Ecopad Para Pele: O que é e quais são os Benefícios? – Le Fruit

Por LE FRUIT COSMETICS COSMETICS

Ecopad Para Pele: O que é e quais são os Benefícios?

Olá, meninas!


Para cuidar da nossa pele, pessoas como nós — que optamos por produtos naturais, veganos e cruelty free —, estamos sempre procurando alternativas àqueles de origem animal e/ou sintéticos. Ainda assim, existem alguns artigos para o skincare que muitas pessoas nem imaginam que dá para serem substituídos. Um exemplo claro é o ecopad para a pele no lugar do algodão. 


Se vocês fazem parte do grupo de pessoas que não sabem o que significa essa maravilha, meninas, acalmem-se! Neste artigo, irei explicar o que é, para que serve e quais são todos os benefícios de se usar o ecopad para a nossa saúde e para o meio ambiente em geral! Bora lá!?

O que é um Ecopad?

Os ecopads, são alternativas sustentáveis para o uso de algodão, lenços umedecidos dentre outros artifícios usados no trato da pele (seja para limpeza ou para maquiagem). 


Têm o formato de pequenos discos (com tamanhos variados). Geralmente são produtos artesanais (feitos à mão) utilizando a linha 100% algodão (orgânico) sem quaisquer adição de produtos sintéticos. Podem ser feitos na forma de tecido liso, toalha ou crochê (o que importa é qual ecopad vocês irão se adaptar mais).

Como Fazer um Ecopad?

Para este artigo, meninas, vou ensinar para vocês o passo a passo de um ecopad de crochê. Para isso, é preciso apenas de uma linha 100% algodão orgânico e, preferencialmente, sem corantes. Isso vai permitir que vocês cuidem da pele sem causar possíveis irritações. Além da linha, utilize uma agulha de 2,5 mm. 


Iniciem fazendo 5 pontos correntes. Juntem o primeiro e último ponto corrente para formar um círculo. Ajeitem os pontos para que fique um espaço bem definido no centro. Subam um ponto e façam uma carreira de pontos baixos, sempre ajeitando os pontos para que caiba a maior quantidade de pontos possíveis. Ao chegar no final, façam um ponto direto sem laçada para finalizar a carreira.


Repitam o processo: suba um ponto e inicie uma nova carreira de pontos baixos. Pode ser necessário alternar entre 1 e 2 pontos em cada ponto anterior, pois o objetivo é que o ecopad aumente de tamanho a cada carreira. Repitam o processo em aproximadamente 8 carreiras, tudo vai depender do tamanho desejado. Ao finalizarem a última carreira, puxem a linha do tamanho da alça desejada.


Façam o ponto final, dêem dois nós para que fique bem firme e cortem o excedente da linha. E prontinho! O ecopad de vocês estará criado!

Porque usar Ecopads?

Se vocês ainda têm dúvidas quanto a utilizar um ecopad ou algodão, peço que façam um momento de reflexão, amores. Pensem quantos algodões ou lenços umedecidos vocês precisam para realizar o skincare diário ... dois, três, quatro? 


A maioria dos algodões e/ou lenços faciais contém grandes quantidades de produtos químicos, que após serem utilizados são descartados e se juntam ao grande acúmulo de lixo em aterros, rios e oceanos.


Dessa forma, os ecopads foram criados como a solução para minimizar essa agressão ao meio ambiente. Além disso eles são:


  • reutilizáveis
  • de fácil uso
  • baratos e de fácil manutenção
  • favorece a circulação sanguínea
  • facilita a penetração dos produtos na pele
  • contribui para a renovação das células da pele
  • apropriado para todos os tipos de pele
  • contribui para a diminuição da produção de lixo

É preciso lembrar que utilizar um ecopad, é o equivalente ao uso de 500 algodões/lenços umedecidos. E tanto um quanto o outro, levam cerca de 100 anos para se decompor (imaginem as consequências devastadoras para o meio ambiente?! Dá medo só de pensar, não é mesmo?)

Como usar um Ecopad?

É possível utilizar o ecopad para remover maquiagens, esmaltes e aplicar tônicos faciais, meninas. Eles também podem ser utilizados para a remoção de máscara facial ou até mesmo esfoliação da pele em conjunto com um esfoliante facial.


Mantenham o disco sob água morna e comecem a limpeza de forma delicada. Caso estejam removendo produtos de textura densa (como máscaras faciais de argila, por exemplo), caso o ecopad seja de crochê, os pontos da “costura” ajudam a tirar melhor a maquiagem, principalmente dos olhos.

Cuidados com o Ecopad

Como são reutilizáveis, é preciso lavá-los com frequência, amores. Os ecopads podem contribuir para a proliferação de bactérias quando mal higienizados ou armazenados ainda molhados. Por isso, é preciso prestar muita atenção na limpeza dos discos para evitar que possíveis sujeiras sejam levadas para a pele do rosto.


A boa notícia é que são bem fáceis de lavar, só é preciso utilizar sabonete neutro e deixá-los ao sol para secar bem. Podem ser lavados em máquina de lavar roupa, mas é recomendado utilizar aqueles sacos de proteção de roupa. Após a lavagem, guarde o ecopad em local seco e fechado até o próximo uso.

Ecopad e Sustentabilidade

Já disse a vocês neste artigo sobre a importância de utilizarmos cosméticos naturais, veganos e cruelty free, como os nossos produtos da Le Fruit Cosmetics. E é claro que não é diferente, quando nos referimos aos artigos que compõem cuidados básicos para nosso autocuidado.


Atualmente, há mais de 3 mil lixões espalhados pelo país, contaminando a água, o solo e poluindo o ar, além de afetar o bem estar de 95 milhões de pessoas que ou moram perto destas áreas ou consomem a água contaminada por estes lixões. 


Por tudo isso, há cada vez mais a conscientização pelo uso de algodão orgânico e para que todos revejam o uso de algodão descartável ou reaproveite ao máximo suas peças do material. Utilizando produtos semelhantes aos ecopads, é possível viver de uma maneira sustentável, sem que a gente produza uma quantidade exorbitante de lixo. 



E aí, meninas? Gostaram de saber mais sobre os ecopads? Fazem uso de algum outro produto sustentável? Contem pra gente aqui nos comentários e até o próximo artigo!





0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.