Colágeno Vegetal: Entenda Tudo Sobre Ele Agora – Le Fruit

Por LE FRUIT COSMETICS COSMETICS

Colágeno Vegetal: Entenda Tudo Sobre Ele Agora

Hello, Amores!


Uma das inúmeras consequências do nosso envelhecimento é a diminuição da produção de colágeno pelo nosso organismo, proteína responsável pela elasticidade e resistência dos nossos tecidos corporais. E é por isso que se não cuidarmos dessa carência o quanto antes, meninas, é certo o surgimento das temíveis rugas e linhas de expressão em nossa pele! 


Para que esses problemas não aconteçam, algumas pessoas optam por uma alimentação balanceada (rica em proteínas, vitaminas e outras substâncias) que estimula a produção natural de colágeno, ou em outros casos, pelo uso de suplementos que repõem essa substância, retiradas da cartilagem e ossos bovinos. 


Mas, e quanto a nós que seguimos a linha natural e livre da crueldade com animais? Teríamos como opção um colágeno vegetal? Será que ele existe? Para descobrir, continuem a leitura, que explico para vocês, amores!

O que é Colágeno Vegetal?

Já sabemos que o colágeno é uma proteína de origem animal, ou seja, não existe uma fonte direta de colágeno de origem vegetal. Para evitar o seu consumo, adeptos ao veganismo e ao vegetarianismo procuram consumir alimentos, produtos naturais e suplementos que promovam a produção natural de colágeno pelo próprio organismo. 

Alimentos com colágeno

Dentre os vários alimentos, as opções que têm ou provocam uma maior produção de colágeno são itens fora do nosso cardápio justamente por serem de origem animal (como a carne vermelha e o leite). Ainda assim, existem outras fontes, como frutas e legumes, que apresentam os principais aminoácidos para a produção de colágeno. Desses alimentos, podemos destacar:

  • frutas cítricas;
  • o tomate;
  • o repolho;
  • as lentilhas;
  • a batata-doce;
  • produtos à base de soja

Cosméticos com colágeno

Em relação aos cosméticos, existem várias opções no mercado que garantem a produção do colágeno pelo próprio corpo, desde séruns, cremes, antioxidantes, protetores solares e mais uma infinidade de produtos. Nós da Le Fruit, por exemplo, temos a Máscara Facial de Argila Dourada Le Fruit, que auxilia na produção de colágeno de maneira totalmente natural e seguindo as premissas de cosméticos cruelty free. Para saber mais sobre nossa máscara, continuem a leitura que irei falar dela adiante!

Foto: Cuidados com a pele 

Colágeno Hidrolisado Vegetal

O Colágeno Hidrolisado nada mais é do que o colágeno que passou por um processo de hidrólise (com a adição de água, as enzimas do colágeno são quebradas em pequenos pedaços), para que o corpo as absorva com maior facilidade. 


Pessoas veganas e vegetarianas que queiram ter uma suplementação de colágeno de forma natural, escolhem manipular suplementos de aminoácidos (glicina, alanina, lisina, prolina, hidroxiprolina e hidroxilisina), para que haja a síntese do colágeno pelo organismo. Tanto suplementos de colágeno hidrolisado quanto de aminoácidos, podem ser consumidos em pó, comprimidos, cápsulas ou líquido.


Mas ainda assim, meninas, e quanto a outras opções de suplementos de origem vegetal? Com o aumento de um público ecologicamente consciente, o mercado viu a necessidade de oferecer um produto que fosse semelhante aos suplementos de colágeno em propriedades, mas que fosse constituído por substâncias de origem vegetal. Para alegria dos adeptos ao consumo consciente (como eu e vocês), uma grande alternativa não derivada de animais é o “colágeno vegetal” extraído das algas, ou melhor dizendo, o Ágar-Ágar.

Colágeno Vegetal: Para que Serve?

O Ágar-Ágar, ou popularmente conhecido como “colágeno vegetal”, é o resultado do hidrocolóide (uma espécie de curativo gelatinoso) extraído do cozimento de várias espécies de algas no Japão. Por ser composto de agarose e agaropectina, sua consistência é muito parecida à da gelatina.


Esse “colágeno vegetal” apresenta uma grande quantidade de vitaminas A, B, C e D; além de minerais como o zinco, ferro, fósforo, magnésio, cloro, iodo e potássio. Essas substâncias garantem ao usuário as fontes necessárias para que haja a produção de colágeno pelo corpo, servindo como o substituto ideal aos demais colágenos de origem animal.


Essa gelatina natural pode ser consumida tanto em sua forma em pó quanto na forma de tablets. Apresenta benefícios maravilhosos para a saúde, ajudando no emagrecimento, na eliminação de toxinas, no tratamento capilar e dermatológico. É também um importante aliado na dieta vegana como substituto da gelatina tradicional (fica a dica, meninas!).

Colágeno Vegetal Para Cabelo

Existem inúmeros produtos que prometem conter o colágeno como parte da sua fórmula, porém não é verdade. Em suas composições, existem uma série de proteínas e vitaminas que irão auxiliar o corpo na produção de mais colágeno. No caso do Ágar-Ágar há uma combinação de aminoácidos iguais às do colágeno (de origem animal).


Alguns dos inúmeros benefícios do colágeno para o tratamento capilar são: o crescimento (de forma rápida), resistência e hidratação. O colágeno dá elasticidade e proteção aos fios, além de garantir seu brilho e uma aparência jovial.

Colágeno Vegetal Para Pele

Com produtos de tratamento de pele ocorre a mesma coisa: falam sobre a existência do colágeno em sua fórmula, mas, na verdade, contêm substâncias que provocam a produção de colágeno. Esse não é o caso da Le Fruit. Já falei para vocês, mais para cima, sobre a Máscara Facial de Argila Dourada Le Fruit, né amores? A questão é que ela tem como principal componente a argila amarela. Mas, por que ela é tão importante para o skincare?


A argila amarela é um insumo orgânico enriquecido de minerais, principalmente de silício. Por isso, a argila amarela é um importante catalisador da formação de colágeno na pele, garantindo sua elasticidade, fortalecimento e a redução de rugas. É dessa forma que o uso constante da argila amarela no tratamento da pele retardada o envelhecimento precoce! 

 

Foto: Máscara Facial de Argila Dourada Le Fruit 


A Máscara Facial de Argila Dourada Le Fruit é composta por ingredientes do jeitinho que a gente gosta: extrato de pepino e camomila, óleo de semente de uva e óleo essencial de Ylang Ylang. Ou seja, naturalíssima! Além de esfoliar, limpar e hidratar; ela também clareia aquelas manchinhas que aparecem no nosso rosto com o passar do tempo. Partiu ficar com uma pele maravilhosa sempre né, amores?


Gostaram de conhecer mais sobre o “colágeno vegetal”, meninas? Quais dessas opções é a sua preferida? Conta pra gente aqui nos comentários!

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.