excelente para o tratamento de uma série de problemas de saúde, por isso, seu uso vem sendo cada vez mais estudado em várias partes do mundo. Dentre seus benefícios estão:

  • efeito antibiótico
  • repelente natural
  • ajuda a reduzir dores e tensões
  • trata o estresse
  • previne e reduz náuseas
  • reduz sintomas da gripe
  • ajuda na eliminação de muco no trato respiratório
  • contribui para uma melhor circulação
  • trata da flatulência

Ainda assim, alguns desses efeitos não foram comprovados pela ciência, e outros ainda estão sendo estudados.

Qual o Benefício da Menta Para a Pele

Além de seus efeitos benéficos aos ingeri-la, existem inúmeros benefícios da menta para a pele.

Ela tem propriedades anti-inflamatórias e antipruriginosas, podendo ser aplicada diretamente sobre as áreas que coçam. Além disso, ela pode ser usada como um purificador para remover a pele morta, o que pode ajudar a trazer brilho para a pele. 

A menta é também uma excelente fonte de antioxidantes e contém ácido rosmarínico, que ajuda a combater os radicais livres e protege a pele contra o câncer de pele. Além disso, ela também pode ser aplicada para o tratamento (e prevenção) de acne e espinhas, pelo seu efeito calmante e refrescante.

Devido a todos esses benefícios, hoje existe um tratamento holístico específico com a erva chamada Menta Terapia, bastante utilizada em casas de estética e spas, que melhora a circulação sanguínea, provoca um relaxamento intenso, refresca e hidrata bastante a pele. 

Produtos Com o Benefício da Menta Para a Pele

Os produtos a base de menta utilizam de seu óleo essencial: todas as partes da erva são utilizadas para sua produção. Ele pode ser usado puro:

  • como aromatizante (através de um difusor elétrico ou a velas) para que seu aroma agradável empregue um grande frescor no ambiente (sendo ótimo para desobstrução de nossas vias nasais e dores de cabeça).

  • em massagens e banhos (com o auxílio de um hidratante ou óleo vegetal) tanto em dias quentes para causar um maior sensação de frescor, como após atividades físicas desgastantes, auxiliando no combate a dor e favorecendo o relaxamento muscular.

A partir dele também, existem uma porção de cosméticos naturais que aproveitam dos benefícios da menta para potencializar seus efeitos estéticos e/ou dermo medicinal. 

Aqui na Le Fruit, utilizamos o poder da menta em nosso Desodorante Sport Menta, que age no combate ao mau odor, tendo como função principal equilibrar o pH das axilas para que as bactérias que causam o incomodo, não se multipliquem. Com seu blend de Gliceris e ésteres de xilitol, promove uma ação potente e prolongada, tudo isso, potencializado com o frescor da Menta.



E aí, meninas? Curtiram saber mais sobre os inúmeros benefícios da menta para a nossa pele? Conhecem mais dicas e/ou receitas utilizando essa erva maravilhosa? Compartilhem com a gente aqui nos comentários! Beijos e até o próximo artigo!

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.