Cuidados Com a Pele no Inverno: Como Manter a Pele Hidratada Nessa Estação

Olá, meninas!


Já estamos no inverno e tem um detalhe que não passa despercebido nessa estação: a nossa skin pede mais hidratação e caso não seja atendida, poderá ter estragos. Provavelmente vocês devem se perguntar agora, quais são os cuidados com a pele no inverno.


Para responder esse questionamento, resolvi explicar neste artigo quais são as ações básicas de como cuidar da nossa pele durante essa estação e como evitar que elas se ressequem e, infelizmente, que isso transform em casos mais graves. Vamos lá?

A Pele e o Inverno

Ainda que existam vários pontos positivos no inverno — como nos vestirmos com roupas grossas e mais elegantes, consumirmos comidas e bebidas quentes, relaxarmos debaixo das cobertas e, até mesmo, curtirmos uma lareira (se possível) —, existe um fator bastante incômodo para a nossa pele durante essa estação: o seu grande ressecamento. Mas, porque isso acontece, meninas?

Causas do Ressecamento da Pele no Inverno

Durante o inverno, a umidade do ar baixa e as temperaturas mais frias levam à diminuição na transpiração corporal. 


Esses fatores fazem com que tanto a pele do rosto quanto a do corpo fiquem sujeitas ao ressecamento no inverno. O clima frio e seco pode deixá-las com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas.

Doenças de Inverno

Em função do ressecamento da pele durante o inverno, existe um grande risco de surgirem algumas patologias. Dentre elas eu posso citar:


  • acne
  • alergias e coceiras
  • rosácea
  • descamação
  • micose

Além dessas doenças, uma pessoa poderá desenvolver doenças mais graves como dermatite seborreica, a dermatite atópica, a psoríase e a ictiose.

Como Tratar a Pele no Inverno?

Agora que sabemos de tudo isso, o que fazer com a pele ressecada no inverno? Quais são os tratamentos e os cuidados com a pele no inverno? 


Felizmente, meninas, são vários e, muitos deles, super simples de fazer (e o melhor de tudo: totalmente natural!). Para a pele em geral, são dois os fatores principais para prevenção do ressecamento e a falta de viço: limpeza e hidratação.

Limpeza de Pele no Inverno

Como em qualquer skincare, é de extrema importância que limpemos a nossa pele em primeiro lugar (não importa a estação).


A limpeza de pele auxilia na renovação de células da pele, no rejuvenescimento e no controle da oleosidade. Com os poros abertos pelo procedimento, os produtos posteriores terão uma ação mais profunda e o resultado, imediato.


Mas é preciso chamar a atenção para um costume no inverno em relação à nossa limpeza: tomar banhos com a temperatura mais alta. Esse fator tende a remover a oleosidade natural da pele, cuja função também é reter a umidade. Por isso, meninas, escolham tomar banhos com a temperatura morna ou ambiente.

Hidratação da Pele no Inverno

A palavra-chave para uma pele saudável e viçosa é hidratação. Durante essa estação invista em hidratantes para o seu tipo de pele.


Normalmente é necessário mais de um produto para cuidar da pele nos meses de inverno, porque as duras condições de inverno tendem a causar mais danos à nossa pele. Portanto, use produtos como hidratantes, soros e cremes juntos, em vez de usar um único produto.


Ainda na manutenção da hidratação da pele no inverno, é indispensável que cuidemos dos nossos hábitos alimentares. Alguns alimentos são muito importantes para manter a hidratação da pele e auxiliar o corpo na produção de colágeno.


Durante as temperaturas mais baixas, escolha mudar o cardápio e deixá-lo rico em vitaminas e antioxidantes. Para isso, a melhor maneira de melhorar suas refeições é acrescentando frutas, vegetais, castanhas e peixes na sua dieta. Antioxidantes são uma boa pedida para adquirir o rejuvenescimento da pele de forma natural e saudável.


Além disso, beba bastante líquido. Principalmente água, meninas. É essencial que o nosso organismo esteja hidratado e só conseguimos isso com a ingestão de água, algo que reduzimos muito durante os meses mais frios. Procurem se policiar para não negligenciar esse fator tão importante.

Descamação da Pele no Frio 

Para o tratamento de doenças de inverno, obviamente você deverá consultar a opinião de um especialista no assunto, de preferência um dermatologista de sua confiança.


Na maioria dos casos não é necessário tratamento para esse tipo de alergia, no entanto quando os sintomas interferem diretamente na qualidade de vida da pessoa, pode ser recomendado, em algumas situações, o uso de medicamentos, além de medidas que ajudam a manter o corpo mais aquecido.

Como Proteger a Pele do Rosto no Frio?

Normalmente é o rosto o mais prejudicado durante o frio, pois está em constante contato com o ambiente seco e/ou gelado. Por isso, ele requer um cuidado ainda mais minucioso durante o inverno.

Limpeza Facial

Durante a rotina skincare, opte pela limpeza do rosto com sabonete e/ou gel de limpeza de duas a 3 vezes ao dia. Porquê? No inverno, as pessoas tendem a lavar menos o cabelo. 


Dessa forma, a oleosidade do couro acaba escorrendo para o rosto, aumentando a recorrência de acne (gente) na região da testa e nas laterais. Bem incômodo, não é mesmo?

Hidratação Facial

Aplique em abundância cremes (e/ou séruns) de hidratação profunda na pele de forma que ela fique completamente protegida.


No caso de peles secas, estes produtos devem ter uma textura mais voluptuosa, mais rica. Isso porque, dessa forma facilita a formação de “uma parede de defesa sob a pele” para que, mais que hidratar, segurem a perda de água da skin do rosto.

O Que é Bom Passar no Rosto no Frio?

Mas, afinal, qual produto passar no rosto (e no corpo em geral) durante esse inverno? Dentre tantas opções, meninas, eu indico a vocês o Hidratante Corporal Antioxidante Hibisco e Framboesa aqui da Le Fruit! Ele protege a pele de todo o corpo, evita a formação das temidas marcas de expressão e o principal, nutre e hidrata com o que há de melhor em ingredientes naturais.


Além dele, para a hidratação do rosto, temos o nosso Umectante Antioxidante Facial. Essa maravilha possui componentes que irão hidratar e nutrir a pele, penetrando na camada córnea e agindo profundamente na cútis. 


Além disso, por conta dos ativos umectantes, consegue levar essa hidratação para a superfície da camada, mantendo-a por meio do fortalecimento da barreira natural da pele. Ou seja, nada de pele ressecada nesse inverno, meninas!



Gostaram de saber mais sobre o trato da pele durante o inverno, meninas? Quais são os seus hábitos de skincare nessa estação? Contem para gente em nossas redes sociais e/ou aqui nos comentários! Até o próximo artigo!


Beijos, Isa. <3

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .