Emoliente e Umectante: Entenda a Diferença Entre Eles

Olá, meninas!



Não é novidade para ninguém que, atualmente, a quantidade de produtos voltados para hidratação da pele é imensa. A questão é saber quais são eles e para que servem, de fato. Uma das grandes confusões, por exemplo, é sobre a finalidade de um umectante e/ou emoliente.

Pensando nisso, resolvi explicar para vocês neste artigo, o que são cada um deles, quais as diferenças e finalidades de ambos e como usá-los da forma certa e ter uma pele super hidratada e saudável. Bora lá?

Hidratação da Pele

disse para vocês neste artigo, que com o passar dos anos, a nossa pele vai perdendo sua jovialidade e uma série de substâncias que a compõem. E uma das mais importantes, sem dúvidas, é a quantidade de água. Mas como? Eu explico.

Na nossa skin, existem uma série de moléculas de aminoácidos que formam o Fator Natural de Hidratação (da sigla Natural Moisturizing Factor). São elas as responsáveis pela absorção da água da atmosfera, controlando e mantendo a hidratação da pele de forma natural.

Com a diminuição dessas moléculas a medida que envelhecemos, é recomendável tomar atitudes para mantê-la bonita e saudável. Uma delas, é o uso de hidratantes, agentes capazes de atingir camadas mais profundas da pele e que têm como função aumentar o teor de água e mantê-la macia.

Mas, além de hidratantes, é ideal para a pele que também utilizemos substâncias emolientes e umectantes.

O Que É Umectante?

Os umectantes são ingredientes que amam a água (têm ela em suas formulações) e atraem a umidade para o estrato córneo, (como é chamada a camada superior da pele) seja através do ambiente ou através da camada mais profunda da pele (ou derme, como é conhecida cientificamente).

Dentre os tipos de umectantes, estão:
  • glicerina/glicerol
  • ácido hialurônico
  • ureia
  • sorbitol
  • propilenoglicol
  • ingredientes naturais (Aloe vera e mel)

É importante ressaltar que as substâncias umectantes não permeiam no estrato córneo, e sim formam um filme hidrofílico.

Então, meninas, quando o assunto é o cuidado com a pele do rosto e do corpo, as substâncias umectantes são normalmente usadas ​​em produtos dermocosméticos, como soros, loções e cremes; para manter a estrutura das fórmulas e evitar perda de água por evaporação.

O Que É Emoliente?

Já emolientes, são classe de produtos que amaciam e suavizam a pele, dando flexibilidade e formando uma espécie de camada protetora na pele, prevenindo contra a perda de água. Isso acontece porque as substâncias emolientes diminuem a perda de água entre as camadas de pele e mantêm o nível adequado de umidade no estrato córneo, permitindo flexibilidade cutânea.

Entre as substâncias emolientes estão os óleos vegetais, ácidos graxos e lipídios não gordurosos, que têm a consistência mais fluida e conseguem se espalhar de maneira mais fácil. Então, é correto dizer, que qualquer produto com efeito emoliente é indicado no tratamento de peles ressecadas.

Diferenças Entre Emoliente e Umectante

Portanto, para ficar claro as diferenças entre emoliente e umectante, meninas, é preciso saber que, enquanto o primeiro tem a função de amolecer a pele, o segundo tem a finalidade de deixá-la úmida.

Com essas definições, conseguimos entender, que ambas são substâncias que se complementam em suas diferentes finalidades e são excelentes ferramentas que potencializam o efeito de um hidratante.

Mas não se esqueçam que cada tipo de pele tem necessidades diferentes, por isso a recomendação é sempre consultar o dermatologista! Além disso, dependendo da fórmula do produto, um tipo de hidratante não exclui o outro, ou seja, existem fórmulas que são hidratantes emolientes, e outras, hidratantes umectantes. Todas são ótimas, a depender da necessidade da sua pele.

Emoliente e Umectante Natural

Para pessoas como vocês e eu, que optamos pelo uso de produtos naturais, veganos e cruelty free que alimentam a pele da melhor forma, já sabemos que o uso de um hidratante, emoliente e/ou umectante natural é sempre a melhor opção.

Aqui na Le Fruit temos a felicidade de oferecer para vocês o Umectante Antioxidante Facial, um creme anti-idade para o rosto e área dos olhos que oferece cuidado diário com fórmula nutritiva e textura rica. Além disso, seus ativos umectantes conseguem levar a hidratação para a superfície da camada, mantendo-a por meio do fortalecimento da barreira natural da pele.

E claro, para complementar a etapa de hidratação do skincare, temos ainda nosso Hidratante Corporal Antioxidante Hibisco e Framboesa, que possui em sua composição ingredientes naturais, como a extrato de framboesa, óleo de vegetal, manteiga murumuru e outros que deixam a pele plena e suavizam as linhas de expressão.


E aí, meninas? Vocês gostaram de saber das diferenças entre emoliente e umectante? Qual a opção que mais se encaixa com as suas necessidades? Compartilhem com a gente aqui nos comentários e nas nossas redes sociais! Até o proximo artigo!

Beijos, Isa! <3

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .