Efeitos da Menopausa na Pele

Olá, meninas!


Sempre nos preocupamos em saber como a passagem do tempo afeta nossa pele. Embora a genética (para algumas) desempenhe um papel importante em permanecer mais jovem por mais tempo, as consequências naturais são inevitáveis, amores. E muitas das dúvidas que nós temos ao envelhecer, são quais são os efeitos da menopausa na pele.


Por isso que, neste artigo, vou responder uma série das dúvidas mais frequentes sobre esse assunto. Além disso, compartilharei algumas dicas e receitas para prevenir o envelhecimento precoce da nossa pele e enfrentar este período da melhor maneira possível! Então, bora lá?

Quais os Efeitos da Menopausa na Pele?

Antes de entender os efeitos da menopausa na pele, meninas, é preciso voltar no tempo e relembrar uma das nossas aulas de biologia, para recordar o que é, de fato, a menopausa.


A menopausa é um processo fisiológico completamente normal que determina, fundamentalmente, o fim da fertilidade da mulher. Geralmente ocorre principalmente entre as idades de 45 e 55, ainda que ocasionalmente possa ocorrer um pouco depois dessa idade ou um pouco antes. 


Em qualquer caso, nessa margem, são produzidas oscilações hormonais progressivas que culminam na cessação da ovulação e na retirada definitiva da menstruação. Durante a menopausa, a queda no nível de estrogênios (considerados os hormônios femininos) afeta vários parâmetros de saúde de várias maneiras.


Mesmo que normalmente nós demos mais atenção à saúde óssea e cardiovascular devido aos riscos que representam para nós, mulheres (quedas, fraturas, enfarte do miocárdio, acidente vascular cerebral, etc.); a verdade é que a pele também sofre uma grande quantidade de alterações importantes nesta fase da vida.

O que a Menopausa Causa de Efeitos em Nossa Pele?

Em princípio, a falta de estrogênios afeta diretamente a diminuição da produção de colágeno. O colágeno é uma proteína que faz parte da matriz celular fundamental para dar firmeza e consistência aos tecidos. O colágeno é o principal responsável pela suculência e tônus ​​da epiderme. 


Logo, sua perda tem um forte impacto sobre a nossa pele, fazendo com que ela aparente estar mais seca, mais frágil e mais fina. Essa circunstância também faz com que a firmeza e a “forma oval do rosto” se percam, surgindo rugas não só no rosto, mas também no corpo: a perda de elastina multiplica esse efeito de flacidez dos tecidos.


Além disso,a pele das palmas das mãos e da planta dos pés experimenta um fenômeno denominado hiperqueratose, caracterizado pelo espessamento da pele nessas áreas, principalmente na região do calcanhar, onde há maior pressão do próprio peso corporal (este fator é agravado no caso de mulheres obesas ou com sobrepeso). 

Menopausa Causa Manchas na Pele? 

Sim, amores, ela causa. Geralmente aparecem — de forma acelerada—,  manchas ou áreas hiperpigmentadas na epiderme, devido à diminuição dos hormônios femininos e colágeno.


Essas manchas ficam mais evidentes, pois são a manifestação dos danos causados ​​pela radiação ultravioleta acumulada ao longo dos anos, especialmente se algumas medidas fotoprotetoras básicas não foram feitas, como o uso de protetor solar.

Cuidados com a Pele na Menopausa

Uma das medidas mais eficazes para minimizar o fotoenvelhecimento é nos protegermos do sol de forma adequada, usando cremes de proteção solar específicos ou produtos cosméticos de cuidado que os incluam. 


O índice de FPS deve ser alto (no mínimo 30) e aplicado diariamente, não só no verão. Essa medida deve ser feita em conjunto com a chamada “fotoproteção de barreira”, utilizando objetos como:


  • roupas 
  • chapéus 
  • óculos de sol
  • sombrinha
  • etc

Por outro lado, e com a orientação de um dermatologista de confiança, será conveniente aplicar cremes despigmentantes que iluminem ou eliminem as manchas solares. Nos casos mais desagradáveis, amores, pode ser necessário um tratamento a lasers, uma alternativa que atinge excelentes resultados na renovação e rejuvenescimento da pele. 


Para tratar de sintomas como manchas na pele, é necessário a utilização de alguns produtos clareadores. Se vocês, assim como eu, preferem esses métodos mais naturais e estão se perguntando como clarear as manchas, para isso, sugiro a vocês a Máscara Facial Iluminadora Ylang Ylang


Ela tem como efeito iluminar todos os tipos de pele, amenizando as manchas e estimulando a produção do colágeno natural da cútis. Ela é totalmente natural e conta com Extrato de Pepino, Extrato de Camomila, Óleo de Uva, Argila Dourada e o Óleo Essencial de Ylang-Ylang, de forma a tratar, limpar e acalmar a nossa cútis.

O que Fazer na Menopausa para Evitar a Flacidez?

E dentre os tratamentos para a pele na menopausa, como fazer para evitar a flacidez? Da mesma forma que qualquer tratamento, um dermatologista deve recomendar cremes de cuidados da pele específicos que combinam alfa-hidroxiácidos, retinóides e antioxidantes como a vitamina C, que aceleram a renovação celular (processo que é retardado pela queda do estrogênio) e conferem à pele firmeza, suculência e luminosidade.


Por sua vez, o ginecologista pode orientar que vocês façam a implantação de um Tratamento de Reposição Hormonal (TRH), opção que também levará a uma nítida melhora da aparência da pele ao compensar a deficiência de estrogênio típica do climatério.


Para saber mais a respeito de como evitar a flacidez no rosto e no restante do corpo, confira o meu artigo Flacidez no Rosto: Saiba como Evitar.

Como Manter a Pele Hidratada na Menopausa? 

Para ter a pele hidratada durante a menopausa, é preciso que continuemos os mesmos hábitos do bom cuidado com a nossa pele. E para isso, o mais importante é manter uma rotina skincare efetiva, amores.


Durante o skincare, o uso de ácido hialurônico não deve faltar nos cremes de cuidados diários para evitar o ressecamento da pele. Na menopausa, a pele perde a umidade com mais facilidade e isso favorece o aparecimento de rugas, irritações e eczema. 


O ácido hialurônico é capaz de atrair e reter água, deixando a pele mais hidratada e com aspecto mais saudável. Por este motivo, nos cremes e loções corporais, é necessário optar por fórmulas emolientes que retêm a umidade e cuidam da barreira hidrolipídica da pele para manter sua elasticidade e firmeza. Para isso, recomendo a vocês o uso Hidratante Antioxidante Hibisco e Framboesa Le Fruit Cosmetics.


Outro ponto importante na manutenção da pele hidratada é que, ao utilizar produtos de limpeza e desmaquilhantes, escolha opções suaves e de preferência sem sabão para não ressecar a pele, pois nesta fase da vida tende à desidratação. No entanto, uma esfoliação suave aplicada regularmente é desejável para refinar e amaciar a pele.


Além do skincare, é preciso outros cuidados como evitar (ou parar) de fumar, restringir o consumo de álcool o máximo possível, fazer atividades físicas moderadas, mas constantes; comer uma dieta rica em antioxidantes principalmente de frutas e vegetais e incluindo proteínas magras de qualidade (ovos, peixes, carnes brancas, frango, frutos do mar ...) são o complemento perfeito para cuidar da sua saúde em geral e da pele em particular.


Somado a isso, tenham boas noites de sono e tentem se estressar o mínimo possível. Com o estilo de vida e os produtos certos, vocês vão conseguir manter uma pele incrível na menopausa!



Gostaram de saber mais sobre a menopausa e o que fazer para minimizar seus efeitos na pele, meninas? Compartilhem dicas e experiências com a gente nos comentários aqui embaixo e até o próximo artigo! <3

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .