Embalagens Reutilizáveis: Porque Grandes Empresas Estão Aderindo – Le Fruit

Por LE FRUIT COSMETICS COSMETICS

Embalagens Reutilizáveis: Porque Grandes Empresas Estão Aderindo

Olá meninas!


Hoje eu quero falar sobre algo muito importante e que nós prezamos muito aqui na Le Fruit: as embalagens reutilizáveis. Isso porque, nós nos preocupamos com o meio ambiente e com os recursos naturais que utilizamos.


Mas, meninas, vocês já pensaram no volume de lixo que produzem ao longo do dia? Das semanas? Dos anos? Estudos indicam que uma pessoa produz aproximadamente 1 kg de lixo todos os dias… Chega a assustar, não é mesmo?! E, é por conta dessa grande produção de lixo que muitas empresas, principalmente as grandes, estão desenvolvendo embalagens reutilizáveis, como as empresas de refrigerante, por exemplo.


Contudo, quando falamos em produção de lixo por conta do consumo, as empresas de cosméticos tradicionais são as grandes responsáveis pelo acúmulo e pela poluição, afinal, seus produtos seguem sendo vendidos em embalagens de plásticos com cores e formatos diferenciados que dificilmente serão reutilizados dentro de casa pelos consumidores, recebendo como destino o lixo. Pensando nisso, amores, é que eu convido vocês a continuarem a leitura e entenderem as diferenças entre os tipos de embalagens e como pequenas mudanças na hora das compras pode impactar positivamente o nosso planeta. Bora lá, meninas?!


Embalagem reutilizável


As embalagens reutilizáveis são, como o nome mesmo diz, aquelas em que podemos utilizar novamente. Um exemplo são as próprias embalagens da Le Fruit, que se vocês nos acompanham em nossas mídias sociais (@lefruitcosmetic), já devem ter conferido, contudo caso alguém seja nova por aqui, após higienizadas, nossas frutinhas podem ser usadas como organizadores, como vasos para pequenas plantas, como borrifadores e tantas outras opções.


Outro exemplo são as empresas fabricantes de bebidas, como os refrigerantes, que trocaram as embalagens de plástico por recipientes de vidro, que após o consumo podem ser levadas a certos estabelecimentos e pontos de coleta e serão retornadas para a própria organização e reutilizadas. Tudo isso visando a diminuição do descarte de plástico no meio ambiente. Uma boa ação, não acham?!



Embalagens sustentáveis


Ao falar em embalagens de vidro, não podemos deixar de mencionar as embalagens sustentáveis… Elas são produzidas a partir de materiais orgânicos ou recicláveis, de forma a não consumir muita energia ou recursos. Além disso, caso sejam descartadas, a expectativa é que não causem um grande impacto ao meio ambiente.


Embalagens ecológicas


Por sua vez, as embalagens ecológicas são aquelas feitas com matérias-primas recicladas, reutilizadas ou reaproveitadas, como os já citados vidro e plástico PLA. Elas são alternativas às embalagens tradicionais que, além de demorar muitos anos em seu processo de decomposição, liberam substâncias tóxicas e agridem o meio ambiente.


Embalagens recicláveis


O papel reciclado possui seu charme, não é mesmo?! Parece que só de vê-lo já estamos tendo um consumo mais consciente e cuidando do nosso planeta… 


Assim, não há como falar sobre embalagens sustentáveis sem citá-la, afinal, ela é produzida a partir de um material descartado e reaproveitado. Uma maravilha, não acham?!


Agora, se isso já é bacana, imaginem as embalagens de produtos completamente recicláveis… Isso sim é um sonho de sustentabilidade. E a boa notícia é que é realidade e existem diversos modelos de embalagem reciclável, como cartão kraft, papel ou caixas texturizadas, etc.


Tipos de embalagens sustentáveis e recicláveis


Existem vários tipos de embalagens sustentáveis, entre elas podemos citar:

 

Embalagens de Vidro


As embalagens de vidro, como as dos cosméticos Le Fruit, são aquelas que podem ser reutilizadas pelos próprios comprados e caso descartada, quando recebe o destino correto, pode ser reciclada várias vezes. Sem falar que não liberam substâncias tóxicas no meio ambiente. Uma maravilha, não acham?!


Embalagens de Cogumelos

 

Vocês sabiam que os cogumelos, além de serem ótimos alimentos, ainda podem ser usados para produzir embalagens sustentáveis? Poucas pessoas conhecem, mas é verdade!


Essa embalagem é produzida com as raízes dos cogumelos, combinadas com outras substâncias, dando origem ao material que é biodegradável. 


Embalagem de Fécula de Mandioca

 

Outro tipo de embalagem biodegradável e que não prejudica o meio ambiente é a produzida a partir da fécula da mandioca. Contudo, elas só podem ser utilizadas para produtos secos ou de consumo imediato, pois a umidade pode a desintegrar.



Embalagem de Plástico PLA

 

Vocês conhecem o plástico PLA? Ele é biodegradável, biocompatível e bioabsorvíveis. Isso porque ele é produzido a partir de vegetais. Incrível né?! E o melhor: ele pode ser usado na produção de vidros, de sacolas, de tampas, de garrafas e diversos itens.


Embalagens plantadas


Sabe aqueles papéis sementes? Eles também podem ser usados em embalagens de produtos. Além de serem sustentáveis e ecológicas, pois são produzidas a partir de papel reciclado, elas ainda contém sementes que darão vida a novas plantas… Eu, particularmente, acho isso um arraso!


Embalagens de Fibras de Coco


Outro exemplo, meninas, são as embalagens produzidas a partir de fibras de coco. Elas são super sustentáveis, pois não necessitam de muitos recursos para serem produzidas, podem ser recicladas caso descartadas corretamente e são biodegradáveis, além de não possuírem ou liberarem substâncias tóxicas ao meio ambiente e ao organismo humano.


Embalagens reutilizáveis na Le Fruit


Como eu já mencionei neste artigo, meninas, o descarte incorreto das embalagens de plástico das grandes empresas de cosméticos, que priorizam o plástico, impactam negativamente o nosso planeta. E é pensando no meio ambiente e na nossa saúde que todos os nossos produtinhos são naturais, são veganos e possuem embalagens especiais de vidro. 


Porém, a nossa preocupação com os recursos naturais não param por aí... Por isso, possuímos o selo Eureciclo, uma comprovação de que nós investimos desenvolvimento da cadeia de reciclagem do Brasil. Além, de incentivar nossas consumidoras a reutilizarem as nossas embalagens.


Da mesma forma, amores, queremos incentivar cada uma de vocês a conhecer as empresas de que estão comprando, não se deixando enganar por propagandas e técnicas enganosas, como o Greenwashing, mas conhecendo os ingredientes usados, os tipo de embalagens que estão levando para casa e os recursos naturais usados em suas produções…


Espero, meninas, que esse artigo tenha feito vocês pensarem em seus hábitos e nas diversas opções de embalagens sustentáveis disponíveis, por isso, não há desculpas para continuar insistindo nos plásticos nocivos.


Um beijo, Isa...

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.