Hortelã Pimenta: Para que Serve e Como Usar – Le Fruit

Por LE FRUIT COSMETICS COSMETICS

Hortelã Pimenta: Para que Serve e Como Usar

Hello, amores!


A Hortelã Pimenta é uma das inúmeras espécies de ervas aromáticas que servem para fins culinários e medicinais. O que muitos não sabem é que para além do sabor singular e o cheirinho agradável, essa erva pode ser uma forte aliada para complementar o funcionamento de vários produtinhos cosméticos voltados para o skincare! 


Isso só é possível porque a Hortelã Pimenta, como muitas outras plantas e vegetais, apresenta em sua composição algumas substâncias orgânicas que são armazenadas, liberadas e sintetizadas na forma de óleo essencial. Mas como assim?


Para entender sobre isso e mais uma série de informações sobre como usar e para que serve a Hortelã Pimenta, preparamos esse artigo para vocês (com direito a uma dica especial no final)! Então, vamos conhecer mais sobre essa erva MARAVILHOSA, meninas?

Hortelã: Folha Grossa e Pimenta

Antes de mais nada é preciso saber que a Hortelã é um tipo de Menta, um gênero de plantas que contabilizam mais de 30 espécies de plantas diferentes. Dessas variedades resultaram as espécies de Hortelãs que eu e vocês conhecemos. 

Hortelã da Folha Grossa

Uma das variedades mais conhecidas é a Hortelã-verde, que também pode ser chamada de Hortelã-comum, Hortelã-graúda ou Hortelã da folha grossa. Suas folhas são grandes, com as bordas serrilhadas, o aspecto aveludado e o caule suculento; apesar do tamanho, tem o mentolado de seu óleo essencial mais suave. A partir dela, podem ser criados diversos tipos de espécies novas, incluindo a famosa Hortelã-pimenta.

Hortelã Pimenta

Essa variedade da planta se diferente das outras, pois suas folhas são compridas, estreitas e pontiagudas. Além disso, faz justiça ao nome, meninas, porque é conhecida por ser a mais mentolada entre as variedades. Por isso, a sua essência traz uma sensação bastante picante, tanto no gosto quanto no cheiro, devido à quantidade de substâncias em seu óleo essencial. 


Mas afinal, o que é esse óleo essencial?

 

Foto: Folhas de Hortelã Pimenta 

Hortelã-Pimenta: Óleo Essencial

Algumas plantas e vegetais possuem um tipo de substância aromática com uma alta concentração de compostos orgânicos, chamada Essência ou Óleo Essencial. Ele pode ser extraído por meio de várias técnicas, dependendo da matéria-prima e da espessura do óleo que será obtido. 


No caso das Hortelãs, amores, o Mentol é a principal substância orgânica presente na sua estrutura (principalmente na Hortelã-Pimenta), e é ele o motivo do sabor, fragrância e propriedades refrescantes dessa erva que nós tanto amamos! Para a sua extração, o melhor processo é através da destilação a vapor, por ser um óleo de espessura pouco densa e de fácil manipulação.

Hortelã Pimenta: Como Usar?

Como já vimos durante esse artigo, a Hortelã Pimenta pode ser utilizada para inúmeros fins, independente de sua forma. No modo in natura, a erva pode ser usada em temperos ou para dar sabor a bebidas.


Já no seu modo óleo essencial, a erva costuma ser usada para aromatizar produtos culinários e medicinais. Também é utilizada em tratamentos de aromaterapia, seja no uso tópico (ou seja, direto na pele) ou quando inalada.

Hortelã Pimenta: Para que Serve?

A Hortelã Pimenta, quando ingerida, serve como um estimulante para a imunidade e um inibidor da ação oxidante dos radicais livres. Isso ocorre porque a hortelã apresenta em sua estrutura orgânica, além de minerais como o potássio, ferro, fósforo e cálcio; e as vitaminas A e C. 

Ainda serve como:


  • um diurético;
  • um vasodilatador;
  • analgésico;
  • anti-inflamatório;
  • antigripal;
  • antisséptico;
  • vermífugo e
  • energético

Sob a forma de óleo essencial, a Hortelã-Pimenta funciona como repelente, anti-bacteriano e relaxante muscular. É também um excelente meio descongestionante para as vias aéreas e antitérmico para o tratamento da febre.

Hortelã Pimenta Benefícios

Após aprendermos sobre as várias utilidades da Hortelã Pimenta, é claro que seus benefícios seriam inúmeros, né meninas? Por conter um alto teor de Mentol, as folhas de Hortelã-Pimenta são um ótimo calmante e sedativo natural. Não à toa que muitas pessoas gostam de tomar um chazinho de hortelã para dar aquela acalmada nos nervos.


Além disso, a erva aromática:


  • auxilia no tratamentos de doenças gastrointestinais;
  • quando inalada, ajuda a melhorar quadros de sinusites, tosse e resfriado comum;
  • por ser diurética, ajuda na digestão dos alimentos;
  • limpa e melhora a circulação do sangue e
  • é boa para a saúde bucal, melhorando o hálito e evitando germes

Hortelã Pimenta Para a Pele

No uso tópico a essência de Hortelã Pimenta é uma forte aliada no cuidado da pele. Por conter propriedades antialérgicas, analgésicas e anti-inflamatórias, o óleo essencial ajuda a combater e aliviar coceiras, acnes e dores musculares, graças ao alto frescor do Mentol. 


Além disso, pode ser um bom complemento para hidratação da pele: a essência de Hortelã Pimenta, adicionada a produtos para o trato da skincare, ajuda a eliminar células mortas e a oleosidade da pele, melhorando seu aspecto e aumentando seu brilho natural. Uma maravilha, não acham?!

 

Foto: Cuidados com a pele usando Hortelã Pimenta 

Dica Especial

Nós da Le Fruit acreditamos muito no potencial benéfico que o óleo essencial de Hortelã-Pimenta pode gerar para o skincare diário. É por isso, que a super dica para vocês amores, é a Máscara Facial de Argila Verde Óleo Essencial de Hortelã Le Fruit

 

Fonte: Máscara Facial de Argila Verde com Hortelã Pimenta 

 

A maravilha desse produtinho está na forma natural e rápida de usar os benefícios do óleo de Hortelã Pimenta, combinada com o poder hidratante das demais propriedades da Argila Verde!


Como já falamos neste artigo, a Argila Verde é rica em silício e zinco que são substâncias com propriedades absorventes, cicatrizante e antissépticas. Por isso, ela tem um alto poder de absorver a oleosidade da pele e cicatrizar todo o conteúdo inflamado no interior das acnes. 


Logo, esse produto é indicado tanto para as peles oleosas e acneicas, quanto para as peles normais que possuem manchas de espinhas. Além do óleo essencial de Hortelã-Pimenta e da Argila Verde, a máscara contém ingredientes que irão promover a suavização dos poros e uma limpeza profunda. E o melhor, meninas, ele é super prático, porque já vem PRONTINHO PRA USAR! Então é adeus oleosidade! E adeus espinhas! 


E aí, amores? Como vocês preferem utilizar a Hortelã-Pimenta? Contem pra gente nos comentários aqui embaixo e até o próximo artigo!

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.