Benefícios do Aloe Vera: Aprenda a Usar Agora

Hello, amores!


Sabemos que existem inúmeras opções para manter a saúde da nossa skin lá em cima. E quando o assunto são os produtinhos naturais essas opções se multiplicam. Isso é ótimo pra gente, não é mesmo, meninas? Entre tantas opções, existe um vegetal que pode ser a nossa salvação quando queremos hidratar e tonificar a nossa pele ou o nosso cabelo. Mas qual será?


Se pensaram na Babosa (ou Aloe vera) vocês estão certíssimas, amores! Essa plantinha é uma aliada importantíssima no tratamento da saúde tanto dos cabelos quanto da pele. E para saber mais informações, como utilizar e quais são os benefícios do Aloe vera, continue a leitura que explico para vocês!

 

Foto: Aloe Vera nos cuidados com o corpo 

Aloe Vera é Babosa

Sim, você está lendo certo: Aloe vera é conhecida popularmente como Babosa. Ela é uma das inúmeras espécies que fazem parte do gênero Aloe.


Ela tem origem africana e é adaptada para sobreviver em ambientes quentes e áridos. Por esse motivo, suas folhas são compridas e grossas (no estilo suculenta) e armazena grande quantidade de uma substância transparente e pegajosa, semelhante ao gel. 


É neste material que, além de água, se concentram mais de 150 princípios ativos, vitaminas, aminoácidos, sais minerais e nutrientes, que dão a ela propriedades medicinais e terapêuticas.

Aloe Vera: Para que Serve?

Por conta de tantas substâncias, meninas, o Aloe Vera é um excelente ingrediente natural, sendo utilizado tanto para uso tópico (em medicamentos e cosméticos), quanto para ser ingerido — ainda que com algumas ressalvas. Isso acontece porque ele serve como:


  • antioxidante
  • hidratante
  • tonalizante
  • calmante
  • cicatrizante
  • antisséptico

Vale lembrar que normalmente a única parte a ser utilizada é o gel natural localizado em seu interior. Ele pode ser extraído ao se abrir as folhas através do corte. Já a casca contém uma substância chamada aloína, que é bastante urticante e altamente tóxica. Por isso não deve ser utilizada em hipótese alguma, amores! 

Benefícios do Aloe Vera

Por ter variadas funções, é de se esperar que suas ações benéficas sejam muitas. E são mesmo! Sua principal característica é o poder de hidratação, logo, não é à toa que os benefícios do Aloe para os cabelos atingem desde a raiz até fios! Mais que hidratar, ele previne a queda e auxilia no tratamento da calvície. 


Além disso ele:


  • acelera o crescimento
  • tonifica os fios
  • combate a caspa
  • elimina impurezas

Por ser antioxidante, essa planta age diretamente contra os radicais livres, retardando o envelhecimento da pele. E não é somente essa a sua função. Ela também pode:


  • prevenir o surgimento de rugas, infecções e bactérias
  • promover a elasticidade 
  • acelerar o processo de cura de ferimentos
  • clarear a pele
  • hidratar a pele
  • agir como adstringente e demaquilante
  • controlar a oleosidade
  • agir como relaxante/refrescante natural

Como o Aloe Vera pode ser Utilizado?

Através de seu gel, o Aloe vera pode ser utilizado na pele ou no cabelo, sozinho ou acompanhado de outros produtinhos naturais — esses que só fazem complementar os possíveis tratamentos com essa planta milagrosa! Se vocês ficaram curiosas, amores, separei algumas dicas e receitas de como os benefícios do Aloe vera podem ser usufruídos. Bora lá conferir?

Gel de Aloe Vera

Neste caso, a Babosa será utilizada in natura, para que seus potenciais ativos tenham poder de ação sem a utilização de outros ingredientes. Para essa receitinha, você irá precisar de:


  • uma folha de babosa
  • um copo de água

Você deve abrir a folha de babosa com um corte lateral e raspar o gel em um recipiente. Em seguida, misture o conteúdo da planta com água em um liquidificador. A quantidade fica a seu critério, porém, para cada copo de água, coloque uma colher de gel. Essa receitinha pode ser usada no cabelo (para hidratações capilares), para o skincare e para hidratação corporal. 

Suco de Babosa

A Babosa é rica em magnésio, ácido fólico, zinco, vitaminas C, E e A, entre outras substâncias. Ao ingerir o suco, você ajudará no tratamento de patologias como indigestão, prisão de ventre e sistema imunológico enfraquecido. Para prepará-lo, é interessante adicionar outros ingredientes como frutas e melado de cana. Para essa receita, você irá precisar de:


  • duas folhas de babosa
  • um litro de água
  • um colher de melado de cana
  • uma maçã

Abra as folhas de Babosa com um corte lateral e raspe o gel em um recipiente. Corte a maçã em pequenos pedaços. Insira-os no liquidificador junto à água e adoce com melado de cana.


