Cosméticos Cruelty Free: Tudo que você precisa saber – Le Fruit

Por LE FRUIT COSMETICS COSMETICS

Cosméticos Cruelty Free: Tudo que você precisa saber

Hello amores!

O que são cosméticos cruelty free?

Os cosméticos cruelty free são aqueles produtos, em que não foram realizados testes em animais, sejam eles coelhos, ratos e cobaias. Algumas indústrias de cosméticos ainda submetem animais aos testes, e alegam que esses testes são essenciais para que cosméticos possam ir para as prateleiras de supermercados, farmácias e lojas.

Eles alegam que são necessários os testes em animais como forma de garantirem a segurança dos consumidores quanto ao uso de determinado produto.

Alternativa aos testes em animais...

Mas o que pouca gente sabe é que os testes em animais não são primordiais e também não tem garantia de fato da segurança do consumidor em relação aos cosméticos, já que as características fisiológicas dos animais são semelhantes ao do homem, mas não são exatamente iguais e por isso graças ao avanço das novas tecnologias na ciência, existem testes mais confiáveis e que de fato atestam a segurança dos cosméticos e são livres de qualquer sofrimento animal.

Esses testes são conhecidos como: testes “in- vitro” e “in vivo”. Nos testes “in-vitro” são utilizados tecidos e peles artificiais, produzidas a partir de peles humanas. A pele artificial é obtida a partir do cultivo celular em que se conserva ao máximo suas propriedades fisiológicas, bioquímicas. Os cosméticos são aplicados nas peles artificiais e serão avaliados se há um potencial irritativo.

Já os testes “in vivo” são aqueles em que voluntários são selecionados e acompanhados por dermatologistas. O teste é realizado da seguinte forma: é feita a aplicação do produto em regiões como o dorso do braço, costas e durante 4 semanas é feita a aplicação do cosmético e os médicos dermatologistas avaliam a sensibilidade e a possível irritação, todo esse processo é realizado por laboratórios certificados e devidamente registrados na ANVISA.

Cruelty free significado

Em português cruelty-free significa “livre de crueldade” e se aplica a todos os produtos, sejam eles cosméticos, alimentos e medicamentos que não foram testados em animais.

Diferença cruelty free x cosméticos veganos

Os termos cruelty free e vegano muitas vezes geram dúvidas nos consumidores, a diferença entre os conceitos é importante principalmente para aquelas que estão iniciando no mundo dos cosméticos éticos. 

Então bora entender essa diferença!

Os cosméticos cruelty free, como citado anteriormente são aqueles em que não foi utilizado nenhum animal para os testes de segurança, sensibilidade, ou seja, são livres de crueldade animal e essas empresas optaram por utilizar testes mais éticos como o “ in-vitro” ou o “in vivo”, já o cosmético é considerado vegano quando não contém nenhum ingrediente de origem animal, e esse conceito está relacionado muito também com o estilo de vida vegano que deseja acabar com todas as formas de exploração animal.

Cosméticos cruelty free como identificar

A forma mais fácil de saber se um cosmético é testado em animais ou não é procurar pelo selo de “Cruelty free” ou “Livre de testes em animais”. 

Esses selos são fornecidos por ONGs como a PETA, PEA e SVB, que são organizações de proteção animal. Agora se deu dúvida uma dica é pergunte diretamente a empresa.

Ao escolher cosméticos cruelty free, você demonstra se importar com o bem estar animal, com o meio ambiente e com a sua saúde.

Empresa de cosméticos Cruelty-free

Desde a concepção da Le Fruit eu Isa, sou a responsável pela pesquisa e o desenvolvimento dos cosméticos e sempre tive como prioridade a não realização dos testes em animais, e isso era uma questão fundamental para o inicio do meu sonho, como marca de cosméticos. O meu propósito como marca é trazer produtos veganos, naturais, cruelty-free and good vibes!

Foto: Isa, a responsável por desenvolver os cosméticos cruelty free

Aqui na Le Fruit nós não realizamos os testes em animais e temos cuidado e controle de qualidade rigorosa com todas as nossas matérias primas, e ao optar por não realizar os testes em animais a gente acredita que dessa forma contribuímos para diminuição da exploração e crueldade animal.

Sabemos que os animais mais utilizados nos testes são os coelhos, no caso de batons, por exemplo, para cada 1 nova cor de batom 3 coelhos morrem. Ao optar por cosméticos cruelty free e veganos, a gente acredita que você deixará de contribuir para o uso e criação de animais que são usados em testes e práticas que são nocivas para os nossos bichinhos. Os cosméticos cruelty free e veganos protegem os animais de sua exploração e você contribui para a causa.

Nós entendemos que os testes em animais não são necessários para avaliar a segurança de um cosmético e acreditamos que uma vida não vale a vaidade. Os nossos testes são realizados em pessoas, pois afinal são elas as usuárias das nossas frutinhas, não é mesmo?

Cosméticos veganos cruelty free

Logo abaixo, está a família Le Fruit, cosméticos veganos cruelty free, e temos muito orgulho, pois somos uma empresa de cosméticos cruelty free brasileira.

Foto: Cosméticos cruelty free Le Fruit Cosmetics 

Lista de cosméticos Cruelty free

- Desodorante Spray de Uva Verde cruelty free e vegano 

Foto: Desodorante Le Fruit Uva Verde Cruelty free

- Hidratante de Hibisco e Framboesa cruelty free e vegano 

Foto: Hidratante Le Fruit cruelty free

- Máscara Facial de Argila Rosa, Dourada e Verde { cruelty free e vegano} 

Foto : Argilas Le fruit Cruelty free 

Ao escolher cosméticos cruelty-free, você demonstra se importar com o bem-estar animal, com o meio ambiente e com a sua saúde.

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.