Como Amenizar Marcas de Acne? [Formas 100% Naturais] – Le Fruit

Por LE FRUIT COSMETICS COSMETICS

Como Amenizar Marcas de Acne? [Formas 100% Naturais]

Hello, amores!


Quando entramos na puberdade, é super comum que espinhas deem o ar da graça. Na maioria das vezes, geram muita dor de cabeça quando inflamam e nos deixam de “presente” as temíveis marcas de acne. O problema, meninas, é quando elas continuam nos acompanhando até a fase adulta: tanto as acnes quanto as marcas.


Se vocês fazem parte das pessoas que sofrem com esses incômodos, eu tenho uma boa notícia: é possível amenizar ou até reverter esse quadro! Nesse artigo, eu vou contar para vocês algumas técnicas para combater acnes e cicatrizes, incluindo formas totalmente naturais e seguras! Bora lá deixar a nossa pele lisinha, macia e maravilhosa?

Foto: Cuidados com a pele. 

O Que Causa Cicatrizes de Acne?

Para entender o que causam as cicatrizes de acne, é preciso saber o que são as acnes. Elas nada mais são do que uma doença de pele causada pela formação de espinhas, cravos e demais lesões inflamatórias. Elas se formam através de “colisões” cheias de pus e, quando somem, costumam deixar cicatrizes ou marcas que podem ser bastante visíveis.


Dentre as principais causas do surgimento da acne estão as variações hormonais e estilo de vida, caso haja hábitos como o excesso de sol em peles oleosas, falta de higienização correta, má alimentação, bebidas alcoólicas e o fumo. Esse quadro é muito comum na adolescência e puberdade, pois é a época onde se inicia a produção hormonal em nosso corpo (mudança da queratina na pele e o aumento da secreção sebácea). 


Ele também pode ocorrer na fase adulta, principalmente por alterações na taxa de hormônios, pela menopausa, por stress, cosméticos e maquiagem inadequados para o tipo de pele, poluição ou até alimentação. Para saber mais detalhes sobre a acne na fase adulta, amores, acessem o artigo Acne Adulta: Como Combater Depois dos 30?


Mas, lembrem-se, não importa a faixa etária, caso sejam leves, ou tratadas precocemente, as acnes não deixarão sequelas. As consequências, no caso as marcas e cicatrizes, só irão aparecer, quando, por algum motivo, atrapalhamos o processo natural da pele de se curar sozinha.

Tipos de Cicatrizes de Acne

Todas as cicatrizes/marcas de acne podem ter diversos aspectos, dependendo do grau de lesão ou do tipo de pele da pessoa. As acnes, quando inflamadas, são divididas por grau (entre 1 a 5) e após a cicatrização, são classificadas entre atróficas e hipertróficas.


As acnes catalogadas entre grau 1 e 2, são as mais comuns. Não inflamam ou causam manchas após melhorarem e podem deixar cicatrizes pequenas, quase não visíveis (é possível disfarçá-las com base ou pó). Já acnes entre grau 3 e 5, merecem atenção especial.


  • grau 3: são pústulas, pápulas e cravos com a presença de pus;
  • grau 4: com as mesmas características do grau 3, porém com lesões mais graves e grande saída de secreção, como nódulos e cistos;
  • grau 5: apresenta todas as características dos graus anteriores, com a adição de uma grave inflamação, gerando mal estar e febre no indivíduo

Cicatrizes Atróficas

Quando as cicatrizes são classificadas como atróficas, a pele do indivíduo fica com espécies de “buraquinhos” na pele, bastante diferente de sua aparência normal. A pele pode ficar distensível (puxada) ou não, profunda ou superficial.

Cicatrizes Hipertróficas

Neste caso, as cicatrizes parecem estar inchadas, se sobressaindo na pele. Têm a consistência endurecida e, diferente das atróficas, não são distensíveis.


É preciso atentar que, para cada tipo de cicatriz, amores, é preciso que hajam tratamentos específicos. Continuem lendo para saber mais sobre eles!

O Que Fazer para Evitar Cicatrizes de Espinha?

Antes de pensarmos no que fazer para acabar com as marcas de acne, é preciso pensar na melhor forma de se prevenir contra o surgimento das acnes. Para isso, vou deixar aqui algumas dicas do que fazer para que as temíveis acnes não tenham chance de dar as caras na sua skin!


  • não espremer espinhas
  • evite passar a mão no rosto
  • evite passar stress
  • mantenha uma rotina de limpeza diária da pele
  • aplicar hidratante no rosto (mesmo quem tem pele oleosa)
  • passar protetor solar

No mais, tenha uma alimentação saudável/balanceada e beba bastante água, afinal, o que ingerimos irá influenciar no que acontece dentro e fora de nosso corpo! Dessa forma, vocês estarão no caminho correto para uma pele livre de acnes e suas marcas! Mas, quanto a solução para aquelas pessoas que já tiveram acnes e agora sofrem com suas cicatrizes?

Como Tirar as Marcas de Acne?

Como disse anteriormente, o tratamento para as marcas de acne irá depender do grau de inflamação e qual o tipo de cicatriz você tem no rosto. Tudo isso deve ser feito com um auxílio de um médico dermatologista.

Tratamento Profissional

Para cicatrizes atróficas leves, é necessário um tratamento para renovar a pele, com sessões de peelings médios (via aparelhos a radiofrequência, laser e luz intensa; e/ou químicos) e microagulhamento. Todos eles atrelados a estimuladores da produção de colágeno pelo corpo. 


Quando as cicatrizes atróficas têm profundidade média, o indivíduo pode optar por tratamento com peeling médio, subcisão (levantamento da pele com o auxílio de uma agulha) e com a técnica CROSS (uso de ácido para estimular a renovação da pele e estimular a produção de colágeno para eliminar a cicatriz).


Já para cicatrizes hipertróficas, pode ser necessário um cirurgião para retirar a pele cicatrizada. Em alguns casos, é normal o tratamento com peeling e microagulhamento, juntamente com o uso de corticóides e congelamento das cicatrizes com nitrogênio líquido.

Tratamento Dermocosmético

Neste caso, o médico dermatologista irá indicar qual o melhor cosmético para o seu tipo de marca/cicatriz. 


Geralmente são produtos que irão promover a produção de colágeno do rosto e ter ação clareadora (para cicatrizes escuras) como creme/gel esfoliante, máscaras faciais com efeito peeling, cremes com ácido hialurônico e/ou vitamina C. De toda forma, é preciso limpar a pele diariamente (com sabonetes e loções indicadas para o tipo de pele) e utilizar o protetor solar.

Como Acabar com as Cicatrizes de Acne Naturalmente?

Utilizar máscaras ou cremes naturais para cicatrizes/manchas de acne, são uma ótima opção para amenizar, ou até mesmo, acabar com esses inconvenientes que tanto nos incomodam. Dentre a variedade de ingredientes, podemos citar:


  • tomate
  • pepino e melado de cana
  • calêndula
  • chá verde
  • cebola e vinagre de maçã
  • babosa
  • óleo de coco

Assim, para cicatrizes mais leves e com a coloração escura, estes ingredientes são ótimas ferramentas pois têm ação hidratante, clareadora, calmante, antioxidante, antibacteriana e cicatrizante


Já outro ingrediente 100% natural que serve como um poderoso aliado no combate as cicatrizes de acne, são as máscaras de argila. Nós da Le Fruit Cosmetics temos a nossa Máscara Facial de Argila Verde Óleo Essencial de Hortelã, que regula e equilibra a oleosidade sem agredir a pele. Caso necessite hidratar, renovar as células da pele e, ao mesmo tempo, clarear a sua skin, a Máscara Facial de Argila Dourada com Óleo Essencial de Ylang Ylang é um ótima opção para o seu tratamento.


Foto: Máscara Facial de Argila Verde Le Fruit 

Em todo caso, meninas, a melhor forma de tratamento é identificar logo no início do surgimento da acne, se ela irá se desenvolver para uma grande inflamação. Dessa forma, é possível impedir a sua evolução, tratando-a de forma efetiva e objetiva, para assim, manter uma pele lisa, saudável e livre de acnes e cicatrizes!


E aí, amores? Gostaram de saber mais sobre quais são e quais os tratamentos para as marcas de acnes? Caso sofra com esse problema, qual o tratamento ideal para você? Conta pra gente aqui nos comentários e até o próximo artigo!



0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.