Alguns estudos comprovaram que não é seguro ingerir a babosa em excesso, quando manipulada de forma caseira. Isso acontece, pois a extensa quantidade de aloína presente em sua casca, também está inserida no gel de sua polpa, ainda que em menor porcentagem.

Esfoliante de Babosa para Cabelos

Para auxiliar na limpeza e controle de oleosidade do couro cabeludo, nada melhor do que uma esfoliação, meninas. Além disso, este tratamento estimula o crescimento saudável dos fios. Para essa receita você irá precisar de:


  • uma colher (sopa) de açúcar mascavo
  • duas colheres (sopa) de gel de Aloe vera

Em um recipiente, insira o gel recolhido e misture com o açúcar mascavo. Com movimentos suaves, divida o cabelo ao meio e massageie o couro cabeludo. Com uma touca, deixe que a mistura permaneça no cabelo por 10 minutos. Lave com água morna e deixe secar naturalmente.

Spray de Babosa para Cabelos

Está dica é indicada para controlar os temíveis frizz do cabelo! Além disso, com o spray de Babosa, você irá manter a hidratação e fortalecimento dos fios por mais tempo. Para prepará-lo você irá precisar de:


  • meia xícara de Babosa
  • meia xícara de água

Misture o gel de babosa e a água em uma garrafa de spray. Para quando for borrifar nos cabelos, não se esqueça de agitar bem para que o conteúdo esteja homogêneo. Os cabelos devem estar secos.

Máscara de Babosa para Pele Oleosa e com Acne

Além de hidratar e clarear a pele, a Babosa é excelente para combater inflamações por ter ação antioxidante. Para pessoas que têm a pele oleosa e com acne, a máscara facial de Babosa é a opção ideal, pois além de limpar a sua skin ela irá controlar a oleosidade. Para essa receita, você irá precisar: 



Retire o gel da babosa e insira-o em um recipiente. Misture-o à argila verde. Espalhe pelo rosto com uma espátula ou pincel e deixe agir por 20 minutos. Ao final, enxágue o rosto com água morna.

Hidratante Corporal com Aloe Vera

Uma ótima dica para hidratar a pele é condicionar um creme hidratante (de sua escolha) com o gel de babosa. Além de usufruir dos benefícios do Aloe vera, esse tratamento irá potencializar a ação hidratante do creme. É interessante que você adicione à mistura melado de cana e algum óleo vegetal. Para essa receita, você necessita de:


  • 20 gramas de creme hidratante corporal
  • uma colher (sopa) de Aloe vera
  • uma colher (sopa) de melado de cana
  • três gotas de óleo de coco

Misture o gel de babosa ao creme hidratante. Em seguida adicione o melado de cana com o óleo de coco e continue a misturar. Após a mistura adquirir uma consistência cremosa, espalhe pelo corpo com movimentos suaves e circulares. Deixe agir por 20 minutos e tome um banho com água morna.

Produtos Le Fruit que Possuem Aloe Vera

Agora que vocês já sabem dos inúmeros benefícios do Aloe vera, é claro que não deixaríamos de contar pra vocês que também temos produtinhos com essa plantinha mara como ingrediente essencial! Estamos falando do nosso Desodorante Uva Verde Le Fruit Cosmetics

Foto: Desodorante Le Fruit com Aloe Vera 

 

Ele é completamente natural e cruelty free. Além do Aloe vera, ele possui glicerina vegetal como hidratante, gliceris para controlar o odor e o pH, além do álcool de cereais que nos passa a sensação de refrescância. É também livre de alumínio, parabenos, proprileno glicol, entre outros conservantes sintéticos. 


Ao utilizar nosso desodorante natural, suas axilas ficarão claras e secas. Ele não causará irritação, mancha na roupa e nem aquela sensação de sufoco horrível ao borrifar. Ou seja, meninas, é MARAVILHOSO! 


Gostaram de conhecer mais sobre os benefícios do Aloe vera? Quais foram as suas receitinhas preferidas? Conta pra gente nos comentários e até a próxima!

2 comentários

  • ola parabens pelo seu trabalho gostei mt.
    voce se importa em me dar uma receita c argila e babosa para rosto que eu possa vender em potes .obrigada pela atencao e paranens mais uma vez.

    sheila
  • Gostei muito poi estou com dois pés de babosa aqui em casa sobrando folha vou usá-las aproveitar que estou em casa.

    Maria José da Silva

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .