Cuidados Com a Pele Antes de Dormir

Olá meninas! 


Com a correria do dia a dia, não são todas as pessoas que têm tempo (ou ânimo) para cuidar da pele com todos os cuidados necessários. Por isso, o momento ideal para o skincare, geralmente fica por conta das noites. 


Diferente de alguns cuidados diurnos, o skincare noturno tem alguns passos específicos e é um ato fundamental para a manutenção da saúde de nossa skin. Mas caso vocês não saibam e/ou querem saber algumas dicas diferentes, fiquem tranquilas, que neste artigo, vou ensinar a vocês alguns cuidados com a pele antes de dormir. Bora lá?

Como cuidar da pele durante a noite?

Uma boa noite de descanso, meninas, é quase como beber da Fonte da Juventude, porque é quando acontece o processo de regeneração da pele. Ainda que a nossa skin trabalhe para se proteger de muitos fatores externos ao longo do dia, ela muda para um “modo de recuperação” à noite, com um processo de regeneração até três vezes mais rápido do que durante o dia.


Isso acontece porque, durante a noite, a pele sofre um aumento súbito de HGH (hormônio do crescimento humano) no ciclo do sono noturno. A liberação de HGH ajuda a reconstruir os tecidos do corpo e estimula o aumento da produção de células para substituir as que foram danificadas ao longo do dia. 


Mesmo que uma noite de sono seja benéfica para nossa pele, é importante implementar algumas práticas para complementar esse processo natural.

1-) Comece limpando o rosto

Uma limpeza completa é essencial à noite. Ela removerá sujeira, poluição, acúmulo de células mortas da pele, excesso de óleo e maquiagem, caso tenham usado. Vocês nunca devem ir para a cama com o rosto sujo, uma vez que todas essas impurezas irão apenas permanecer na pele, obstruindo os poros, desencadeando inflamação e afetando o microbioma da pele. 


É importante que você limpe toda a maquiagem e sujeira do dia e, em seguida, prepare sua pele para o rejuvenescimento durante o sono. Procurem utilizar um demaquilante, sabonete ou gel de limpeza específicos para sua pele.

Aplique um tônico facial para otimizar sua limpeza

Os tônicos faciais são ótimos, pois ajudam a normalizar o pH e eliminam resíduos que o demaquilante e sabonete não conseguiram remover, como restos de maquiagem ou o filtro solar.


Assim, a limpeza é mais profunda e não agride a pele, pois possuem, normalmente, sua base em água, deixando os poros desobstruídos, evitando infecções e o desenvolvimentos dos terríveis cravos e espinhas. Além disso, os tônicos ajudam a preparar a pele para a aplicação dos cremes hidratantes. 

2-) Para acalmar a pele utilize máscaras faciais

As máscaras faciais não são somente relaxantes, mas dão aquele impulso extra ao seu tratamento na skin. Apesar de ótimas aliadas na hora de manter a saúde da pele, não precisam ser utilizadas todas as noites, pois têm um efeito bastante concentrado (o que significa que sua pele perde quantidade de água significativa caso sejam utilizadas todos os dias).


Aqui na Le Fruit, temos máscaras faciais para todos os tipos de pele, como a máscara argila rosa com óleo essencial de Gerânio, que devolve a hidratação natural da pele e suaviza as linhas de expressão e a máscara de argila dourada com óleo essencial de Ylang Ylang, que ameniza as manchinhas do rosto e estimula o colágeno natural. E se você possui a pele oleosa, saiba que a máscara de argila verde com óleo essencial de Hortelã pode fazer milagres para amenizar a situação.

 

Foto: Máscara Facial Le Fruit Cosmetics, para os cuidados com a pele

3-) É importante hidratar o rosto antes de dormir?

Com certeza! Ao final, o hidratante entra em cena para selar tudo, além de ser o produto que irá fornecer o complemento de nutrientes necessários à nossa skin (uma vez que ao limpar nossa pele, a oleosidade natural de proteção da pele é retirada pelo sabão).


Todas as noites, mesmo depois de aplicar o tônico e/ou a máscara, vocês precisarão de hidratar a pele, não importa se vocês têm uma pele oleosa. Toda a pele precisa de um pouco de umidade para não secar e a pele oleosa tende a ser uma pele que está realmente desidratada, de modo que compensa ao produzir muito óleo.

E como hidratar o rosto antes de dormir? 

Ao escolher um hidratante, passe-o em movimentos cuidadosos de forma a massagear toda a pele da face. Para isso, recomendo a vocês o Hidratante Hibisco e Framboesa Le Fruit Cosmetics, que hidrata todos os tipos de pele sem aumentar sua oleosidade ou ressecamento e é livre de conservantes sintéticos, parabenos, BHT, Ftalatos, Propileno Glicol e Petrolatos.

 

Foto: Hidratante Hibisco e Framboesa Le Fruit Cosmetics 

Pode usar hidratante com filtro solar à noite?

Se ao dormir, vocês se perguntam se é recomendável “dormir com protetor solar no rosto?” ou utilizar um hidratante que contenha a proteção em sua formulação, eu digo que: não há problema. Os protetores solares normalmente são formulados de maneira a não agredir a pele, sendo assim, passar muitas horas com ele não causa nenhum dano à pele. Mas, antes de uma noite de sono é interessante retirá-lo para deixar a pele livre de resíduos.


Um filtro solar de boa qualidade pode ser retirado apenas com água e sabão, entretanto, alguns protetores mais oleosos podem necessitar de uma limpeza mais caprichosa. Geralmente no Brasil, devido ao clima tropical, os filtros solares apresentam pouca oleosidade, o que facilita sua remoção. Ainda assim, há alguns que são formulados com hidratantes, por isso, podem ser utilizados com a finalidade de hidratação.

Benefícios dos tratamentos noturnos

Existem vários objetivos de cuidados com a pele que são facilmente alcançados à noite. Dentre eles, estão a:


  • remoção de contaminantes ambientais
  • o rejuvenescimento da pele
  • restauração da camada de umidade da pele
  • correção de manchas e falhas
  • remoção da sujeira do dia

Mas para que todos esse cuidados funcionem, meninas, é preciso se alimentar corretamente, ter uma boa noite de sono e, é claro, beber bastante água! Nutrir a cútis da maneira certa a deixa viçosa, bonita e saudável. É a certeza de que a quantidade de líquido entre as células seja grande, deixando-a bem conservada. Ou seja, cuidando dessa forma, não tem erro, meninas!



Gostaram das dicas? O que de diferente vocês costumam fazer nos cuidados noturnos? Digam pra gente nos comentários e até o próximo artigo! 

1 comentário

  • Os produtos são indicados para grávidas? Obrigada

    Franciéli

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .