Cuidados Para Preservar Mãos Ressecadas por Álcool em Gel

Olá, meninas!


Durante a quarentena e o combate ao coronavírus, o uso frequente de alguns produtos e objetos passaram a fazer parte da nossa rotina diária. Um deles, como todas nós sabemos, é o álcool em gel para as mãos. A grande questão é que a limpeza excessiva, pode deixar as nossas mãos ressecadas.


Pensando nesse problema, resolvi compartilhar com vocês neste artigo, alguns cuidados e dicas úteis para evitar que a pele de nossas mãos (e do corpo, em geral) fiquem ressecadas devido ao uso exagerado de substâncias desinfectantes. Bora lá?

O que Pode ser Ressecamento nas Mãos?

Legenda: Ressecamento das mãos como combater 

 

São vários os motivos do ressecamento nas mãos, mas o fator que interliga todos eles é a redução da produção de agentes lubrificantes e óleos que nosso organismo produz de forma natural (e que tem a tendência de diminuir à medida que envelhecemos). Dentre os principais fatores que contribuem para esse ressecamento, estão:

Banhos Quentes 

As mãos ressecadas também podem ter origem devido ao banho muito quente. Se as altas temperaturas climáticas são fatores para o ressecamento da pele, a água muito quente também interfere de maneira significativa na hidratação do corpo, comprometendo a pele.


Na medida do possível, o ideal é optar por banhos mornos. Quando estiver muito frio e for necessário um banho com água mais quente, permaneçam o mínimo de tempo possível. Além de ajudar a pele, contribuímos com o meio ambiente, meninas!

 

Uso de Sabonetes Inadequados

Eles agem como se fosse um detergente, ou seja, têm a função de desengordurar. Por isso, eliminam a camada de gordura que serve para proteger e hidratar a pele e são grandes agentes do ressecamento.

Os sabonetes líquidos têm um pH mais equilibrado e são mais recomendados, principalmente para quem já tem a pele seca. 

Falta de Hidratação

Diariamente a pele precisa de cuidados especiais e um deles é a hidratação. A falta dela é uma das principais causas para a pele ficar ressecada. As mãos, devido a todos os fatores que já citamos, precisam de uma atenção redobrada. 

Uso de Produtos Desinfectantes

Os produtos de limpeza e desinfetantes são os grandes responsáveis pelas mãos ressecadas. Boa parte deles contém substâncias abrasivas que agridem a pele e contribuem para o ressecamento (como o próprio álcool em gel, que comentei com vocês anteriormente). 


O ideal é optar por produtos com pH neutro e usar luvas sempre (caso esteja utilizando produtos para a casa). Após a utilização, não esqueça de lavar as mãos com um sabonete neutro e massagear a pele com um creme hidratante de boa qualidade. 

Mãos Ressecadas: Casos Mais Graves

Para os casos acima, a pele das mãos ressecadas têm a aparência somente seca e áspera. Mas há casos mais graves como dermatites, micoses, alergias, menopausa, hipotireoidismo e hipertireoidismo, que podem ser responsáveis pelas mãos ressecadas e descamando.


Isso acontece, porque vamos perdendo essa camada mais grossa, o que provoca mais descamação e ressecamento. Nesses casos, o ideal é procurar um dermatologista confiável para indicar o melhor tratamento.

O que Passar nas Mãos Ressecadas?

Legenda: Hidratante Antioxidante Le Fruit para mãos ressecadas 

Todas as vezes que usamos detergente para lavar louça, ou quando as mãos entram em contato com sabonete e álcool em gel, comprometemos a saúde da pele. Isso porque alguns produtos contêm derivados do petróleo e álcool, desidratando a área. Por isso, para evitar o ressecamento, devemos:

Esfoliar a Pele Semanalmente 

O efeito será de remoção das células mortas, colaborando para renovar a pele. Esse procedimento pode ser feito uma vez por semana. Caso queiram, eu sugiro a vocês utilizar uma receitinha caseira, como a borra de café.

Desintoxicar a Pele das Mãos 

Após realizar a esfoliação, misture uma colher (sopa) de aveia com uma colher (sopa) de melado de cana. Espalhe nas mãos, deixe agir por 15 minutos e enxágue. Para finalizar, aplique algum óleo vegetal de sua preferência.

Tomar Banhos de Sol Diários 

Manter essa regularidade é importante, pois a luz solar estimula a melatonina, um hormônio que ajuda a recuperar a saúde da pele.


E, é claro, utilizar com frequência produtos hidratantes para as mãos.

Qual o Melhor Hidratante para Mãos Ressecadas?

Mas afinal, o que é bom para hidratar a mão? A boa notícia, meninas, é que existem diversas maneiras de se hidratar as mãos de forma eficaz e prática, sendo algumas delas, totalmente naturais, veganas e cruelty free.


Antes de mais nada, é preciso lembrar que sempre depois de lavar as mãos, é bom aplicar um hidratante ou substância hidratante para mantê-las umectadas e que também possuam boa capacidade de absorção. Sugiro aplicar algum óleo vegetal de sua preferência, como o óleo de semente de uva, de abóbora, dentre outros.


Hidratantes com ativos biotecnológicos são também uma excelente opção, porque eles agem a nível celular e ajudam também a aumentar a resistência da pele. Para hidratar as mãos com estes produtos, escolha hidratantes sem derivados de petróleo,que apresentem ácido hialurônico, ativos botânicos, entre outros.


Aqui na Le Fruit, por exemplo, temos o nosso Hidratante Antioxidante Hibisco e Framboesa Le Fruit Cosmetics, que não vai agredir a pele da mão, que já está sensível, e ajudará a devolver os nutrientes e a hidratação que a cútis tanto precisa.

 

 

CLIQUE AQUI PARA GARANTIR O SEU !!!

 

Em geral, meninas, é preciso que vocês sigam três passos para cuidar/evitar as mãos ressecadas e manter a pele sempre hidratada neste período de pandemia: utilizar sabonetes com ativos hidratantes, utilizar frequentemente hidratantes para as mãos  Combinado?



E aí, meninas? Gostaram de saber mais sobre mãos ressecadas e o que fazer para driblar esse incômodo? O que mais vocês fazem para hidratar as mãos? Compartilhem com a gente aqui nos comentários e até o próximo artigo!

1 comentário

  • Os hidratantes só tem nas fragrâncias de hibisco e framboesa? Eu não me sinto bem com essas fragrâncias.

    Alzenir Araujo Santos

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .