Conheça os Benefícios da Uva Verde para a Pele – Le Fruit

Por Le Fruit

Conheça os Benefícios da Uva Verde para a Pele

Olá, meninas!


Sabemos que a ingestão das frutas, como a uva verde, é muito benéfica para o funcionamento interno de nosso organismo. A boa notícia é que, para além do funcionamento interno, pesquisadores descobriram que incluir especificamente uvas verdes na dieta e no uso tópico, pode realmente ser bom para a saúde da pele.


Nesse artigo, vamos descobrir sobre as características que fazem da uva uma excelente ferramenta na manutenção da saúde e quais são todos os seus benefícios. Para além  disso, é claro, darei algumas dicas de como utilizá-la para ter e manter uma pele saudável e maravilhosa!

Ficha Técnica da Uva

Seja consumindo ao natural, utilizando em saborosas sobremesas ou como ingrediente principal no processo de vinificação, não é sem razão que as uvas são conhecidas como uma das rainhas das frutas. 


De acordo com alguns historiadores, as uvas foram cultivadas inicialmente no Oriente Médio, onde logo se tornou popular quando a cidade de Shiraz começou a usá-las para fazer vinho. Eventualmente, outros países também começaram a cultivá-las e usá-las no processo de vinificação. 


Classificadas na família dos frutos silvestres, os cachos de uvas se dão em videiras (a árvore) e vêm em diferentes variedades e cores: vermelho, azul, roxo, preto e uva verde. 


E claro, essa fruta não é apenas bonita e deliciosa (com seu sabor doce e ácido): cada variedade possui propriedades específicas, podendo ser obtida maior quantidade de benefícios quando são consumidas as uvas verdes e roxas.

Benefícios da Uva Verde

Para a nossa felicidade, são inúmeros os benefícios da uva verde para a saúde, meninas. O melhor de tudo, é que tais benefícios podem ser conseguidos não só com sua ingestão, mas também, ao utilizá-la como matéria-prima para receitas caseiras de máscara facial. Dentre tantos benefícios da uva verde eu posso listar:


  • benefícios cardiovasculares
  • luta contra o câncer
  • melhora a digestão
  • propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas
  • benefícios a saúde dos olhos
  • melhora o sistema imune
  • potencial ação antidiabética

É importante frisar que a uva verde (e todas as variedades de uva) são ricas em antioxidantes. Nessas frutas, a maior quantidade deles está presente nas cascas e sementes. 


Um deles é a vitamina C, capaz de expelir os radicais livres, responsáveis pela oxidação da pele, e reduzir os sinais de envelhecimento. Essa vitamina antioxidante também é fundamental para a construção do colágeno e da elastina, ajuda a combater manchas e clareia a pele.


Além dela, um antioxidante em especial é o grande responsável pela manutenção e melhora da saúde da nossa skin: o resveratrol.

O que é Resveratrol?

Mas, afinal, o que é resveratrol? Considerada um antibiótico natural, essa substância é um dos principais antioxidantes presentes na uva. 


Ele combate os radicais livres, responsáveis por danificar células sadias do corpo, devolvendo o aspecto jovial e sadio à pele. Seus princípios ativos regeneram o tecido da cútis e também diminuem as linhas de expressão. Dessa forma, consumir ou utilizar a uva verde de forma tópica, também consegue retardar o envelhecimento da pele e recuperar a elasticidade perdida ao longo dos anos.


Além disso, meninas, o resveratrol também é conhecido por ajudar a combater sérias doenças como, o câncer de colón e de próstata, o Alzheimer e doenças do coração. Ou seja, são tantos pontos positivos na uva verde que é difícil não querer utilizá-la sempre!

Uva Verde no Skincare

Com tantos benefícios da uva verde, é totalmente possível que possamos incluí-la em nossa rotina skincare, meninas! Para isso, confiram as dicas que eu separei para vocês:

Óleo de Semente de Uva

O óleo extraído da semente de uva possui um elevado teor de tocoferol e ácido linoleico. São super antioxidantes que ajudam na manutenção e regeneração do tecido cutâneo; também possuem propriedades anti-inflamatórias, ativo muito importante na cicatrização de feridas.


Ele serve como hidratante natural para o corpo. Com propriedades umectantes e emoliente, ele retém a água na pele, mantendo-a sempre saudável e hidratada.

Hidratantes com Uva Verde

Outra opção para incluir a uva verde no seu dia a dia é investir em hidratantes que contenham extrato da fruta (ou óleo de sua semente) em sua composição, optando sempre por produtos naturais e/ou veganos. 


As loções com esse ingrediente são ótimas alternativas para além de hidratar a pele, fortalecer a barreira natural da pele deixando-a ainda mais macia.

Máscara Faciai de Uva Verde

A máscara facial deve ser utilizada na hora em que for preparada. Por isso, nunca façam em grande quantidade para guardar na geladeira porque a uva oxida, o que vai impedir o seu uso. Sabendo disso, vocês vão precisar de:


  • 1 xícara (de chá) de uvas verdes (com caroço)
  • ½ melado de cana

Batam as uvas inteiras no liquidificador e reserve. Casca, polpa e caroço são indispensáveis para a receita dar certo. Dissolvam o melado de cana e misturem com o creme de uvas batidas até formar uma pasta.


Após a limpeza do rosto, enxuguem bem a pele e passem a mistura no rosto de forma uniforme com as pontas dos dedos, massageando levemente. No final, retirem com água fria. Para a receita ter eficácia o ideal é deixar a pasta agir por 20 minutos. Em seguida, usem o filtro solar e evite a exposição ao sol.

Desodorante Vegano de Uva Verde

Outra excelente alternativa para usufruir dos benefícios da uva verde durante o skincare é no cuidado com as axilas. Para isso, nada melhor do que a mistura da uva verde nos desodorantes veganos, afinal, ela é refrescante e possui substâncias que hidratam e protegem das bactérias formadoras do mal cheiro.


Pensando nisso, nós da Le Fruit formulamos o Desodorante Natural Uva Verde, que hidrata a pele das axilas, é anti-inflamatório e elimina bactérias que causam o mau odor. 


Sua composição permite secagem rápida, podendo ser reaplicado quantas vezes sentirem necessidade. Ele não possui químicos como Conservantes Sintéticos, Alumínio, Parabenos, BHT, Ftalatos, Propileno Glicol e Petrolatos. 


E, acima de tudo, meninas, ele não dá aquela sensação de sufoco e, por ser spray e ter uma ótima absorção na pele, não mancha as roupas, e é claro, tem um perfume maravilhoso de uva verde.



E aí? Gostaram de conhecer mais dos benefícios da uva verde para a saúde e para a pele? Conhecem alguma outra receita ou produto com essa fruta milagrosa? Contem pra gente aqui nos comentários ou em nossas redes sociais!


Beijos, Isa. <3

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.