Cosméticos naturais: entenda o que é quais os benefícios! – Le Fruit

Por Le Fruit Cosmetics

Cosméticos naturais: entenda tudo sobre esses produtos!

mulher segurando produto Le Fruit perto do rosto

Os cosméticos naturais chegaram como uma nova forma de promover momentos de autocuidado, mas eles passam longe de representar qualquer sentimento individualista e egoísta.

Muito pelo contrário, esses produtos trouxeram uma perspectiva mais holística em relação aos cuidados com a pele e com o corpo, conectando o ser humano também com a situação do meio-ambiente e do planeta, um lugar no qual todos fazemos parte.

Então, se você procura ou está disposta a experimentar cosméticos e outros produtos de cadeia sustentável e natural, veio ao lugar certo. Vou te contar o que são os cosméticos naturais, para que servem e quais os benefícios dele para você e para todos nós!

O que são os cosméticos naturais?

Para ser considerado um cosmético natural, o produto deve ter seus ingredientes extraídos de fontes naturais. Pode ser o caso, por exemplo, das máscaras faciais de argila, óleos essenciais, desodorantes naturais e por aí vai!

No Brasil, o que é definido por cosmético natural engloba um número muito grande de perfis de produtos que podem apresentar de forma integral, parcial ou forjar uma identidade natural, mesmo contendo substâncias sintéticas. Essa é uma prática conhecida como greenwashing.

Nosso país não possui uma legislação e uma fiscalização estabelecida nesse segmento de mercado. Dessa forma, o consumidor precisa ficar atento ao rótulo dos produtos.

Por outro lado, empresas sérias que pretendem diferenciar sua linha de cosméticos precisam recorrer às certificações particulares. A IBD é uma delas. Basta que o produto atenda aos requisitos básicos para receber um selo de qualidade e que comprove o aspecto natural da fórmula utilizada.

Em geral, para ser tido como cosmético natural, o produto deve levar aproximadamente 95% de compostos naturalistas na sua fórmula. Eles não devem apresentar ainda substâncias danosas à saúde. Entre elas, derivados do petróleo e compostos aromáticos sintéticos.

Quais os tipos de cosméticos naturais?

mulher com diversos produtos Le Fruit em cima da mesa

Como não há uma legislação definida, a delimitação dos tipos de cosméticos é feita pelo próprio mercado, o que pode deixar as coisas um pouco difíceis de entender para o consumidor. Entretanto, é bem possível dizer que alguns tipos já estão consagrados pela fé pública.

Então, os tipos de cosméticos naturais são:

  • Cosméticos orgânicos: São feitos com matéria-prima certificada. Com toda a cadeia de produção feita de forma natural, sem pesticidas e outras substâncias químicas.
  • Cosméticos naturais: Devem estar livres de parabenos, petrolatos, triclosan, mercúrio, óleo mineral, hidroquinona, PEGs, BHA, BHT, Silicone e outros produtos químicos e sintéticos.
  • Cosméticos veganos: Os produtos veganos não utilizam elementos de origem animal.
  • Cosméticos cruelty-free: Isso significa que os testes do produto não acontecem em cobaias vivas.
  • Cosméticos sintéticos: Representam a maioria dos produtos comercializados hoje que levam elementos desenvolvidos em laboratórios, de origem animal, corantes, conservantes e outras matérias-primas.

Fique atenta! No mercado, há produtos com o selo crueltyf-free, mas isso não quer dizer que eles estão livres de insumos de origem animal na sua formulação. Por isso, mais uma vez, leia o rótulo do cosmético e busque o máximo de informação sobre ele.

Qual a diferença entre cosméticos naturais e veganos?

Os cosméticos naturais devem estar livres de compostos sintéticos e serem produzidos com uma quantidade mínima de matérias-primas naturais. Por outro lado, para ser considerado vegano, é preciso que o cosmético não leve nenhum insumo de origem animal.

Existem cosméticos veganos, mas não naturais e nem orgânicos. Ou seja, toda a composição desse cosmético que se diz vegano pode ter sido desenvolvida em laboratório cujo plantio foi desenvolvido com pesticidas e outros defensivos agrícolas, por exemplo.

Por isso, dependendo do seu nível de conscientização e de exigência, é interessante buscar informações de como o produto foi desenvolvido desde o início. Isso vai evitar com que você seja pega de surpresa e se decepcione depois.

Qual a vantagem em usar cosméticos naturais?

A pele é o maior órgão do corpo humano. Pense na quantidade de substâncias que ela absorve em apenas um dia, desde a hora que você acorda até voltar à cama. Os cosméticos naturais ajudam você a promover sua skincare, funcionando como verdadeiros alimentos para a pele.

Além das funções básicas de nutrir e proteger sua pele contra os raios ultravioletas do sol, eles ainda são capazes de atender às necessidades únicas, como combater o envelhecimento precoce, suavizar rugas e linhas de expressão, melhorar a elasticidade, maciez e brilho.

Mais ainda, os cosméticos naturais têm impacto no planeta, com a redução de gases poluentes, de matérias-primas tóxicas e que levam séculos para se deteriorar no ambiente. Eles evitam doenças de pele e problemas para as futuras gerações, como é o caso do ftalato.

O nome difícil é de um componente químico absorvido no organismo capaz de provocar defeitos congênitos. Ele pode ser encontrado em xampus, perfumes, condicionadores, etc.

Os cosméticos naturais respeitam seu corpo!

mulher segurando produtos Le Fruit com as duas mãos

Uma das grandes vantagens dos cosméticos naturais é que eles entendem e respeitam seu corpo como um todo. São produtos que, ao invés de atrapalhar ou interromper o funcionamento normal dele, sabem atuar de forma harmônica com seu organismo.

Esse é o caso por exemplo dos desodorantes naturais. Eles não impedem seu corpo de transpirar, mas compreendem que esse é um aspecto natural e que está tudo bem! Além disso, são livres de parabenos, alumínio e fragrâncias aromáticas sintéticas.

Por esse e pelos vários outros motivos que você acompanhou aqui, esses produtos são tão especiais. O que acha de experimentar? Depois nos conte nos comentários como está sendo essa nova experiência. Daqui, faço votos que seja única e um passo a mais nessa jornada de cada dia cuidarmos melhor de nós mesmos.

Que tal agora descobrir como cuidar da pele seca e nunca mais sofrer com descamações e outros problemas. Confira aqui tudo sobre pele ressecada.

Até a próxima!

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.