Como foi minha transição para desodorante natural?

Hello amores!

Hoje vim contar minha experiência com os antitranspirantes até a transição e adaptação para o desodorante natural. Para começar, apesar de muita gente achar que os antitranspirantes e os desodorantes são a mesma coisa é importante ter em mente que eles não são e, até mesmo, possuem funções muito distintas. 

O desodorante possui como função o controle de bactérias que causam mau cheiro na região das axilas, já os antitranspirantes impedem o suor, através do bloqueio das glândulas sudoríparas.

O alumínio

Os antitranspirantes possuem em suas formulações um ingrediente chamado Aluminium Chlorohydrate. Ele é quem desempenha o papel de bloquear o suor na região das axilas. Os antitranspirantes estão sendo conhecidos, como os grandes vilões do século, isso porque foram realizados vários experimentos que detectaram que o Alumínio é absorvido pelo nosso organismo. O problema, meninas, é que há indícios que ele é cancerígeno.

O estudo foi feito com mulheres, pois os cientistas identificaram que havia uma grande relação entre o câncer de mama e o uso acumulativo de antitranspirantes. 

Quando essa informação chegou até a mim, fui logo me aprofundando para saber se o que eu estava lendo era real e verdadeiro. Para minha surpresa, realmente era.

E isso eu li, em 2015, quando tinha acabado de sair do meu emprego no banco e estava prestes a iniciar o curso de Farmácia. Fiquei chocada!

Nessa época, eu ainda nem sonhava em desenvolver cosméticos. Mas, a notícia me abalou tanto que fui logo pesquisar na internet alternativas para abandonar os antitranspirantes.

O problema era um detalhe muito importante e que me deixava super insegura em abandonar os antitranspirantes convencionais: transpirar demais, mas muito mesmo! Minhas roupas sempre ficavam muito manchadas debaixo dos braços e com isso vinha o terrível CC. Isso usando os desodorantes convencionais que prometiam 72 horas de proteção. 

Desodorante natural prós e contras

Na minha busca por alternativas aos desodorantes convencionais, a primeira coisa que eu percebi ao ler os rótulos dos antitranspirantes foi que TODOS tinham Aluminium Chlorohydrate. Então, minha alternativa número um foi fazer o meu próprio desodorante! 

Desodorante natural leite de magnésia


Comecei com uma receitinha clássica de desodorante natural leite de magnésia, combinado com óleo essencial. Mas percebi que a combinação não funcionou para mim.Vi alguns relatos na internet e amigas minhas me contaram que, também, não havia funcionado muito bem com elas. Testei várias outras formas e receitas em creme, mas NADA ficava bom.

Acredito que esse é uma das maiores dificuldades, que faz com que muitas pessoas pensem em desistir do uso do desodorante natural. Naquele momento, comecei a usar o antitranspirante um dia sim outro não. Nos dias que eu não usava o antitranspirante eu passava o leite de magnésia. Para quem usava o antitranspirante até duas vezes ao dia, essa pequena mudança já era MARA!

Agora, se você está nessa mesma fase, faça como eu e dê os primeiros passos. E, ainda, se transpira muito, tenha em mente que isso faz bem e é normal. Para mim, esse é um dos maiores benefícios do uso do desodorante natural, afinal, vivemos em uma sociedade em que suar é ruim, chega até ser pejorativo, mas pelo contrário, o suor é a principal forma de eliminarmos as toxinas, ele regula nossa temperatura corporal e até mesmo a pressão arterial.

Porém, quando impedimos o suor estamos deixando as toxinas do que comemos, os produtos sintéticos que passamos em nossa pele e cabelos, a poluição, os metais pesados, TUDO isso dentro da gente!

Desodorante natural bicarbonato

Durante a minha busca por alternativas, me deparei com o desodorante natural de bicarbonato. Ele é muito conhecido pelas mulheres que buscam desodorantes naturais ou orgânicos. Mas, se vocês já testaram meninas, sabem que ele é muito forte e a pele da axila, da maioria das pessoas, não suporta sua aplicação direta. Assim, eu precisaria misturar com outras coisas e, mesmo que isso não fosse um problema, eu não me dei por satisfeita.

E a busca continuava por um desodorante natural para axilas...

Eu continuei rebolando para encontrar métodos e  não usar mais os antitranspirantes. Nesse meio tempo, entrei no curso de Farmácia e em um dos semestres tive a disciplina que mudaria o rumo da minha vida: Farmacotécnica!

Além de me identificar muito com a professora, que mais tarde seria minha orientadora de TCC, me joguei no mundo dos cosméticos e não quis mais sair.

Finalmente consegui o melhor desodorante natural vegano

Um dos primeiros produtos que desenvolvi foi, claro, o desodorante natural para as axilas - digo um dos primeiros, porque quis desenvolver vários ao mesmo tempo pra pegar a manha, confesso que sou ansiosa e gosto das coisas para ontem, mas qual mulher não é assim, né meninas?!

Após muitos testes em mim mesma, recrutei minhas amigas, tias e primas consegui encontrar a combinação perfeita que estava procurando há anos e não encontrava: um desodorante natural vegano!

Mas, antes...deixa eu te contar o que eu fazia na época de testes: eu produzia o desodorante e saia, para a rua, correr. Era minha forma de ver o que acontecia. Ficava debaixo do sol, suando para ver o resultado dele #real.

