Mancha no Buço: Veja Como Prevenir e Tratar

Olá, meninas!


Todas nós sabemos o quanto é importante que tomemos banhos de sol, seja para aumentar nossa vitamina D, seja para nos bronzearmos ou, até mesmo, para nos aquecer durante os tempos mais frios. Entretanto, para algumas pessoas, tomar sol é sinônimo de alguns incômodos, como a mancha no buço.


Caso vocês sofram com esse problema ou conhecem alguém com ele, fiquem tranquilas. Nesse artigo irei explicar quais as causas, o que fazer para evitar e, claro, algumas dicas caseiras e naturais para tratar delas. Então, bora lá?

Qual a Causa da Mancha no Buço?

Antes de saber o que causa a mancha no buço, é preciso saber o que são, de fato, as manchas da pele. As manchas na pele podem ser causadas por muitos fatores que vão desde a exposição excessiva aos raios solares até doenças mais graves. 


Fatores importantes a se considerar nas causas das manchas dizem respeito a sua tonalidade, formato e tamanho. Isso porque serão estas características que indicaram qual o tipo de doença e o tratamento específico. Uma das causas mais comuns de mancha na pele, é o melasma.

Como Saber se a Mancha é Melasma?

Os melanócitos são células especiais encontradas na pele que produzem um pigmento chamado melanina, e é a melanina a responsável pela coloração única da pele de cada pessoa. 


Quando o excesso de melanina é produzido — causado por uma combinação de fatores, incluindo predisposição genética, hormônios e alta exposição ao sol—, causa o escurecimento da pele, uma condição chamada hiperpigmentação, ou melasma. Normalmente, as tonalidades são manchas marrons ou marrom-acinzentadas (dependendo da cor da sua pele. 


Esse tipo de mancha tem maior chance de ocorrer em mulheres com idade reprodutiva, do que em homens. Ele também é comum durante a gravidez (conhecido como cloasma ou "máscara da gravidez"), afetando 15 a 50 por cento das mulheres com essa condição. 


E, dentre todos os casos, o mais comum é que o melasma apareça no rosto, ocasionando a temível mancha no buço.

Como se Inicia o Melasma no Rosto?

Como já mencionei, o melasma tende a ocorrer principalmente em função da excessiva exposição ao sol sem proteção. E no caso do rosto não é diferente. É provável que vocês tenham mancha no buço caso apresentarem peles de coloração mais escura (que bronzeiam com facilidade), embora o melasma possa acometer também pessoas de pele clara. 


Além disso, se vocês têm manchas na região do buço, podem notar outras manchas descoloridas em seu rosto, pois o melasma só ocorre em áreas da pele expostas ao sol. Os locais comuns para melasma incluem:


  • bochechas
  • testa
  • ponte do nariz
  • queixo
  • pescoço
  • antebraços

É precisa saber, meninas, que a mancha no buço (entre as outras regiões com melasma) podem durar décadas, a menos que sejam tratadas. Mesmo com tratamento, o melasma pode levar vários meses para ser controlado. Por isso, é preciso ter paciência e disciplina, meninas.

Quais os Alimentos que Pioram o Melasma?

Já disse a vocês neste artigo, que somos o que comemos. Então, é correto dizer que existem alimentos que infelizmente pioram o melasma.


Vários alimentos são conhecidos por causar problemas de pele e que você deve limitar ou excluir para melhorar o processo inflamatório.


  • alimentos processados cheios de gorduras ruins
  • laticínios
  • açúcar
  • alimentos fritos
  • álcool
  • carboidratos refinados e glúten
  • soja
  • café e produtos com cafeína

Uma dieta saudável para a pele é aquela que está repleta de nutrientes saudáveis para todo o corpo. Para que as células da pele estejam saudáveis, elas precisam de fonte constante de nutrientes de alta qualidade.

Como Clarear a Mancha de Melasma?

É importante dizer, meninas, que o Melasma não tem cura, mas tem formas de prevenção e controle (que provocam uma melhora significativa das manchas). Isso se dá através do gerenciamento da doença com o auxílio do seu dermatologista de confiança, que irá decidir qual o melhor tratamento para melasma no buço e em outras regiões do corpo. 


Em todo o caso, a melhor forma de se livrar de aparecerem manchas na pele e/ou ter melasma no buço, é com medidas preventivas de praxe no trato com a pele: a rotina skincare e o uso obrigatório do protetor solar.

O Que Clareia Mancha no Buço?

Existem diversas opções de dermocosméticos no mercado que tem como função, o controle e clareamento do melasma na pele. Mas, se vocês, assim como eu, têm preferência por métodos naturais e se perguntam como clarear a mancha no buço e de outras regiões, eu sugiro a vocês a Máscara Facial Iluminadora Ylang Ylang.


A fórmula dessa máscara de tratamento tem seu poder de ação baseado na argila dourada. Por isso ela é capaz de iluminar todos os tipos de pele, amenizando as manchas e estimulando a produção do colágeno natural da cútis. 


Ela ainda conta com Extrato de Pepino, Extrato de Camomila, Óleo de Uva, Argila Dourada e o Óleo Essencial de Ylang-Ylang, de forma a tratar, limpar e acalmar a nossa cútis. Ou seja, é maravilhosa, meninas, eu garanto!


E aí, meninas? Gostaram de saber mais sobre como tratar e evitar a mancha no buço? Sabem de outras dicas para isso? Compartilhem com a gente aqui nos comentários!


Beijos, Isa. <3

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .