Benefícios da Soja: Descubra Alimentos Ricos

Olá meninas!


Eu já falei várias vezes para vocês sobre a importância da alimentação saudável, tanto como forma de autocuidado, quanto forma de cuidar da nossa pele. O problema é que poucas pessoas realmente conhecem os ingredientes e as opções de preparo saudáveis e nutritivas que são ótimas para todo o nosso organismo.


Pensando nisso, meninas, hoje eu quero falar para vocês sobre um grão que é muito cultivado aqui no Brasil, é muito nutritivo e delicioso, além de ser uma ótima alternativa para quem deseja aderir a uma dieta vegana: eu quero falar sobre os benefícios da soja


Então, se vocês desejam uma dieta mais saudável, nutritiva, sem derivados animais e muito versátil e nutritiva, mas não conhecem muito bem a soja e seus derivados, continuem a leitura que eu vou explicar tudinho… Bora lá, meninas?!


Quais são os produtos derivados da soja?


Em primeiro lugar, garotas, se vocês desejam incrementar a dieta com esse produtinho, é preciso entender e conhecer os derivados. Eu listei alguns para vocês:


Proteína de Soja (soja texturizada): nessa forma, é um ótimo substituto para a carne, afinal, possui uma textura parecida e é uma ótima fonte de fibras, com baixo teor de sódio. Ela pode ser assada, cozida, grelhada ou incluída em outras preparações.


Leite de soja: essa poderosa bebida, há muito tempo, caiu nas graças dos brasileiros, afinal, é uma alternativa não só para os veganos, mas para pessoas intolerantes a lactose ou alérgicas ao leite de vaca.

Tofu (queijo de soja): fonte de ácidos graxos e ômega 3, o tofu é um dos derivados da soja mais conhecidos. Ele pode ser grelhado, assado ou misturado com outras receitas doces. 


Farinha de soja: está procurando um substitutivo para a farinha de trigo? Então, a farinha de soja é a escolha correta, amores. Além de não alterar o sabor das preparações, a farinha é rica em fibras e proteínas. Uma maravilha para quem está buscando perder alguns quilinhos.


Molho Shoyo (molho de soja): o molho shoyo caiu nas graças dos amantes de comida japonesa, mas seus benefícios vão além do sabor, afinal, ele é rico em proteínas, cálcio, ferro, vitaminas do complexo B e possui função antioxidante. Um ingrediente incrível, não acham garotas?!


Quais são os benefícios da soja?


Agora que vocês já conhecem alguns dos derivados da soja, fica mais fácil entender as vantagens deste poderoso grão em suas múltiplas formas. Contudo, além do que eu já contei para vocês, meninas, estudos indicam que a soja possui todos os aminoácidos que o nosso corpo necessita, é rica em fibras alimentares, o que melhora o funcionamento do intestino, ajuda a diminuir o LDL (colesterol ruim) e aumentar os níveis de HDL (colesterol bom), o que reduz os riscos de infartos e AVCs.


Outra vantagem, meninas, é a prevenção ao desenvolvimento da osteoporose, pois o alimento é rico em cálcio. E, se alguma de vocês está enfrentando a menopausa, saiba que a soja auxilia a atenuar os sintomas, como o aumento do suor e o calor excessivo.


Mas, é importante entender, meninas, que o tipo da soja impacta diretamente os nutrientes e a forma que o nosso organismo os processa. Por isso, eu vou falar de alguns tipos mais consumidos e suas vantagens:


Benefícios da soja texturizada (carne de soja)


Por conta de suas propriedades e características, a soja texturizada, também conhecida como carne de soja, proporciona saciedade, auxilia no trânsito intestinal e melhora o processo cardiovascular.


Benefícios da soja em grão


A soja em grão possui vários benefícios para o corpo, amores, afinal, diminui o LDL, melhora a saúde dos nossos ossos e o funcionamento do nosso intestino.


Benefícios da farinha de soja


Eu já falei para vocês como a farinha de soja pode ser uma aliada para quem deseja emagrecer. Isso ocorre por conta da sua alta concentração de fibras, o que aumenta a sensação de saciedade. Além disso, se você está enfrentando uma TPM, incluir a farinha de soja em uma das suas receitas ajuda a diminuir os sintomas, pois o ingrediente ajuda a regular a taxa de estrógeno em nosso organismo. Vale a pena testar, né meninas?!


Quanto posso comer de soja por dia?


Mesmo que tenha muitos benefícios para o nosso organismo, nós sabemos que tudo o que é demais faz mal. Por isso, meninas, é importante atentar a quantidade de soja ingerida. 


O indicado é incluir a soja na dieta, até três vezes por semana, em uma quantidade de até 100 gramas. Dessa forma, vocês não irão enjoar do ingrediente e terão uma dieta equilibrada e saudável.


Benefícios da soja para a pele


Neste momento, meninas, chegamos ao ponto crucial da nossa conversa: os benefícios da soja para a pele. Afinal, eu sei que vocês estão loucas para saber quais os impactos da soja em nossa skin…


Por conta de todas as suas propriedades, seus nutrientes e suas vitaminas, a soja é ótima para regeneração dos tecidos da nossa cútis, acelerando a cicatrização e proporcionando uma melhora na elasticidade, prevenindo o envelhecimento precoce e amenizando as linhas de expressão. Um sonho, né amores?! Mas, calma que ainda tem mais… Os ácidos graxos, presentes no alimento, ajudam a hidratar e aumentar o colágeno da pele, deixando-a com aquele aspecto renovado que amamos.


E agora, meninas, estão prontas para incluir esse poderoso alimento em sua dieta? Desejam saber mais sobre como a alimentação influencia a saúde e a estética da nossa pele? Então, confiram as dicas que eu separei para vocês:


[Atenção] Alimentos que Causam Espinhas

Cardápio Simples para Dieta Vegana: Vida Saudável Hoje

Ingredientes sem Glúten para a Sua Dieta

Cookie saudável: Receita [prática]

Brigadeiro Zero Açúcar: Como fazer simples sem panela!


Espero que cada conteúdo possa ajudar vocês a se tornarem mais saudáveis e deixar a sua skin ainda mais bela…


Beijos, Isa!

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .