Nutrição com Vitaminas e Minerais: Dicas Valiosas

Hello, amores!

Eu não me canso de falar para vocês sobre como é benéfico para a saúde mantermos a nossa pele bem cuidada. E é melhor ainda quando banimos os produtos industrializados da nossa vida e optamos por cosméticos naturais e veganos. Eu falei mais sobre isso no artigo Cosméticos Naturais: Porque Você Deveria Aderir Hoje.

Independentemente disso, meninas, para que existam todos esses benefícios, muitos desses cosméticos contam com o poder de ação de substâncias imprescindíveis para o seu bom funcionamento, como as vitaminas e minerais. É por isso que, neste artigo, vou explicar para vocês todas as características dessas substâncias milagrosas e como aproveitar seus benefícios da melhor forma possível! Bora lá?

O que são Vitaminas e Minerais?

Explicando de uma forma simples, as vitaminas e os minerais são micronutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Na natureza, eles podem ser encontrados:

 

  • na água;
  • nas frutas;
  • em legumes e verduras;
  • nos frutos do mar;
  • em leite e derivados;
  • em diversas outras fontes naturais.

As vitaminas são as responsáveis pelos processos bioquímicos, como a reprodução celular, o metabolismo, o crescimento, a digestão e a oxidação dos alimentos. Elas são divididas em dois grupos: vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis. Já os minerais (divididos em macro e microelementos) são uma parte superimportante das enzimas, que agem de forma a decompor os alimentos, auxiliando na manutenção e no desenvolvimento das funções do nosso organismo.

Como as vitaminas e os minerais não são sintetizados pelo nosso corpo, normalmente são consumidos através de uma dieta balanceada, pois caso haja déficit ou excesso podem causar intoxicação. Felizmente, a ciência descobriu uma nova maneira de aproveitar o potencial desses nutrientes ao inseri-los na formulação de cosméticos. Dessa forma, tais substâncias são absorvidas pela nossa skin em altas concentrações e com maior poder de ação. Um achado, não é mesmo, amores?

Tabela de Vitaminas e Minerais

Mas, afinal, quais são esses milagrosos micronutrientes? Existe uma porção deles e vou mostrar para vocês uma tabela com as vitaminas e os minerais de A a Z mais utilizados quando o assunto é o cuidado com a nossa pele.

 

Vitaminas Lipossolúveis

São aquelas solúveis em gordura e que, devido a isso, podem ser armazenadas pelo corpo. São elas:

  • vitamina A;
  • vitamina D;
  • vitamina E;
  • vitamina K. 

Vitaminas Hidrossolúveis

São aquelas solúveis em água e, por isso, não podem ser armazenadas pelo corpo e são absorvidas/excretadas de forma rápida. São elas:

  • vitamina C;
  • vitaminas do complexo B:

 tiamina (B1);

  riboflavina (B2);

  niacina (B3);

  ácido pantotênico (B5);

  piridoxina (B6);

  biotina (B8);

  folato (B9 );

  cobalamina (B12).

Macrominerais

São os que podem ser armazenados em extensas quantidades pelo organismo. São eles:

  • cálcio;
  • fósforo;
  • magnésio. 

Microminerais

São armazenados em pequenas quantidades, sendo o suficiente para o nosso corpo. São eles:

  • ferro;
  • potássio;
  • selênio;
  • sódio. 

Vitaminas e Minerais: Funções

Dentre as várias funções das vitaminas e dos minerais, a principal delas é servir como fonte de nutrição para o nosso corpo.

Em relação aos micronutrientes adicionados aos cosméticos, a principal função deles é auxiliar na produção de colágeno e de elastina, além de possuir uma ação antioxidante, combatendo os radicais livres e as moléculas desequilibradas, que podem ser danosas para todas as células de nosso corpo. Veja quais são as funções específicas de alguns dos principais micronutrientes adicionados aos cosméticos.

Vitaminas 

  •         Vitamina A: é um poderoso ativo que age diretamente na renovação celular e na síntese de colágeno;
  •         Vitaminas B5 e B6: atuam controlando a produção de óleo pelas glândulas sebáceas e têm ação cicatrizante e anti-inflamatória, aumentando a resistência natural da pele e promovendo a renovação celular;
  •         Vitamina C (ácido ascórbico): é um poderoso antioxidante, atua na formação do colágeno e no poder de cicatrização da pele e ajuda a eliminar manchas. Ela também possui papel fundamental na reciclagem de vitamina E, outro importante agente antioxidante;
  •         Vitamina E: atua como antioxidante e pode auxiliar nos tratamentos antienvelhecimento;

Minerais 

  •         Ferro: em baixas quantidades em nosso organismo, pode gerar anemia e a pele pode se tornar seca e cabelos e unhas ficam quebradiços; 
  •         Zinco: necessário para proteger a pele contra os raios UV e para a formação de colágeno, trabalhando em conjunto com a vitamina C;
  •         Cálcio: é importante para a manutenção de uma pele firme e saudável, pois auxilia na formação de colágeno;
  •         Magnésio: ajuda na recuperação das células, combatendo problemas de pele como a acne.

Como Combinar Vitaminas e Minerais?

Como mencionei anteriormente, é possível adquirir esses nutrientes através da ingestão de alimentos e/ou pelo uso tópico de cosméticos. A boa notícia, meninas, é que, ao combiná-los, a probabilidade de um efeito mais rápido e potente para o nosso organismo é bem maior. E isso acontece quando consumimos esses micronutrientes através de fontes nutracêuticas, nutricosméticas e cosmecêuticas.

Fontes Nutracêuticas

São as fontes “naturais” de vitaminas e minerais, também chamados de alimentos funcionais. Eles otimizam a nossa função corporal e ajudam a reduzir o risco de doenças. Alguns exemplos são a soja (e seus derivados), peixes, oleaginosas, chá verde, frutas vermelhas e folhas verdes.

Fontes Nutricosméticas

São os suplementos, as pílulas, as cápsulas e os shakes que têm concentrados os micronutrientes e demais itens (óleos, aminoácidos e algas), com o objetivo de nutrir a pele, em um tratamento “de dentro para fora”.

Fontes Cosmecêuticas

São os produtos tópicos que atuam como um híbrido entre cosméticos e entre produtos cosméticos e farmacêuticos, fazendo com que as suas interações com o organismo com o organismo sejam bem mais do que simplesmente um efeito cosmético.

Ao combinarem vitaminas e minerais, as ações desses produtos reduzem a formação de radicais livres, evitam os danos causados pelos raios solares, melhoram a camada lipídica da pele, diminuem as rugas, previnem o envelhecimento precoce e clareiam as manchas. Alguns tipos de cosmecêuticos são cremes hidratantes, máscaras faciais, sabonetes, desodorantes.

Nós da Le Fruit Cosmetics, por exemplo, trabalhamos com produtos cosmecêuticos que são totalmente naturais, veganos e cruelty free . Conheça aqui nossas máscaras, desodorante e creme hidratante! Tenho certeza que vocês vão amar, amores!


Gostaram de saber mais sobre como funcionam as vitaminas e os minerais? Quais produtinhos vocês costumam utilizar e que levam esses micronutrientes? Contem para a gente aqui nos comentários! <3

 

 

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .