Ingredientes sem Glúten para a Sua Dieta

Olá meninas!


Quando resolvemos seguir alguma dieta, na maior parte das vezes, nos deparamos com muitas dietas que contém ingredientes sem glúten. É tanto, que no Brasil, temos uma lei que obriga todos os fabricantes de alimentos e bebidas a inserirem no rótulo se o produto contém glúten ou não contém glúten.


Se este é o caso de vocês, fiquem tranquilas! Neste artigo vou indicar quais os principais alimentos e ingredientes que não contém glúten, para que vocês arrasem na dieta e mantenham a saúde (inclusive a da sua skin) lá em cima! Bora lá, meninas?

O Que é o Glúten?

Antes de indicar para vocês quais são os alimentos e ingredientes sem glúten, é preciso definir o que, de fato, é o glúten.


O glúten é um tipo de proteína encontrada em alguns cereais, incluindo trigo, centeio, espelta e cevada. Dos grãos que contêm glúten, o trigo é de longe o mais comum. As duas principais proteínas do glúten são a glutenina e a gliadina, sendo que a segunda é responsável pela maioria dos efeitos adversos do glúten à saúde.


Um fato interessante, amores, é que quando a farinha se mistura com a água, as proteínas do glúten formam uma rede pegajosa com consistência de cola. Esta propriedade semelhante à cola torna a massa elástica e dá ao pão a capacidade de crescer durante o cozimento, fornecendo uma textura “tipo” borracha. Por isso, o nome “glúten” deriva dessa propriedade tipo cola da massa úmida.

Alimentos com Glúten

Como disse anteriormente, para saber quais ingredientes tem glúten, é preciso que estes tenham em sua formulação, grãos como trigo, centeio, malte ou cevada. Dentre os inúmeros alimentos, eu posso destacar:


  • bolos, 
  • biscoitos, 
  • pães, 
  • torradas, 
  • massa de pizza, 
  • macarrão 
  • cerveja 

E, por incrível que pareça, amores, além destes alimentos, outros exemplos que também contém glútem são alguns remédios, temperos industrializados, doces de caramelo, dentre outros de uma lista bastante extensa. 


Em geral, a nossa alimentação tem muitos alimentos com trigo, o que faz com que o glúten seja consumido em grandes quantidades. Por isso algumas pessoas que seguem uma dieta sem glúten, percebem uma notável melhora na saúde, especialmente na regulação do intestino, quando reduzem o consumo desse nutriente.

Tem Glúten no Arroz?

Apesar do que dizem por aí, meninas, a resposta é NÃO: arroz não tem glúten. Todo o arroz (na sua forma natural) é isento de glúten. Isso inclui arroz integral, arroz branco e arroz selvagem. 


Mesmo o arroz asiático ou pegajoso, também chamado de “arroz glutinoso”, é isento de glúten, apesar de seu nome. Neste caso, o termo “glutinoso” refere-se à natureza pegajosa do arroz e não à proteína do glúten encontrada no trigo, cevada e centeio.


O arroz é um dos grãos sem glúten mais populares para pessoas com doença celíaca. Muitos produtos sem glúten são feitos com arroz em vez de trigo.

Quando Seguir uma Dieta com Ingredientes Sem Glúten?

O glúten é controverso hoje em dia. A maioria das fontes afirma que é seguro para todos, exceto aqueles que têm doença celíaca. Por outro lado, alguns especialistas em saúde acreditam que o glúten é prejudicial à maioria das pessoas, ocasionando irritação da mucosa gástrica e alergias cutâneas.


A maioria das pessoas pode tolerar o glúten sem efeitos adversos. No entanto, pode causar problemas para pessoas com certas condições de saúde. Isso inclui:


  • Doença celíaca: reação forte do sistema imunológico ao glúten. De origem genética, pode causar diarreia, anemia, perda de peso, osteoporose, câncer e até déficit de crescimento em crianças.
  • Sensibilidade (ou intolerância) ao glúten: tem sintomas parecidos com a doença celíaca, mas não há relação com anticorpo algum. Por isso, o diagnóstico da sensibilidade é o mais difícil, sendo encontrado através de vários testes.
  • Alergia ao trigo: diferentemente da doença celíaca, tem relação com outros tipos de anticorpos e pode ocorrer logo na primeira ingestão do alérgeno, com sintomas leves.

Uma recente descoberta, foi o perigo do glúten para pessoas com autismo, já que essa proteína pode causar inflamação no intestino e sintomas como diarreia e dor abdominal, dificultando a absorção de alguns nutrientes.

Quais São os Produtos que Não Contém Glúten?

Pessoas que não apresentam doença celíaca ou intolerância ao glúten, não precisam retirar o glúten da dieta, pois a restrição não está associada a nenhum benefício à saúde de acordo com estudos. Ainda, por se tratar de cereais (alimentos fonte de fibras) é necessário compensar essa ausência de fibras, com alimentos sem glúten. Alguns deles são:


  • milho, trigo sarraceno e quinoa
  • carnes, ovos, mariscos e peixes
  • farinha de arroz, mandioca, amêndoa, coco, alfarroba, quinoa e ervilha
  • fécula de batata
  • feijão, ervilha, lentilha e soja
  • frutos secos como amêndoas, nozes, castanha, amendoim e pistache
  • gelatina
  • goma de tapioca
  • leite, iogurte, manteiga e queijo
  • maisena (amido de milho)
  • óleos e azeite de oliva
  • polenta
  • sal, açúcar, chocolate em pó, cacau
  • todas as frutas
  • todos os legumes, vegetais e tubérculos como inhame, mandioca, batata e batata doce

A notícia boa, amores, é que existem também outros alimentos sem glúten que podem ser comprados facilmente em lojas de produtos naturais como pão e macarrão, por exemplo, mas neste caso o rótulo do produto deve indicar "alimento sem glúten" ou "gluten free" para poderem ser consumidos.

Benefícios da Alimentação com Ingredientes Sem Glúten

Como já dissemos para vocês neste artigo, a expressão “você é o que você come”, traduz bem o que são os efeitos da alimentação para o nosso corpo, incluindo a saúde de nossa pele.


Pessoas que possuem dermatite ou outras condições cutâneas podem ter a proteína como uma vilã. Por isso, passar a investir em alimentos glúten free pode ajudar a acabar com as irritações e quadros de alergias na pele, pois o ato de eliminar o glúten oferece melhoras rapidamente. 


E nada melhor que seguir uma dieta saudável, do que complementá-la, utilizando produtos que irão manter a sua pele MARAVILHOSA! Clique aqui e conheça os produtos da Le Fruit Cosmetics!



E aí, amores? Gostaram de saber mais sobre o glúten e seus desdobramentos? Antes de me despedir, preciso salientar que é preciso sempre contar com a orientação de um médico ou nutricionista de confiança, para seguir uma dieta que seja benéfica e eficaz para o seu corpo, tendo ciência de quais alimentos comer.


Beijos, Isa! <3

1 comentário

  • Passa o catálogo pelo WATS pois necessito de desodorante, batom e … Bia vista- RR não tem loja

    Elzania lima

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .