Mapa da Acne: Aprenda Como Ler E Cuidar da Sua Skin

Olá, meninas!


Não sei se vocês já ouviram a frase "tudo o que é velho é novo de novo", mas ela se aplica a uma série de coisas, incluindo alguns saberes milenares, como o mapa da acne. Ficaram curiosas para saber o que é isso?

Nesse artigo, eu vou explicar para vocês de onde vem esse curioso mapa, como utilizá-lo como guia de bem-estar e manutenção da saúde e, é claro, o que fazer para complementar seus efeitos e ter uma pele maravilhosa sempre! Bora lá?

Mapa da Acne: Medicina Chinesa

O mapa da acne é uma prática antiga — enraizada nos ensinamentos da Ayurveda e na medicina chinesa —, que trata nosso rosto como um mapa para localizar problemas em outras partes do corpo. 

A medicina chinesa afirma que problemas externos — neste caso, acne — estão ligados a problemas internos: o local onde elas aparecem em seu rosto é um indicador de qual órgão/problema interno está conectado.

Existem poucas evidências científicas para apoiar a teoria de que os problemas de saúde com os órgãos do corpo estão relacionados ao local onde a acne surge no rosto.

No entanto, algumas pesquisas sugerem que fatores específicos podem estar relacionados à acne em certas áreas do rosto: acne na mandíbula e no queixo, por exemplo, geralmente tendem a ser de causas hormonais.

Benefícios do Mapa da Acne?

É importante reiterar, meninas, que a qualidade da pele, expressa a nossa saúde. Isso porque o corpo é composto por vários sistemas — linfático, neurológico, digestivo, dentre outros. Todos esses sistemas estão interligados e é muito difícil afetar um sem afetar os outros.

Na medicina chinesa, se olha para o corpo como um todo e como tudo funciona junto. Por isso, utilizar o mapa da acne pode ser uma forma de verificar o que está acontecendo dentro do nosso corpo, uma vez que todas as partes do nosso corpo estão interligadas. 

Lendo o Mapa da Acne

Já sabemos que no rosto, existem regiões específicas em que costumam aparecer mais acnes. Aqui nesse artigo, eu vou explicar tanto o que a dermatologia contemporânea diagnostica quanto o que a linha aiurvédica propõe.

Zona T

Começando pela famosa zona T (testa, nariz e queixo), é onde costumamos ter a maior concentração de glândulas sebáceas sendo assim, a área mais oleosa do nosso corpo. Por isso, não é surpresa que nela costuma aparecer mais espinhas e cravos.

Já, segundo a ayurveda, nossa testa está diretamente ligada a nossos sistemas nervoso e digestivo. Já nosso nariz, está conectado aos nossos pulmões e coração. 

Ou seja: se você estiver com pressão alta, com falta de ar ou com algum problema digestivo (como prisão de ventre), a medicina aiurvédica acredita que você pode sentir os efeitos nestas regiões. 

O que fazer? Tentar reduzir a ingestão de alimentos condimentados e gordurosos.

Queixo e Mandíbula

Acne na mandíbula e queixo, quase sempre, tem fundo hormonal e indica que você tem que controlar os seus níveis. 

Este tipo de imperfeição pode ser o resultado de um nível excessivo de andrógenos (hormônio masculino), que também é típico durante a menstruação da mulher. 

Para amenizar essas crises, beba chá de hortelã e tome ômega-3, além de conversar com seu médico sobre seus níveis hormonais.

Bochechas

Dentro da medicina chinesa, direita e esquerda fazem toda a diferença. A bochecha esquerda está muito ligada ao fígado. Para evitar o surgimento de erupções e problemas no fígado, coma alimentos refrescantes como melão, melancia, pepino, etc.

A bochecha direita tem uma conexão com os pulmões. Ele sugere fazer exercícios aeróbicos e respiratórios no início da manhã para fortalecer seus pulmões (e para melhorar a situação de acne em sua bochecha direita).

O outro motivo possível é o uso do celular. As telas, na verdade, contêm muitas bactérias que são transferidas para o nosso rosto quando falamos ao telefone. Certifiquem-se de limpar a tela do telefone várias vezes por dia e / ou optem por fones de ouvido para evitar o acúmulo de óleo e bactérias na face.

Como Cuidar da Acne?

É claro que, mesmo no mundo moderno, a antiga prática do mapa da acne ainda é relevante para a linha de cuidados holísticos. Mas como qualquer tratamento contra acnes, é preciso cuidados básicos que o somente o skincare diário e a dermatologia poderão resolver.

Caso queiram saber o passo a passo de como cuidar da pele acneica, leiam o meu artigo Cravos e Espinhas: Esse Método Incrível Pode Resolver. Nele, você verá que é necessário manter a rotina de limpeza em dia, com produtos que respeitem o estado e seu tipo de pele.

A Máscara Facial Purificante Hortelã, por exemplo, promove a limpeza, regulariza a produção do terrível sebo, equilibra a oleosidade da pele, suaviza os poros e dá aquele efeito mate super bonito!

O indicado, é aplicar a máscara de argila verde até três vezes na semana. E, podem usar sem medo, pois todos os ingredientes são naturais e veganos. São eles: extrato de camomila, óleo de uva, extrato de pepino, argila verde e óleo essencial de hortelã. Uma maravilha, não é mesmo?!


Gostaram se saber mais sobre o mapa da acne? Ficaram com alguma dúvida? É só perguntar pra gente aqui nos comentários ou em nossas redes sociais!


Beijos, Isa! <3

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .
Carregando Ambiente Seguro