Diferenças Entre Estado da Pele e Tipo de Pele

Olá, meninas!


Sempre digo a vocês aqui no blog o quanto é importante utilizarmos os produtos que sejam propícios para o nosso tipo de pele. Porém, o que muitas pessoas ainda confundem são as diferenças entre o estado da pele e tipos de pele. Provavelmente, muitas de vocês ainda fazem confusão com esses dois fatores.


Mas acalmem-se! Nesse artigo, vou explicar direitinho para vocês todas as diferenças entre estado da pele e tipo de pele, e como decidir que caminho tomar para cuidar da sua skin da melhor forma, respeitando o momento e as características da sua skin. Bora lá?

Tipos de Pele

O biotipo da pele ou os tipos de pele, são as características determinadas pela genética de cada pessoa. E para uma rotina de cuidados eficaz e manter a pele sempre saudável, meninas, nós precisamos saber qual é o nosso tipo de pele. 


Estou frisando essa informação, por que é importante sempre priorizar dermocosméticos específicos para cada tipo de pele, afinal cada uma delas tem características particulares que exigem cuidados diferentes. Como eu disse para vocês neste artigo, ao todo existem quatro tipos de pele: 


  • normal 
  • oleosa 
  • seca 
  • mista 

Mas, como saber seu tipo de pele? Ficando atentas as características específicas de cada tipo de pele.

Peles Normais

As peles normais, são aquelas que estão em equilíbrio e consideradas saudáveis. Elas não são nem muito secas e nem muito oleosas.


Para identificar esse tipo de pele, é possível enxergar que possuem poros finos, a textura é bem aveludada, com poucas (ou nenhuma) mancha e a circulação sanguínea de quem a tem é excelente.

Peles Secas

As peles secas são incapazes de reter o volume necessário de água para se manterem hidratadas. Além disso, devido à falta de sebo, a pele seca tem poucos lipídios necessários para reter a umidade e construir um escudo protetor contra influências externas.


Para saber se a nossa pele é seca, sua tonalidade é mais opaca e há uma forte sensação de descamação, aspereza, rigidez e sensibilidade.

Peles Oleosas

As peles oleosas, como o próprio nome já diz, produzem uma alta quantidade de sebo (além do normal), principalmente na zona T do rosto


Conseguimos identificar uma pele oleosa pelos poros visíveis e dilatados, brilho excessivo, pele grossa e pálida. Devido à acumulação de sujidade no estrato córneo, é uma pele mais propensa a cravos e acnes por obturação dos poros.

Peles Mistas

As peles mistas têm um poco das características dos outros três tipos de peles (variando de pessoa para pessoa).


Por ser a mistura de mais de um tipo de pele, é caracterizada pela zona T (testa, queixo e nariz) oleosa, com poros ampliados e alguns cravos situados nessa área. Já nas bochechas e restante do rosto, a pele pode ser normal ou seca.

Estados de Pele

Enquanto os tipos de pele, são características permanentes da pele (com base no DNA de cada um), os estados de pele são características momentâneas, que podem mudar ou não no decorrer da vida. 


Essas características podem estar baseadas em fatores internos e/ou externos como:


  • clima 
  • poluição 
  • estresse 
  • alguns medicamentos 
  • fatores hereditários
  • produtos não-indicados

É importante lembrar que estes estados se dão em qualquer tipo de pele. Todas essas “características temporárias” causam efeitos que, se não tratados, podem dar uma enorme dor de cabeça. Dentre os estados da pele, estão:

Envelhecimento

Todos os tipos de pele sofrem mudanças de estado ao longo da vida. À medida que todos os tipos de pele envelhecem, a pele perde volume e densidade, aparecem rugas e linhas finas e mudanças na pigmentação. 


É por isso, meninas, que o conhecimento e a medição desses sinais de envelhecimento ajudam a determinar o estado da pele.

Estado Acneico

Já sabemos que são as glândulas sebáceas quem produzem a quantidade de sebo do corpo. Dessa forma, controlam a eficácia da barreira protetora da pele. 


Mas em um estado de superprodução de sebo, a pele pode indicar muita oleosidade, estando propensa a acne. Ou o contrário, enquanto a baixa produção de sebo causa pele seca. Portanto, a produção excessiva ou reduzida de suor pode influir no estado da pele.

Estado Sensível e Ceborréico

É um estado em que leva a pele a não tolerar a utilização de substâncias tópicas e reage ao contato com as mesmas, provocando prurido, inflamação, irritação e eritema.


Normalmente deve-se a uma doença cutânea subjacente como a rosácea, a dermatite (atópica ou seborreica) os eczemas de contacto.

Estado Desvitalizado

O estado desvitalizado ou de desidratação é um fenómeno reversível e passageiro, que pode afetar todos os tipos de pele em determinado momento, durante a vida. 


Ele é caracterizado por repuxamentos localizados e ocasionais, devido à fraca fixação e perda de água (muitas vezes, pela hidratação incorreta para o tipo de pele). Com isso, a pele tem apenas falta de hidratação, ficando bastante desconfortável para quem tem e, por vezes, a pele tem um processo de descamação pela falta de hidratação.

Cuidados com os Diferentes Tipos de Pele

Sabendo agora quais são os estados possíveis para cada tipo de pele, é momento de saber os cuidados corretos para o trato da nossa skin, meninas.


Em primeiro lugar, identifiquem com a ajuda do diagnóstico de um dermatologista, qual o estado exato que o seu tipo de pele se encontra. Por mais estranho que pareça, uma pele seca, por exemplo, pode estar em estado acneico, logo, um produto correto para esse tipo de estado (respeitando o tipo de pele) é o mais adequado. Então, fiquem atentas!


De maneira geral, os cuidados necessários costumam ser: manter a rotina de higienização facial todos os dias, utilizar cosméticos adequados para oleosidade e para hidratação intensa quando preciso. E claro, o uso de protetor solar específico.



Felizmente, nós aqui na Le Fruit temos os produtos certos para atender as necessidades do estado (e tipo) de pele de todas vocês. A começar pelos nossos hidratantes corporal e facial. 


O Hidratante Corporal Antioxidante Hibisco e Framboesa possui um blend de antioxidantes naturais que previnem o envelhecimento precoce, como a Vitamina E e extratos de Hibisco e Framboesa, ricas fontes de Vitamina C.


Já nosso hidratante Umectante Antioxidante Facial apresenta uma fórmula anti-idade composta por ingredientes como o  Ácido Hialurônico, que auxilia no estímulo das fibras de colágeno, elastina e sustentação da pele, promovendo firmeza. Além disso, também conta com o poder de ação de prebióticos essenciais e do fitoesqualano.


Também temos nossas máscaras faciais de argila verde, vermelha e dourada. A Máscara Facial Iluminadora é formulada com a combinação de ingredientes como o óleo essencial Ylang Ylang e Argila Amarela, ganhando propriedades nutritivas, antioxidantes e rejuvenescedoras. Dessa forma, ele reduz a flacidez e aumenta o efeito glow da pele.


Formulada com a combinação de óleo essencial de Gerânio e Argila Rosa, a Máscara Facial Suavizante possui  propriedades nutritivas, antioxidantes, e rejuvenescedoras que atuam suavizando rugas e linhas de expressão e devolvendo maciez e jovialidade para o rosto.


Por fim, a Máscara Facial Purificante, é a ideal para desinflamar peles acneicas e oleosas. Isso porque tem em seu leque de ingredientes o poder de ação adstringente e purificante da junção do óleo essencial de hortelã e a argila verde. 



E aí, meninas? Tiraram suas dúvidas a respeito das diferenças entre estado da pele e tipo de pele? E qual o estado da pele de vocês, nesse momento? Compartilhem com a gente aqui nos comentários! Até o próximo artigo!


Beijos, Isa!

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .