Óleos Essenciais Para a Pele e a Importância da Aromaterapia

Olá, meninas!

Quando ouvimos falar sobre aromaterapia e óleos essenciais, o que nos vem à cabeça são os tratamentos holísticos aromáticos, que trazem benefícios para a mente e o organismo. Mas, e se eu contar para vocês que é possível utilizar os benefícios dos óleos essenciais para a pele?

Nesse artigo eu vou explicar para vocês o que são os óleos essenciais, como funciona a aromaterapia e, é claro, quais são os benefícios dessas substâncias para o trato da nossa skin. Então, bora lá?

O Que São Óleos Essenciais?

Os óleos essenciais, de maneira geral, são os compostos extraídos de plantas e frutas. Eles capturam o aroma e o sabor desses vegetais, ou seja, a sua essência (por isso o nome).

O interessante dessas substâncias, é cada uma apresenta compostos aromáticos únicos, com diferentes características. Logo, terão efeitos diferentes para cada organismo (ou estado e tipo de pele, quando uso tópico).

Eles podem ser obtidos por destilação (via vapor e / ou água) ou por métodos mecânicos, como a prensagem a frio. Uma vez que os produtos químicos aromáticos foram extraídos, eles são combinados com um óleo transportador — como cremes, géis, loções ou óleo vegetal (de semente de uva, por exemplo) —, para criar um produto que está pronto para uso tópico.

E é importante atentar que a forma como os óleos essenciais são produzidos é relevante, pois quando obtidos por processos químicos não são considerados verdadeiros. Por isso, atenção ao óleo que vocês forem usar, meninas!

A Aromaterapia

Os óleos essenciais são mais comumente usados ​​na prática da aromaterapia, na qual são inalados por vários métodos, interagindo com o corpo de diversas maneiras.

Quando inalados, eles podem estimular áreas do seu sistema límbico, que é uma parte do cérebro que desempenha um papel nas emoções, comportamentos, olfato e memória de longo prazo.

Curiosamente, meninas, o sistema límbico está fortemente envolvido na formação de memórias. Isso pode explicar em parte por que cheiros familiares podem desencadear memórias ou emoções.

Além disso, esse sistema também desempenha um importante papel no controle de várias funções fisiológicas inconscientes, como respiração, frequência cardíaca e pressão arterial.

Benefícios dos Óleos Essenciais Para a Pele

A pele é considerada o maior órgão do corpo humano e, também, a primeira barreira de proteção contra os perigos externos. Por outro lado, ela é também a primeira parte do nosso corpo que sofre agressões dos agentes externos no ambiente.

Por isso, é importante fortalecer sua estrutura, hidratando e a imunizando. E como sempre digo aqui no blog, que a melhor forma para isso acontecer, é através de substâncias naturais, como os óleos essenciais para a pele.

Nem todos eles podem ser aplicados diretamente na pele (por conter elementos que podem ser tóxicos, caso sejam utilizados de maneira tópica). Porém, aquele que podem ser aplicados, trazem diversos benefícios a nossa skin. Entre eles estão:

  • o auxilio no combate ao envelhecimento
  • propriedades antioxidantes
  • propriedades antifungicas
  • prevenção de infecções
  • combate a alergias
  • combate a acne

Como disse antes, cada óleo essencial funciona de uma maneira diferente. Quando aplicados na pele, alguns produtos químicos vegetais são absorvidos. Certos métodos de aplicação podem melhorar a absorção, como a aplicação com calor ou em diferentes áreas do corpo. Seguem exemplos de óleos essenciais e os seus poderes de ação.

Lavanda

O óleo essencial de lavanda pode beneficiar a pele, pois consegue diminuir a acne, ajuda a clarear a pele e reduz as rugas e linhas de expressão. Ela tem em sua composição fitoquímicos antioxidantes conhecidos por combater os sinais de envelhecimento

Com poder anti-inflamatório, o óleo essencial de lavanda ajuda a reduzir a acne, deixando a pele mais saudável. Assim, o uso tópico da lavanda auxilia no tratamento de pele acneica de duas maneiras: reduzindo a inflamação e acelerando a cicatrização.

Gerânio

Confere maciez aveludada e resgata a umidade natural da pele. Possui ação antioxidante, sendo especialmente recomendado para peles maduras. Ajuda a clarear e rejuvenescer, propiciando beleza e força.

Camomila

O óleo essencial de camomila pode também ser difundido em um difusor de ambiente, ou ser aplicado na pele diluído com o seu hidratante. Ele relaxa, acalma, tem ação anti inflamatória é excelente para hidratar a pele e manter macia.

Ylang Ylang

O óleo essencial de Ylang Ylang é um bom antibactericida e antifungicida, dado a presença de linalol, um composto que possui eficácia no combate a alguns microrganismos e na desinfecção de feridas, facilitando o processo de cura e cicatrização, além de suavizar irritações na pele.

Melaleuca

O óleo essencial de melaleuca é um dos mais conhecidos quando o assunto é fungos e bactérias. Excelente contra acne, pode ser aplicado puro diretamente na 'espinha' ou em uma vaporização para o rosto. Para aliviar dores e inchaços, é usado na massagem corporal ou em compressa.

Hortelã

Quando usado topicamente sobre a pele, o óleo de hortelã pode resultar em efeitos calmantes, tonificantes, suavizantes, anti-inflamatórios, antissépticos e antimicrobianos.

Ele também pode ser eficaz na redução de cravos, na diminuição da oleosidade e no tratamento de catapora, além de aliviar problemas como dermatite, inflamação, micose, sarna, coceira e queimaduras solares.

Além disso, ele ajuda a hidratar e aliviar as dores resultantes da queimadura. O óleo também pode ser usado como medida preventiva, já que há indícios de que o óleo de hortelã tem um fator de proteção solar maior do que vários óleos essenciais como os de lavanda e de eucalipto.

Seus compostos antioxidantes protegem a pele de danos causados pela presença de radicais livres, que podem resultar em envelhecimento precoce e até desencadear alguns tipos de câncer de pele.

Como Utilizar Óleos Essenciais Para a Pele

Por serem altamente concentrados, você não pode, de maneira alguma, aplicá-los diretamente sobre a cútis. O correto é adicionar uma pequena quantidade em algo que você usa no dia a dia. 

Alguns exemplos são os óleos vegetais, hidratantes, máscaras, cremes de massagem corporal e até argila. Segue o passo a passo de como fazer cada preparação: 

Diluído em um óleo-base 

Alguns óleos essenciais apresentam maior risco de sensibilização. Nesses casos, eles devem ser misturados em óleos-base (de abacate, macadâmia, amêndoa doce, linhaça,  girassol, oliva, rosa-mosqueta, semente de uva ou coco). 

Sugiro utilizar em média uma gota do essencial para três gotas de base.

Em conjunto com os produtos de uso diário 

Nesse caso, basta acrescentar algumas gotas do óleo essencial nos produtos de uso diário (limpadores, loção hidratante e tônicos).

Máscaras 

Separe um pouco da sua máscara facial preferida (somente o suficiente para um uso), pingue duas gotinhas do óleo de preferência, misture e pronto. Aplique no rosto e deixe agir conforme a recomendação do produto.

Compressas

Acordou com alguma dor muscular ou torcicolo? Coloque de duas a cinco gotas em uma toalha e pressione sobre a região. Aguarde 15 minutos. 

Óleos Essenciais Para a Pele com Le Fruit

Aqui na Le Fruit, utilizamos os óleos essenciais como potencializadores do poder de ação dos outros ingredientes.

Dentre eles, temos nossas maravilhosas máscaras faciais de argila, como a Máscara Facial Suavizante Gerânio, com óleo essencial de gerânio, que devolve a hidratação natural da pele e suaviza as linhas de expressão; a Máscara Facial Iluminadora Ylang Ylang, com óleo de Ylang Ylang, ameniza as manchinhas do rosto e estimula o colágeno natural.

Já a nossa queridíssima Máscara Facial Purificante Hortelã, com óleo ossencial de hortelã, regula e equilibra a oleosidade da pele.

Temos também nossos desodorantes totalmente naturais, veganos e cruelty-free. Isso quer dizer que eles não têm alumínio e as demais substâncias nocivas em sua formulação, somente ingredientes naturais totalmente compatíveis com a nossa cútis e com o nosso organismo.

O Desodorante Natural Uva Verde, (com óleo essencial de uva verde) além de ter um aroma super delicioso da uva, não dá aquela sensação de sufoco e, por ser spray e ter uma ótima absorção na pele, não mancha as roupas.

Já o Desodorante Sport Menta é formulado com extrato de Menta e estéres de xilitol de origem vegetal, molécula 100% biodegradável, que garantem uma ação prolongada.

E das opções de melhor desodorante para axilas escuras, tenho que falar do nosso Desodorante Nutritivo de Maracujá, que além do óleo essencial de Maracujá, é formulado com extrato de Gengibre e Niacinamida B3. Esses são ingredientes que atuam no processo natural de recuperação e uniformização da tonalidade natural das axilas escuras. 


E aí, meninas? Curtiram saber mais sobre a importância da aromaterapia e os óleos essenciais para a pele? Qual óleo é o seu preferido? Compartilhem com a gente aqui nos comentários ou em nossas redes sociais!


Beijos, Isa! <3

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .