Dry Brushing: Aprenda Como Fazer a Esfoliação a Seco

Olá, meninas!


Sempre digo para vocês aqui no blog sobre a importância de manter a nossa pele bem cuidada e, por isso, estou sempre sugerindo maneiras naturais de fazer isso possível. Existe uma técnica que, por mais estranha que pareça a princípio, é muito eficaz no trato da skin: o dry brushing ou (esfoliação a seco). 

Ficaram curiosas? Nesse artigo, vou falar para vocês tudo sobre essa técnica inusitada e como ela é um excelente complemento para a nossa rotina skincare diária. Bora lá?

O Que é o Dry Brushing?

O dry brushing tem origem da milenar medicina Ayurveda, um método indiano que consiste em manter o equilíbrio do indivíduo consigo mesmo, com a natureza e com os outros seres através de uma série de técnicas. Dessa forma, essa prática em específico tem o objetivo de eliminar as toxinas do corpo e da mente, por meio da escovação.

Para entender melhor, meninas, dry brushing nada mais é do que a tradução de “escovação a seco” da pele. Os praticantes do dry brushing esfregam todo o corpo por meio de escovas com cerdas de fibra natural ou bucha vegetal. Suas fibras grossas, ajudarão a remover as células mortas e melhorar a capacidade da pele de eliminar toxinas pelos poros.

Dry Brushing: Benefícios

A principal coisa que obtemos com a escovação a seco é uma esfoliação realmente completa. Isso significa que nossa pele ficará mais radiante e mais carnuda, o que pode diminuir a aparência de coisas como celulite e rugas. 

Num quesito medicinal, existem poucas evidências científicas para apoiar os benefícios da escovação a seco. Porém, estudiosos afirma que os benefícios do dry brushing incluem:

  • aumento do fluxo sanguíneo
  • combate de infecções
  • drenagem linfática

Quando estamos doentes ou expostos a muitas toxinas, o sistema pode ficar obstruído e obstruído — é por isso que nossos gânglios linfáticos ficam frequentemente inchados quando estamos resfriados. Com a prática da esfoliação seca, as fibras da escova ou da bucha estimulam os poros e os abrem. Isso facilita para o corpo suar, o que reduz a quantidade de toxinas que fluem pelo sistema linfático.

Outro benefício maravilhoso do dry brushing, meninas, é que a nossa pele ficará melhor preparada para absorver os ingredientes dos produtos que aplicamos após a escovação a seco. Isso significa que obter os melhores resultados possíveis na rotina skincare. Após a prática, temos uma sensação de bem-estar super aparente. Ou seja, é tudo de bom!

Como Fazer Dry Brushing?

Eu expliquei aqui neste artigo para vocês que a oleosidade do corpo é importante para a manutenção da estrutura da nossa skin, quando na quantidade certa. Por isso, o processo de dry brushing deve ser feito de 1 a 2 dias na semana, afinal esfoliação exagerada pode retirar a oleosidade natural da pele. 

Para fazer o dry brushing, você pode optar por buchas (esponjas) vegetais ou escovas de cerdas, com ou sem cabo. Caso encontre opções cerdas naturais, corra! Porque normalmente são cerdas com pelos de animais. Nada eco-friendly! Tenha atenção para escolher sempre escovas de cerdas veganas.

Escova Para Esfoliação a Seco 

Para escovar o corpo a seco, você pode optar por uma escova que se adapte a mãe ou de cabo longo, que possa alcançar mais regiões do corpo. 

Comece pelos pés e suba pelo corpo. Escove a pele com movimentos amplos, circulares e no sentido horário. Use uma leve pressão em áreas onde sua pele é fina e uma pressão mais forte na pele mais grossa (como as solas dos seus pés). Escove os braços, as axilas e o pescoço após escovar os pés, as pernas e o tronco. Após a escovação, lave as cerdas.

No rosto, não utilize a mesma escova que o corpo: é preciso escolher uma escova menor e com cerdas bem macias. Escolha um lado e comece do alto do rosto e desça em direção ao queixo, com escovadas de pressão suave e circular. Repita na direção oposta do outro lado do rosto.

Como Fazer Esfoliação com Bucha Vegetal 

Caso a escova de cerdas não seja a sua preferência, como fazer esfoliação com a bucha vegetal? Não tem mistério: com mesmos movimentos e locais da escovação. 

Porém, você deve tomar um poco mais de cuidado com essa opção de esfoliação seca, pois as buchas costumam ser mais duras, o que pode acabar machucando a skin, dependendo da força na pele.

O que Fazer Após o Dry Brushing?

Após o Dry Brushing é a hora de aproveitar dos benefícios dessa prática, seguindo a sua rotina skincare normal, meninas. Após a esfoliação a seco, é necessário tomar um banho com água fria ou morna, utilizando os produtos de limpeza específicos para o seu tipo de pele. Após a limpeza, é momento de hidratar!

E é claro, que como uma defensora do natural, cruelty free e vegano, que indico a vocês os produtos da Le Fruit! Temos aqui o nosso Hidratante Corporal Antioxidante Hibisco e Framboesa voltado para todos os tipos de pele. Ele possui em sua composição ingredientes naturais, como a extrato de framboesa, óleo de vegetal, manteiga murumuru e outros que deixam a pele plena e suavizam as linhas de expressão.

Para o skincare do rosto, Umectante Antioxidante Facial, com ácido hialurônico, prebióticos e fitoesqualano, que auxiliam na diminuição das rugas, linhas finas e flacidez, hidratando e nutrindo profundamente, sem obstruir os poros!

E por fim, indico a vocês as nossas maravilhosas máscaras faciais de argila. A Máscara Facial Suavizante Gerânio com argila rosa é indicada para peles normais e secas, porque devolve a hidratação natural da pele e suaviza as linhas de expressão. 

Por sua vez, a Máscara Facial Iluminadora Ylang Ylang com argila dourada é indicada para todos os tipos de pele, pois ameniza as manchinhas do rosto e estimula o colágeno natural. 

E, por fim, nossa queridíssima Máscara Facial Purificante Hortelã com argila verde é indicada para peles mistas e oleosas, principalmente as acneicas e as que têm muitos cravos, porque regula e equilibra a oleosidade da pele. 


E aí, amores? Gostaram de saber mais sobre a técnica do Dry Brushing? Tiveram alguma dúvida ou têm alguma experiência diferente que queiram compartilhar conosco? Comentem aqui embaixo ou nas nossas redes sociais! Espero vocês no próximo artigo!

Beijos, Isa. <3

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .