O que é Mindfulness? Conheça os Benefícios e Aprenda – Le Fruit

Por LE FRUIT COSMETICS COSMETICS

O que é Mindfulness? Conheça os Benefícios e Aprenda

Olá meninas!


É um fato que este ano foi um tanto difícil manter a atenção e o foco nas coisas. Acredito que não só esse ano, mas atualmente, vivemos os dias com tanta pressa, tanta informação ao mesmo tempo, que é bem raro — para a maioria —, tirar um momento de tranquilidade e meditação. Preocupante, não é mesmo?


Mas, para reverter essa rotina de correria, basta termos disciplina e contarmos com a ajuda de técnicas para relaxar, meditar e conseguir a nossa paz interior. E uma das práticas mais eficientes para isso, meninas, é o Mindfulness. Nesse artigo, vou explicar o que é, quais são seus benefícios e como praticar essa técnica tão maravilhosa para nossa saúde! Bora lá?

O que é Mindfulness?

Mindfulness é a capacidade humana básica de estarmos totalmente presentes ou cientes de onde estamos e do que estamos fazendo em um momento presente. A “atenção plena” (no sentido literal) é uma qualidade que todo ser humano já possui, meninas. Por isso, não é algo que precisamos invocar, mas apenas aprender como acessá-la.


A técnica também envolve aceitação, o que significa que prestamos atenção aos nossos pensamentos e sentimentos sem julgá-los - sem acreditar, por exemplo,

que existe uma maneira "certa" ou "errada" de pensar ou sentir em um determinado momento. Quando a praticamos, nossos pensamentos se sintonizam com o que estamos sentindo no momento presente, em vez de relembrar o passado ou imaginar o futuro.


Embora o Mindfulness seja algo que todos nós possuímos, ele fica mais acessível quando o praticamos diariamente. Sempre que “trazemos consciência” para o que estamos vivenciando (diretamente por meio dos nossos sentidos) ou para nosso estado de espírito (por meio de nossos pensamentos e emoções), é quando temos, enfim, a “atenção plena”. 


Existem algumas pesquisas que mostram que, quando treinamos nosso cérebro para estar atento, estamos, na verdade, remodelando a sua estrutura física (algo como um "treino/ginástica''). É por isso que o Mindfulness tem como objetivo o nosso despertar para o funcionamento interno dos processos mentais, emocionais e físicos.

Para que Serve o Mindfulness?

Alguns especialistas acreditam, meninas, que o Mindfulness serve para, em parte, ajudar as pessoas a aceitar suas experiências — incluindo emoções dolorosas — em vez de reagir a elas com aversão e/ou negacionismo.

Então, é cada vez mais comum combinar Mindfulness e Psicologia, especialmente na terapia cognitivo-comportamental (uma linha da psicologia). E seu uso para esse fim faz todo sentido, amores: tanto a meditação quanto a terapia cognitivo-comportamental compartilham o objetivo de ajudar as pessoas a entender seus pensamentos irracionais e autodestrutivos. 

Benefícios do Mindfulness

A história do Mindfulness tem raízes no budismo e o grande responsável pela propagação da técnica é o professor emérito Jon Kabat-Zinn, fundador e ex-diretor da Clínica de Redução de Stress do Centro Médico da Universidade de Massachusetts.


Ele quem ajudou a trazer a prática da meditação do Mindfulness para a medicina convencional e demonstrou que a prática da “atenção plena” pode trazer uma série de melhorias nos sintomas físicos e psicológicos, como:

A Melhora do Bem-Estar

Aumentar nossa capacidade de atenção dá suporte a muitas atitudes que contribuem para uma vida satisfatória. Praticando o Mindfulness torna mais fácil saborear os prazeres da vida conforme eles ocorrem, nos envolvendo totalmente nas atividades e criando uma capacidade maior de lidar com eventos adversos.


Ao focar no aqui e agora, muitas pessoas que praticam essa técnica descobrem que são menos propensas a se envolverem em preocupações com o futuro ou arrependimentos do passado. Estão menos preocupadas com sucesso e auto-estima, sendo capazes de formar conexões profundas com outras pessoas.

A Melhora da Saúde Física

E caso a melhora do bem-estar não seja um incentivo suficiente para a prática, amores, prestem atenção: o Mindfulness ajuda a melhorar nossa saúde física de várias maneiras. É isso mesmo que vocês leram! Dentre os vários benefícios físicos, o Mindfulness pode: 


  • ajudar a aliviar o estresse 
  • tratar doenças cardíacas 
  • reduzir a pressão arterial 
  • reduzir a dor crônica 
  • melhorar o sono 
  • aliviar as dificuldades gastrointestinais

A Melhora da Saúde Mental 

Como já mencionei acima, meninas, os psicoterapeutas utilizam a prática Mindfulness como um forte aliado no tratamento de uma séééérie de doenças, incluindo: depressão, abuso de substâncias, transtornos alimentares, transtornos de ansiedade e transtorno obsessivo-compulsivo.


Mas para ter acesso a todos esses benefícios que mencionei, como praticar, enfim, o Mindfulness? Bora lá, que explico para vocês!

Como fazer Mindfulness?

Esta meditação se concentra na respiração, meninas. Não porque haja algo de especial nela, mas porque a sensação física da respiração está sempre presente e vocês podem usá-la como uma âncora para o momento presente. 


Ao longo da prática, vocês podem se ver presas a pensamentos, emoções, sons — ou onde quer que sua mente vá. Quando isso acontecer, simplesmente volte para a próxima respiração. 


Para a prática, em geral vocês devem:


1- Sentar confortavelmente em um lugar que ofereça um assento estável, sólido e confortável.


2- Observem o que suas pernas estão fazendo. Se estiverem em uma almofada, cruzem as pernas confortavelmente à sua frente. Se em uma cadeira, descansem a planta dos pés no chão.


3- Endireitem a parte superior do corpo, mas não endureçam. Observem o que seus braços estão fazendo. Posicionem os braços paralelos à parte superior do corpo. Coloquem as palmas das mãos nas pernas ou onde for mais natural.


4- Suavizem o olhar. Abaixem um pouco o queixo e deixem seu olhar cair suavemente. Não é necessário fechar os olhos. Você pode simplesmente deixar o que aparece diante de seus olhos estar lá, sem se concentrar nele.


5- Sintam suas respirações. Se atentem para a sensação física da respiração: o ar passando pelo nariz ou boca, a subida e a descida da barriga e/ou peito.


6- Observem quando a mente divaga com suas respirações. Inevitavelmente, a atenção sairá do fôlego e vagará para outros lugares. Não se preocupem. Não há necessidade de bloquear ou eliminar o pensamento. Quando vocês notarem que a mente está vagando suavemente, volte a atenção para a respiração.


7- Sejam gentis o caminhos de seus pensamentos. Vocês podem descobrir que a mente está vagando constantemente — isso também é normal. Em vez de lutar com seus pensamentos, pratiquem observá-los sem reagir. Apenas sentem e prestem atenção. Por mais difícil que seja manter, isso é tudo que existe. Voltem à respiração repetidamente, sem julgamento ou expectativa.


8- Por fim, quando estiverem prontas, levantem suavemente seus olhares (se seus olhos estiverem fechados, abra-os). Reservem um momento e observem quaisquer sons no ambiente. Observem como seu corpo está se sentindo agora. Observem seus pensamentos e emoções.

Com o passar do tempo, vocês irão perceber que praticando o Mindfulness, vão se sentir mais gentis, calmas e pacientes. E essas mudanças, provavelmente, surtirão efeito em outras partes de sua vida também. 


E o melhor de tudo: é o tipo de prática que você pode fazer a qualquer hora e em qualquer lugar! Uma ótima dica, amores, é praticá-la junto ao seu momento skincare e, claro, utilizando dos produtinhos da Le Fruit! Um máximo, né?



E aí, meninas? Gostaram de saber mais sobre a prática do mindfulness? Já tiveram alguma experiência com a prática? Se sim, compartilhem com a gente como foi aqui nos comentários!


Beijos, Isa. <3

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.