E, meninas, o resultado foi SENSACIONAL! Segurava muito o cheiro de CC, não manchava minhas roupas e eu me sentia LIVRE!

 Como foi nas primeiras semanas usando o Desodorante Natural...

 

Se você está se perguntando sobre como foi a real transição com o meu desodorante, deixa eu te contar que, na primeira semana, eu sentia que estava transpirando mais do que nunca!


Depois descobri que na verdade eu estava passando por uma desintoxicação, já que minha axila estava entupida, havia anos. Assim, meninas, não precisam se assustar ou pensar em desistir. Eu sei que a transição é difícil, mas a primeira semana é um verdadeiro DETOX, se você conseguir passar por ela é um caminho sem volta!


Já na segunda semana tudo voltou ao normal, o efeito DETOX  já havia passado e eu não estava com tanta sudorese como antes. Hoje depois de quase um ano usando o Desodorante Natural de Uva Verde, estou muito feliz! Tenho menos sudorese e, acreditem amores,  não tem mais aquele cheiro de CC.


Desodorante natural spray

No verão, no calor que faz em BH, eu reaplico o meu desodorante ao longo do dia. Pensando na praticidade, a embalagem do nosso “deso” é de vidro e pode ser carregada na bolsa, o tempo todo com você. 


Além de ser natural e muito bom, o nosso desodorante natural é spray. Além de deixar a sensação de frescor, sem aquele melado debaixo do braço que muitos desodorantes naturais em creme acabam deixando, ele pode ser compartilhado com uma amiga no momento de necessidade, até porque nunca se sabe né amores?!

 

Desodorante natural para homem

Mesmo que os estudos em relação aos prejuízos causados pelo alumínio em nosso corpo, como o câncer de mama e a doença de Alzheimer estejam mais voltadas para as mulheres, não se pode esquecer que os homens, também, podem ter o organismo afetado por conta desta substância. Portanto, é importantíssimo que eles, também,  procurem usar desodorantes naturais.


Há estudos científicos que afirmam que homens suam mais que mulheres, por isso muitos pensam que os desodorantes naturais e veganos não farão a sua parte na hora de conter o cheirinho das axilas. Mas, da mesma forma como aconteceu comigo, é necessário que o homem busque o produto com a composição certa que afastará o mau odor e dará aquela sensação ótima de refrescância. Como o nosso Desodorante Uva Verde Le Fruit Cosmetics! 


Ele não é indicado somente para mulheres, mas pode ser usado por todos! Por conta da sua composição, com glicerina vegetal, aloe vera, gliceris e álcool de cereais, o desodorante natural uva verde proporciona hidratação, refrescância e ajuda a regular o pH da axila, eliminando o mau odor. Uma maravilha, não acha?!


Desodorante natural infantil

Depois de descobrir todos os males que os desodorantes e antitranspirantes convencionais podem causar, é natural se preocupar, também, com a saúde e bem estar dos nossos pequeninos. Mas, antes de sair comprando qualquer produto, é preciso ficar atento a alguns detalhes amores, como a idade das suas crianças ou adolescentes.

A Sociedade Brasileira de Pediatria indica que as crianças só comecem a usar os produtos quando ocorrer a mudança de cheiro do suor nas axilas. Junto a isso, está a orientação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que recomenda que somente crianças maiores de 12 anos iniciem o uso dos produtos. E, quando essa idade chegar, vamos alertá-los dos perigos do antitranspirante comum, né amores?! Dessa forma, eles poderão iniciar usando algo que fará bem para a pele e não o contrário!

 

Beijos, Isa!

 

Artigo publicado em fev/2019 e atualizado em 18/02/2020.

 

13 comentários

  • http://mewkid.net/when-is-xuxlya/ – Amoxicillin Online Amoxicillin On Line amc.cvpf.lefruitcosmetics.com.sop.hk http://mewkid.net/when-is-xuxlya/

    asoyucov
  • http://mewkid.net/when-is-xuxlya/ – Amoxicillin Online Buy Amoxil Online tvt.wfts.lefruitcosmetics.com.ckh.gx http://mewkid.net/when-is-xuxlya/

    ijaqawafoediz
  • Oie, as primeiras semanas detox foi péssimo , mas agora que passou eu me adaptei super, amando.
    Só elogios, fico o dia todo cheirosa e não reaplico hehe

    Jacqueline
  • Eu e meu marido estamos testando desodorantes naturais desde o início no ano passado. Para ele, todos haviam funcionado, mas eu acabava voltando para os antitranspirantes… Estamos usando Le Fruit há quase dois meses. No início, estava ótimo! Tudo certo para nós dois. Mas como em Porto Alegre tem feito calor fora de época, começamos a ficar com cheiro :( Pode ser que ainda seja uma transição, uma vez que quando chegou estava frio ainda… eu não tinha o hábito de reaplicar durante o dia, fiz isso essa semana e funcionou… mas isso pq estou trabalhando em casa, né? Mas meu marido não vai carregar o desodorante quando sai de casa. Comprei o kit com três frascos, ainda não terminamos o primeiro… espero voltar aqui e contar que deu tudo certo.

    Renata Bettin Waechter
  • Comecei a usar meu deso essa semanaaa, e por enquanto ainda sinto o cheirinho do cc incomodando depois de passar o desodorante, espero que essa fase de transição funcione para mim☹pois apostei tanto nesse produtinho, não posso usar nada que contenha alumínio e sofro muito com isso.

    Adriana Paiva

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .