Óleos Essenciais Para o Rosto: Tratamento Facial

Hello, amores!


Para manter a nossa skin sempre hidratada e saudável — além dos cuidados básicos de alimentação e orientação médica —, utilizamos diversos cosméticos que auxiliam em nosso momento de autocuidado. Nós, que optamos por consumir produtos de origem natural e vegana, temos um vasto leque de opções. Um deles é um tanto desconhecido no trato direto com a pele: os óleos essenciais.


Nesse artigo, vou provar para vocês que esses produtinhos vão muito além da aromaterapia, explicando o que são eles, quais seus benefícios e como usar óleos essenciais para o rosto. Bora lá?

O que São Óleos Essenciais?

Os óleos essenciais são extratos retirados de talos, folhas e flores de plantas. Eles são caracterizados por conter um alto teor de concentração: uma gotinha de óleo essencial equivale à 24 xícaras de uma infusão de planta! 


O uso dos OEs (sigla utilizada para se referir aos óleos) existe há milhares de anos. Até hoje eles fazem parte de práticas espirituais, terapias holísticas (como a aromaterapia) e demais cuidados naturais de cura e limpeza. Dependendo de qual vegetal ele for extraído, meninas, terá diferentes funções tanto para a nossa mente quanto para o nosso corpo. 


Eles podem ser encontrados nas composições de vários produtos ou in natura. Mas um importante detalhe quanto ao seu manejo: todos os OEs devem ser aplicados com o auxílio de veículos carreadores para que sejam diluídos. Estes veículos podem ser: 


  • água

  • óleos vegetais (como de azeite, de castanha, semente de uva, entre outros)

  • cremes hidratantes
     
  • gel (de aloe vera)

  • argilas (para máscara)


Portanto — não só para o trato digestivo e para a saúde dos cabelos —, eles também são uma ótima ferramenta para o cuidado da pele, principalmente, utilizando alguns óleos essenciais para o rosto.

 

Foto: Óleos essenciais para o rosto 

Óleos Essenciais Para o Rosto

Como disse anteriormente, existem uma infinidade de óleos essenciais e cada um tem uma função ou ação específica. Mas qual óleo essencial é bom para o rosto? Basicamente, todos. Em um panorama geral, podem ter ações hidratantes, antissépticas, calmantes e/ou sebo-reguladoras, ou seja, tudo o que precisamos para que a nossa pele fique sempre saudável!

Como Usar Óleo Essencial para o Rosto?

Para aproveitar todos os benefícios dos óleos essenciais no rosto, é preciso escolher um veículo carreador (óleos vegetais, máscaras e/ou hidratantes) que seja voltado para a aplicação nesse local do corpo. 


É importante prestar atenção no momento da aplicação, amores, pois o rosto é um dos lugares mais sensíveis de nosso corpo e é onde costumam ser mais visíveis as temíveis manchas, acnes e demais patologias dérmicas. Vejam como é facílimo usar o óleo em conjunto a diferentes veículos carreadores:

Óleo Vegetal

Caso vocês escolham utilizar alguns dos OEs diluídos em um óleo vegetal (de sua preferência e/ou necessidade), deverão seguir a seguinte proporção: para cada 1 gota de óleo essencial, utilize três gotas de óleo vegetal. Fazendo dessa forma, vocês terão um risco menor de sensibilidade na skin.

Creme Hidratante

Quando forem utilizar algum creme hidratante para a massagem e hidratação facial, basta acrescentar algumas gotas em pouca quantidade. Neste caso, o OE será apenas um aliado na hidratação.

Máscara

Após separar um pouco da sua máscara preferida, pingue duas gotas do óleo essencial indicado. Após misturar, aplique a máscara no rosto, deixe agir conforme a recomendação do tratamento e depois lave o rosto.

Contraindicação de Óleos Essenciais Para o Rosto

Apesar de muito benéfico para uma série de coisas, não é todo mundo que pode fazer o seu uso sem antes ter o consentimento de um médico dermatologista! Porque? Alguns compostos dos OEs são bastante prejudiciais para algumas pessoas, como:


  • grávidas e bebês (pela pele hipersensível)

  • epiléticos (já que alguns OEs afetam o sistema nervoso) 
  • pessoas com pressão alta (pela ação forte de alguns OEs)

  • alérgicos (que têm sensibilidade a alguns compostos)

Por isso, vocês devem tomar o máximo de cuidado ao fazer as suas misturinhas. Afinal, meninas, nunca é demais consultar um aromaterapeuta e/ou um dermatologista, não é mesmo?

Melhores Óleos Essenciais para o Rosto

Caso vocês não saibam, os óleos essenciais são divididos em sete categorias aromáticas. Essa divisão serve como um guia para que saibamos quais combinações que funcionarão no tratamento que buscamos. São elas: 


  • categoria dos cânforados: óleos desta categoria têm uma fragrância forte e com forte apelo medicinal. Além do próprio óleo essencial de cânfora, estão sálvia, manjerona, hissopo, eucalipto e alecrim.

  • categoria dos florais: são os óleos originados das flores. Alguns deles são rosa, jasmim, ylang ylang, gerânio, zimbro, camomila, lavanda e sálvia.

  • categoria dos mentolados: são provindos das espécies de plantas da família da menta. Se diferenciam pela intensidade do aroma mentolado. Entre eles incluem OEs de hortelã, poejo e menta.

  • categoria dos almiscarados: são óleos com o aroma terroso e robusto. Podem se classificar neste grupo óleos de citronela, mirra e patchouli.

  • categoria dos picantes: óleos semelhantes a sensação mentolada, porém dão bastante energia e frescor. Entre eles estão melaleuca, anis, gengibre, orégano, noz-moscada, tomilho, manjericão e canela. 

  • categoria dos doces: esta categoria apresenta óleos essenciais de odor adocicado e/ou cítrico. Podemos citar desse grupo, os óleos de laranja, limão, tangerina, lima e citronela.

  • categoria dos amadeirados: têm o aroma terroso e fresco, como os óleos essenciais de pinheiro, cravo e cedro. 

A partir dessas classificações, existem alguns óleos essenciais indicados especificamente para tratamentos da região facial. A seguir, irei indicar alguns dos principais problemas de pele (no rosto) e quais são os melhores OEs que podem amenizar ou solucioná-los. 

Foto: Óleos essenciais benefícios para a pele 

Óleo Essencial Para Rugas

Os óleos essenciais mais propícios para o rejuvenescimento e hidratação da pele são o dos grupos florais, doces, de gerânio, lavanda, copaíba, patchouli, palmarosa, gerânio e sândalo. 


O que todos eles têm em comum são as suas propriedades antioxidantes que melhoram a elasticidade da pele, resgatam a umidade natural e a regeneração celular, de forma a reduzir as linhas de expressão e os sinais da idade. São ótimos para as pessoas que têm a pele seca e sensível.

Óleo Essencial Para Fechar os Poros

Óleos essenciais que agem diretamente nos poros, diminuindo sua oleosidade são os óleos de gerânio, camomila, lavanda, sândalo, cedro, melaleuca e hortelã


Todos eles têm propriedades secativas e adstringentes, além de serem tônicos, anti-inflamatórios, antissépticos, cicatrizantes e antifúngicos. Dessa forma, são os mais indicados para pessoas com a pele oleosa, pois auxiliam na redução de sebo da pele, fechando os poros.


Receita Creme Facial com Óleos Essenciais

Acompanhando a moda do “faça você mesmo” vou ensinar para vocês uma receitinha MARAVILHOSA de creme hidratante caseiro, utilizando os maravilhosos óleos essenciais. Para isso, vocês irão precisar de:


  • 5 colheres de manteiga de karité, manga ou cacau

  • 3 colheres de azeite ou óleo vegetal de semente de uva

  • 2 colheres de óleo de coco

  • 5 gotas de óleo essencial de lavanda, camomila ou gerânio

Em primeiro lugar, vocês devem derreter a manteiga (de preferência em banho-maria). Após isso, misture com os óleos vegetais de coco e semente de uva e bata no liquidificador por 2 minutos. Quando a mistura atingir uma textura homogênea, insira o conteúdo em um potinho com tampa, adicione de 4 a 5 gotas do OE de sua preferência e agite o potinho. Em seguida, deixe a mistura em repouso por 5 minutos e leve à geladeira.


Caso queiram uma solução mais prática, vocês podem optar por utilizar os cremes já prontos, como os da Le Fruit, 100% naturais com óleos essenciais. Temos o Hidratante Hibisco e Framboesa Le Fruit, que conta com a ação adstringente e refrescante de extratos florais e doces (hibisco e framboesa), perfeito para a hidratação de qualquer tipo de pele.

Foto: Hidratante de Hibisco e Framboesa Le Fruit Cosmetics 

 

Além dele, temos as Máscaras de Argila Le Fruit (verde, rosa e dourada), que contam com o auxílio das propriedades hidratantes, antioxidantes, anti-inflamatórias e adstringentes dos óleos essenciais de gerânio, ylang ylang e hortelã. O que não faltam, são opções para manter a sua pele sempre linda e saudável!


E aí, amores? Gostaram de aprender mais sobre a ação dos óleos essenciais em nossa pele? Qual o preferido de vocês? Estou curiosa para saber! Beijos e até o próximo artigo!

 

4 comentários

  • Na receita de creme facial como bater no liquidificador quantidade tão pequena?

    Nadir
  • Hi,

    Do you have a Shopify store? Are you worried about Sales?

    I can give your store 1st page ranking in Google.

    I get it – paying someone to rank your site higher may sound like a lot. But what if I told you can start benefiting from SEO just from $5?

    What you’ll get from my service -

    Guaranteed Boost in Sales
    More Web Traffic
    Rank Higher in Google

    Sounds too good to be true?

    We’ve ranked hundreds of stores already.

    To show you I’m not all talk, You can read our client’s honest reviews. We’ve got 5/5 from ALL OF THEM! Here’s the link -

    http://www.gozrim.com

    Take care,
    Rankistan

    Amparo
  • Muito legal o conteúdo, pra quem gosta, indico um tema parecido abaixo.

    Nesse curso você aprende a retirar os princípios ativos das plantas medicinais e a usá-los na produção de medicamentos e cosméticos, tais como: Tinturas, extratos, sabonetes medicinais, produtos tradicionais fitoterápicos e óleos terapêuticos.

    Curso completo, você será capaz de montar uma farmácia viva em sua casa.

    http://bit.ly/suafarmaciaemcasa1

    estevao
  • Gostaria de uma orientação de como fazer uso da argila. Tenho a argila rosa. Como usar adequadamente para potencializar o efeito do produto?
    Grata!

    Bianca

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .