Leite de magnesia para axilas: É bom ou ruim?

Hello amores! 

O leite de magnésia é um Ingrediente versátil e prático quando o assunto é Desodorante Natural baratinho. O Leite de Magnésia que ficou conhecido com esse nome popular por ter aspecto de leite, quando o seu nome químico é Hidróxido de Magnésio que tem dentro várias indicações de uso estão como antiácido para o estômago, propriedades laxativas pode ser usado na pele para controlar a oleosidade e também como o principal ingrediente  de desodorantes naturais caseiros.

Se você tem algumas dessas dúvidas clique para ir direto ao tópico:

A diferença entre desodorantes e antitranspirantes

Mas antes de falar tudo sobre esse ingrediente tão queridinho, quero te contar a diferença entre Desodorantes e Antitranspirantes e o motivo de tantas pessoas terem abandonado os antitranspirantes comuns desses que compramos em farmácias e supermercados.

O desodorante possui como função o controle de bactérias que causam mau cheiro na região das axilas, já os antitranspirantes impedem o suor, através do bloqueio das glândulas sudoríparas.

Os antitranspirantes possuem em suas formulações um ingrediente chamado Aluminium Chlorohydrate, ele é quem desempenha o papel de bloquear o suor, na região das axilas. 

Os antitranspirantes estão sendo conhecidos, como os grandes vilões do século, isso porque foram realizados vários experimentos, e foi detectado que o Alumínio é absorvido pelo nosso organismo e tem indícios de ser cancerígeno.

O que muita gente não sabe é que o suor excretado pelas glândulas sudoríparas não é o responsável pelo cheiro de CC, muito pelo contrário o suor é constituído por 99% de água e 1% de cloreto de sódio, ureia, ácidos carboxílicos e outros minerais, e sua principal função é ajudar o organismo a manter a temperatura corporal, ou seja, suar faz bem, amore!

Agora uma dica muito importante, o motivo de mesmo ao lavar as axilas com água e sabão e passadas algumas horas o cheiro de CC voltar é que, mesmo removendo algumas substâncias causadoras do mau odor e de bactérias, a água e o sabão só chegam a camadas superficiais e já os desodorantes conseguem alcançar regiões mais profundas e controlar o mau odor.

Mas afinal, o leite de magnésia é bom para axilas?

Sim! Os benefícios do Leite de Magnésia no desodorante são incríveis e entre os inúmeros podemos citar:

  •         Auxilia no combate ao mau odor;
  •         Ingrediente saudável já que não impede a transpiração;
  •         Ingrediente fácil de encontrar e com preço baixo.

Receita para leite de magnésia para axilas 

Vou deixar aqui uma receitinha fácil com poucos ingredientes, essa receitinha tem um plus que é o óleo vegetal e/ou glicerina vegetal que deixam as axilas com um toque de hidratação.

Você vai precisar de:

  •         50 ml de leite de magnésia
  •         2 colheres de sopa de água
  •         10 gotas de glicerina vegetal ou óleos vegetais (calêndula, coco e semente de uva)
  •         5 gotas de óleo essencial de alecrim
  •         5 gotas de óleo essencial de tea tree

Modo de preparo do desodorante caseiro com leite de magnésia:

Em um frasco coloque o leite de magnésia, a água,o óleo vegetal ou glicerina, os óleos essenciais e agite!

Como usar leite de magnésia nas axilas

O desodorante com leite de magnésia para axilas pode ser usado como spray ou então você pode aplicá-lo com o auxílio de um círculo de algodão. Ah e não tem restrição de uso, ele pode ser reaplicado quantas vezes forem necessárias ao longo do dia.

Sobre os Óleos Essenciais de Alecrim e Tea tree

O óleo essencial de alecrim é conhecido pelas suas propriedades antissépticas e ainda traz a sensação de contato com a natureza, pelo seu aroma herbáceo e refrescante, já o óleo essencial de Tea tree possui atividade bactericida, ou seja, elimina as bactérias, tem um aroma característico e bem marcante. 

Esse é o tipo de desodorante que faz bem pras axilas e para sua cabeça, já que os óleos essenciais são terapêuticos e nos deixam leves e relaxadas, como tem que ser né!

O que causa o escurecimento das axilas?

As axilas podem ficar escuras por diversos motivos, dentre ele está o acúmulo de células mortas, pela fricção da roupa, por peças muito justas, ou ainda por depilação com cera, falta de hidratação e acreditem pelo uso prolongado e recorrente de antitranspirantes contendo sais de alumínio que podem sim provocar o escurecimento.

Uma alternativa para melhorar a aparência das axilas é optar por desodorantes e não antitranspirantes contendo os sais de alumínio. 

Veja por exemplo este desodorante natural sem alumínio.

Outras dúvidas sobre o leite de magnésia para axilas

Leite de magnésia para clarear axilas?

O Leite de magnésia por si só não tem a capacidade de clarear as axilas, mas é possível que ao abandonar o uso de antitranspirantes você consiga observar um leve clareamento das axilas, pois você está deixando de depositar nas suas axilas o alumínio que por se tratar de um metal com a coloração escura pode potencializar o escurecimento das suas axilas, amore! 

Leite de magnésia nas axilas faz mal?

Alguns médicos dermatologistas e estudiosos acreditam que apesar da sensação de frescor promovida, após a aplicação do Leite de magnésia nas axilas, essa sensação é passageira e pode acarretar malefícios para a pele das axilas. Elas já sofrem com lâminas de barbear, depilações, roupas justas e de tecidos sintéticos e o leite de magnésia trata-se de um produto alcalino que altera o pH das axilas, removendo assim a camada protetora da pele, que é ligeiramente ácida, o que pode acarretar a irritações e alergias se usado por um longo tempo.

Leite de magnésia tira odor das axilas?

Muita gente tem dúvidas se o leite de magnésia acaba com odor nas axilas, mas como dissemos anteriormente, o odor é causado pela combinação de suor e bactérias presentes na axila. O que o leite de magnésia faz é deixar o pH em condições extremas, em que não é propício a proliferação de bactérias, mas o grande problema está pelo Leite de magnésia exterminar as bactérias ruins, mas também as bactérias boas para a saúde das nossas axilas. 

Agora é mão na massa, e se aventurar na alquimia dos cosméticos naturais caseiros.

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .