Óleo de Uva: Confira os Benefícios e Aplicações – Le Fruit

Por LE FRUIT COSMETICS COSMETICS

Óleo de Uva: Confira os Benefícios e Aplicações

Olá, meninas!


É sempre bom quando nos adaptamos a um produto ou tratamento no mercado que garantem a saúde da nossa pele. Mas e quando encontramos isso na própria natureza? Dentre a vasta gama de insumos naturais que são verdadeiros deuses na cosmética, eu destaco para vocês o óleo de uva.


Neste artigo, vou explicar como é extraído, como se usa e, é claro, quais são os benefícios desse óleo que é bastante utilizado quando o assunto é o nosso skincare. Borá lá, amores?

 

Para que Serve o Óleo de Uva?

O óleo de uva é feito da prensagem fria das sementes de uva que sobram no decorrer da produção de vinho. Por serem pequenas, essas sementes produzem pouquíssima quantidade de óleo, meninas, então é necessário que tenham aproximadamente 200 kg de uva para produzir o equivalente a 1L de óleo.


Com essa quantidade, é possível utilizar o óleo de uva para várias finalidades, seja para fins gastronômicos, para tratamentos médicos e/ou cosméticos (utilizando-o de maneira tópica).

Qual o Benefício do Óleo de uva?

Sabendo quais são as suas principais serventias, vocês devem se perguntar “e quais são os seus benefícios”? A notícia boa é que são vários, meninas!  


Anti-Envelhecimento

Um dos principais pontos positivos é o seu incrível poder anti-envelhecimento. O líquido é composto por 70% de ácido graxo essencial linoléico, também conhecido como ômega-6, e 20% de ácido oleico ou ômega-9, que ajuda a retardar o envelhecimento da pele.


Além disso, possui alto teor de vitamina E, proantocianidina, resveratrol e bioflavonóides, o que o torna um óleo excepcional para a nossa pele e em geral para neutralizar os radicais livres. 


Por possuir propriedades umectantes, este óleo mantém a pele bem hidratada e previne a sua descamação. Além disso, por ser rico em vitamina E, previne a formação de rugas, estrias, celulites, cicatrizes e o envelhecimento precoce da pele.


Além disso, o óleo de uva regula e/ou equilibra o excesso de oleosidade na pele, por isso é ideal para aplicá-lo em peles oleosas ou mistas com acne, cravos ou cicatrizes. 


Não é de surpreender que seja um dos óleos que não deixa uma sensação oleosa na pele e tem efeito anti inflamatório. Também dá elasticidade,

Combata as rugas e linhas de expressão aplicando apenas algumas gotas de óleo direto, tanto na zona dos olhos como no pescoço.


Seus nutrientes e propriedades também favorecem o crescimento do cabelo, por isso ajuda nossos cílios a crescerem mais e mais grossos. Sendo ideal para peles sensíveis, é bom para a sua hidratação e repara a sua barreira natural.

Como Usar o Óleo de Uva?

O óleo de uva pode ser usado como hidratante para o corpo devido à sua propriedade umectante e emoliente que retém a água na pele, hidratando-a. Pode ser misturado com cremes, sabonetes e cosméticos, ou utilizado na forma de óleo puro.

Óleo de Uva para Estrias

Utilizar o óleo de uva auxilia na prevenção de estrias e celulites, devido à alta concentração de tocoferol, que auxilia na elasticidade dos tecidos, restaurando o colágeno e melhorando a circulação periférica.


Essa propriedade de restauração de colágeno também é muito eficaz na prevenção de rugas, quando usado na pele. Por se tratar de um óleo fino, é rapidamente absorvido pela pele, não deixando-a oleosa. Devido a boa absorção que esse óleo possui na pele, tem ótima aplicação para massagem.

Pode Passar Óleo de Uva no Cabelo?

O cabelo pode ficar seco por vários fatores, por exemplo, sol, cloro e sal marinho. Logo, o óleo de uva é sim uma excelente ajuda para recuperar a hidratação, pois beneficia a retenção de água, ou seja, retém água, evitando que as pontas se rachem, ressecando os cabelos e, portanto, tornando-se quebradiços.


Isso tudo acontece porque ele contém: vitamina E (que ajuda a formar os tecidos) e ácido linoléico (que promove o crescimento do cabelo e da pele). Se o cabelo estiver quebradiço ou fraco, tratá-lo com óleo de semente de uva pode ajudar a restaurar a sua força e brilho.

Pode Usar Óleo de Semente de Uva no Rosto?

Optar pelo uso do óleo de uva para tratar o rosto é uma escolha ótima, se você quer um resultado eficaz e prático durante o seu skincare.


Seu alto teor de ácidos graxos poliinsaturados estimula o colágeno e a elastina e seus antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis ​​pelo envelhecimento celular. É ligeiramente adstringente e especialmente indicado para o tratamento de peles oleosas com tendência acneica.


Embora seja um óleo que pode ser utilizado por todos os tipos de pele, devido à sua capacidade adstringente e excelentes propriedades reguladoras da sebo, no tratamento facial o óleo de semente de uva é especialmente indicado para o tratamento de peles mistas, oleosas e acneicas, por ser de rápida absorção.


O óleo de semente de uva, por ser um óleo vegetal, não causa irritação. É como aplicar coco ou azeite. Sugere-se que, se sua pele estiver seca, use este óleo duas vezes por semana, enquanto se você tiver pele mista ou oleosa, faça-o uma vez por semana.


Nós da Le Fruit, utilizamos o óleo de uva em TODAS as nossas máscaras de argila faciais (Máscara Facial Purificante Hortelã, Máscara Facial Iluminadora Ylang Ylang e Máscara Facial Suavizante Gerânio) com o objetivo de complementar o seu poder de ação. Dessa forma, é possível que pessoas com todos os tipos de pele possam usufruir de seus benefícios e ter a oportunidade de manter uma pele saudável, vívida e juvenil! 


Espero que vocês tenham gostado de conhecer mais sobre o óleo de uva! Compartilhem com a gente quais receitinhas vocês costumam praticar utilizando desse material. Beijos e até o próximo artigo! <3

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.