Como Diminuir os Poros: Dicas Práticas

Olá, meninas!


Se vocês sofrem com a pele oleosa — além do fato de ter que conviver com aquele excesso de brilho na pele—, há um probleminha que pode ser uma barreira para ter aquela tão sonhada “pele lisinha de bebê”: os poros dilatados. E essa característica, ainda que comum, acaba se tornando um incômodo, não é mesmo, amores?


Por isso, neste artigo, ensinarei para vocês o que causa esse fenômeno e, é claro, como diminuir os poros através de algumas receitinhas MARA para praticar em casa e de forma totalmente natural, vegana e cruelty free! Bora lá?

Porque os Poros Ficam Abertos?

Para explicar como diminuir os poros, é preciso entender porque eles se dilatam. Cientificamente, meninas, o termo “poro” é usado para descrever as pequenas aberturas na pele, pelas quais alguns líquidos de nosso organismo são secretados. Especificamente, existem dois tipos diferentes de poros: poros de óleo e poros de suor.

Poros de suor

Os poros de suor estão em toda a nossa pele e são conectados às glândulas sudoríparas. Eles são muito pequenos. Normalmente, não conseguimos ver esses poros a olho nu. Quando hiperativos, amores, esses poros podem causar hiperidrose (suor excessivo).

Poros de óleo

Este tipo de poro está conectado a uma glândula de óleo, ou glândulas sebáceas. Eles estão em toda a superfície da pele, exceto na pele das palmas das mãos e nas solas dos pés. 


São os poros do óleo que captam a maior parte de nossa atenção porque podem ser grandes o suficiente para serem vistos. Quando as pessoas falam sobre poros dilatados ou fechados, normalmente estão se referindo aos poros oleosos.

O que Causa a Dilatação dos Poros?

Geralmente, o que causa a dilatação dos poros é o aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas. O acúmulo de resíduos na superfície da pele — como poluição e maquiagem — também leva à dilatação. Dessa forma, os poros dilatados deixam a pele com uma aparência mais oleosa e menos uniforme.


Além disso, o tamanho dos poros é amplamente determinado pela genética, amores. Assim como algumas pessoas têm olhos azuis e outras, castanhos, algumas pessoas têm poros pequenos, enquanto outras, grandes. Felizmente, poros dilatados não causam nenhum risco à saúde, mas como eu mencionei, podem incomodar bastante. 


Evidentemente que o aumento exacerbado dos poros é mais comum em quem tem a pele oleosa, acneica e mista; ainda assim, isso não significa que os outros tipos de pele estão livres desse problema. Normalmente os poros dilatados estão localizados nas áreas que produzem mais sebo e possuem pelos mais finos, como a zona T do rosto - testa, nariz e queixo.


E com a formação do excesso de sebo os canais por onde o sebo se desloca são entupidos, favorecendo o surgimento de cravos e espinhas, e até mesmo marcas e cicatrizes na pele.

Como Diminuir os Poros do Rosto?

Caso vocês se perguntem se “tem como diminuir os poros do rosto?” a resposta é: SIM, TEM!  Mas é preciso atentar para um fator importante, meninas: embora pareçam estar lá apenas para nos atrapalhar, os poros desempenham um papel essencial para a saúde da pele.


São eles que permitem que o sebo mantenha a nossa pele lubrificada, viajando da glândula sebácea para a superfície da skin. Então, vocês realmente não gostariam que os poros se fechassem completamente. Caso contrário, nossa pele secaria completamente. 

Como Diminuir os Poros Dilatados do Rosto

A questão agora, amores, é evitar o excesso de produção de sebo. Para isso, comecem imaginando os seus poros como um elástico. Fatores como:


  • envelhecimento precoce 
  • maquiagem
  • poluição
  • danos causados pelo sol 
  • entre outros

São as ferramentas ideais para esticá-los e,uma vez que eles perdem a elasticidade, permanecerão dessa forma (e isso, a gente não quer de jeito nenhum, não é mesmo?). Por isso, para diminuir os poros do rosto, amores, são necessários alguns cuidados essenciais para que evitemos a sua dilatação exagerada. São eles:

Limpeza de Pele

Considerado como uma das principais etapas da rotina skincare, lavar o rosto é um cuidado básico com a pele. 


É necessário lavar o rosto até duas vezes por dia (ou mais depois de suar muito ou praticar esportes) na água morna utilizando sabonete/gel que não seja abrasivo e não contenha álcool.  Evite esfregar a pele com muita força e seque o rosto com uma toalha limpa.


Lavar o rosto todas as manhãs e à noite ajuda a remover o óleo e a sujeira dos poros. Isso pode ajudar a torná-los menos visíveis.

Esfoliação

Uma pessoa com pele oleosa deve esfoliar uma ou duas vezes por semana para remover matéria que pode obstruir os poros.


É importante não esfoliar mais de duas vezes por semana, pois isso pode ressecar a pele.

Embora a esfoliação ajude a manter os poros desobstruídos, eles podem parecer maiores se a pele ficar muito seca.

Hidratação

A ideia de hidratar a pele oleosa pode ser contra-intuitiva. No entanto, um hidratante sem óleo pode ajudar a reduzir o aumento dos poros. A pessoa deve primeiro lavar e secar a pele, em seguida, aplique suavemente um hidratante para ajudar a hidratar e suavizar a pele. 


Sugiro a vocês o nosso Hidratante Hibisco e Framboesa Le Fruit Cosmetics, que possui em sua composição ingredientes naturais, como extrato de framboesa, óleo de vegetal e outros,que deixam a pele plena e suavizam as linhas de expressão.  


Com essa hidratação, o óleo das glândulas sebáceas penetrará mais profundamente na pele, em vez de permanecer nos poros da superfície. Dessa forma, a hidratação evita que os poros fiquem obstruídos com óleo, reduzindo sua aparência.

Aplicação de Máscara de Argila

Usar uma máscara de argila uma ou duas vezes por semana pode ajudar a remover o óleo adicional dos poros. Isso ocorre porque a argila absorve sebo. A remoção desse óleo pode ajudar a evitar que os poros aumentem e torná-los menos visíveis.


Nós da Le Fruit Cosmetics temos a nossa Máscara Facial de Argila Verde Óleo Essencial de Hortelã, que regula e equilibra a oleosidade sem agredir a pele. Caso necessite hidratar, renovar as células da pele e, ao mesmo tempo, clarear a sua skin, a Máscara Facial de Argila Dourada com Óleo Essencial de Ylang Ylang é um ótima opção para o seu tratamento.


É aconselhável aplicá-las em um dia diferente do da esfoliação, pois tratar a pele em excesso pode causar irritação. E, infelizmente, a irritação pode fazer com que os poros apareçam aumentados.

Protetor Solar

É fundamental cuidar da nossa pele quando exposta ao sol, pois ela pode ressecá-la, tornando os poros maiores. Manter a pele protegida do sol a mantém flexível. 


As melhores maneiras de fazer isso é usando um chapéu de aba larga, ficar na sombra quando o sol está mais forte e, claro, usar o protetor solar todos os dias. É importante escolher um protetor com FPS 30 ou mais.


Como Diminuir os Poros do Rosto Caseiro

Felizmente, além dos produtos industrializados para o tratamento de diminuição dos poros, é possível utilizar algumas preparações misturas de origem natural que são ótimos aliados na limpeza dos poros e hidratação/esfoliação da pele. Seguem:


Máscara de Banana

Na cosmética, a banana madura tem sido usada como aliada para hidratar e embelezar a pele. Sua aplicação regular ajuda a limpar a pele, reduzindo o aspecto oleoso que sofre com o dilatação dos poros. 


Para esta receita, você precisa de


  • 1 banana madura
  • 2 colheres de sopa de água morna (20 ml)

Coloque os ingredientes no liquidificador e bata até formar uma pasta homogênea. Aplique no rosto com movimentos circulares para esfoliar bem. Deixe agir por 20 minutos e retire com água fria.

Esfoliante com Café

O café tem ação antioxidante, capaz de renovar a pele, além de ter ação esfoliante que ajuda a remover impurezas e diminuindo a oleosidade. Para essa receita, vocês vão precisar de:


  • 1 colher (de sopa) de café em pó;
  • 1 colher (de sopa) de água.

Misturar os ingredientes até formar uma pasta e aplicar sobre as regiões desejadas com movimentos circulares. Em seguida, deixe agir por 10 minutos, e enxague com água morna.


Caso queiram saber de mais receitas naturais como essas, acessem os meus artigos:


Tratamento Caseiro para Pele: 4 Dicas Fáceis

Hidratante Caseiro para o Rosto: Forma Fácil de Fazer

Como Fazer Creme Hidratante: Receita Caseira Fácil

Máscara Facial Caseira [7 Receitas Práticas e Eficientes]


Beijos, Isa! <3




Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .