Parabeno Faz Mal? Descubra Tudo Aqui – Le Fruit

Por LE FRUIT COSMETICS COSMETICS

Parabeno Faz Mal? Descubra Tudo Aqui

Hello amores!

Hoje eu trouxe verdades sobre os parabenos...

  1. Parabeno faz mal?
  2. Por que o parabeno faz mal?
  3. Por que o parabeno ainda é usado?
  4. Parabeno faz mal para a pele?
  5. Parabeno faz mal para a saúde?

O termo “parabenos” refere-se a um conjunto de conservantes e estão presentes em mais de 87% dos produtos cosméticos convencionais. São substâncias derivadas do petróleo (já começou mal, nada ecológico), utilizados nas formulações cosméticas convencionais, como conservantes. 

E precisa de conservantes? 

Sim, é necessário ter conservantes nas formulações, pois eles garantem a integridade dos produtos que possuem água, caso contrário fungos e bactérias encontram um ambiente propicio para se multiplicarem, eles amam água! 

Parabeno faz mal?

Já existe comprovação cientifica que os parabenos interferem em alguns dos nossos hormônios principalmente no estrogênio, seja atuando como um falso hormônio, ou ainda, bloqueando, inibindo a ação de outros hormônios, são os chamados disruptores endócrinos. Eles estão entre as substâncias que mais causam alergias, dermatites de contato e outras reações de hipersensibilidade a nossa pele. 

Porque o parabeno faz mal?

Em 2004 a Universidade de Reading, Reino Unido, publicou no Journal of Applied Toxicology, que os parabenos podem apresentar propriedades estrogênicas. Os cientistas estudaram vinte casos diferentes de câncer de mama durante três anos e concluíram que havia concentrações de parabenos acumulados nos tecidos cancerígenos dos seios.

Segundo o estudo, os parabenos são absorvidos pela pele e entram na corrente sanguínea, onde passam a agir como disruptores hormonais. Eles ligam-se aos receptores celulares dos estrógenos e induzem as células a agirem como se houvessem sido ativadas por estrogênios naturais (hormônios femininos).

Há indícios de que o efeito contínuo da disrupção hormonal causada pelos parabenos esteja associada a maior probabilidade de cânceres hormônio-dependentes.

Por que o parabeno ainda é usado?

Agora você deve estar se perguntando, porque a maioria das empresas utilizam parabenos nos seus produtos, mesmo sabendo o risco potencial dessas substâncias? 

E eu te respondo, os parabenos estão entre os conservantes de menor preço no mercado (são mais baratinhos!).

As grandes players ou as “Fast Beauty” são empresas de cosméticos, que visam o lucro, sem se preocupar muitas vezes com os impactos de uma produção desenfreada ao planeta e com a saúde dos seus consumidores, e optam  por conservantes de baixo preço como é o caso dos parabenos.

Já aqui na Le Fruit Cosmetics nós somos uma empresa de “Slow Beauty”, é um conceito novo de empresas que buscam produzir cosméticos de forma consciente, sem afetar em demasia o meio ambiente, procurando respeitar aspectos sociais e econômicos. 

Os nossos produtos tem em sua composição água e por isso necessitam de conservantes, nós utilizamos apenas conservantes do bem, conservantes naturais de alta qualidade que garantem a integridade de toda a nossa linha.

Nos rótulos de todos os nossos produtinhos os conservantes utilizado são os “Gliceris” eles  aparecem com a denominação internacional de Glyceryl Caprylate (and) Glyceryl Undecylenate.

Parabeno faz mal para a pele?

Embora os estudos indiquem que um pouco de parabeno não faz mal a ninguém, um pouquinho de parabeno do seu desodorante, mais um pouquinho do seu creme, mais um pouquinho do protetor solar, do shampoo, do perfume… e no final do dia é provável que você tenha aplicado bem mais parabenos no seu corpo do que a quantidade segura recomendada.

No mundo todo o movimento anti-parabenos vem ganhando força. Na Dinamarca, por exemplo, o uso de parabenos está terminantemente proibido em produtos infantis.

No Brasil, a ANVISA determinou que as fórmulas não podem conter mais que 0,4% de cada parabeno, nem somar mais que 0,8% de parabeno total na sua composição.

Na pele o parabeno pode causar:

  • Alergias: por estar presente na maioria dos cosméticos convencionais, alguns estudos relataram alergias na pele causadas por hipersensibilidade aos parabenos, como por exemplo dermatite de contato, alergias, descamações e vermelhidão.
  • Envelhecimento precoce da pele:foram observados que o uso de cosméticos com parabenos combinados a exposição a radiação solar causaram danos na pele e ao DNA cutâneo.
  • Alterações hormonais: O parabeno interfere no sistema endócrino de humanos e animais – ele possui uma atividade estrogênica – por conta disso ele é considerado um disruptor endócrino, causando desregulação endócrina, ou seja, o parabeno interfere nos hormônios.
  • Suspeitas de incidências de câncer de mama: em seres humanos foram relatados que o uso de desodorantes que continham o conservante, a partir da absorção cutânea dos parabenos, levaram a alguns casos de câncer de mama. 

Parabeno faz mal para a saúde?

Outro ponto de atenção importante é em relação ao meio ambiente, segundo estudo desenvolvido por pesquisadores da USP, foram  avaliados os efeitos dos parabenos sobre os organismos aquáticos , e  concluíram  que os parabenos representam risco ecológico potencial para os ambientes aquáticos. 

Os cientistas sugerem ainda a implantação pelas agências reguladoras medidas restritivas para o uso desses conservantes visando uma melhor proteção da biota aquática.Sua pele e o meio ambiente agradecem a sua escolha por produtos livres de parabenos.

Como os parabenos são encontrados nos rótulos: Methylparaben, Propylparaben, Butylparaben, Benzylparaben,Ethylparaben, Isobutylparaben. 

Em quais produtos podem ser encontrados os parabenos: Hidratantes corporais, desodorantes, xampus, condicionadores, cosméticos faciais e até mesmo em produtos infantis.

Hidratantes sem parabenos

Aqui na Le Fruit toda a nossa família de produtos é sem parabenos, por aqui a gente acredita muito em ingredientes naturais, que fazem bem para a saúde.

Foto: Família de produtos Le Fruit 

O Hidratante de Hibisco e Framboesa é livre de parabenos e substâncias tóxicas e tem a textura que parece um iogurte e sim dá vontade de comer de colher e o cheiro dessa frutinha não tem igual.

Foto: Hidratante corporal e facial Le Fruit sem parabeno 

O hidra é aquele produtinho prático, que a gente chega da academia, toma um banho e passo o mesmo creminho no corpo e no rosto e já sai voando para o trabalho. A embalagem é super versátil e tem o tamanho ideal para levar na bolsa da academia, na bolsa do trabalho e na mala para viajar com o mozão

Nosso hidra é feito com ingredientes naturais, livre de parabeno, óleo mineral, PEG’s, petrolatos e ainda é veganinho and livre de crueldade.

 

Referências Bibliográficas:

CASSAROTTI, Adriana; LUBI, Neiva. Malefícios decorrentes ao uso de produtos contendo parabenos. Curitiba- PR. 2012. Disponivel em: https://tcconline.utp.br/media/tcc/2017/05/MALEFICIOS-DECORRENTES-AO-USO-DE-PRODUTOS-CONTENDO-PARABENOS.pdf.

HOPPE, Ana Carolina; PAIS, Mariana. Avaliação da toxicidade de parabenos em cosméticos. São Paulo – SP. 2017. Disponível em: http://www.revistarevinter.com.br/minhas-revistas/2017/v-10-n-3-2017-volume-10-numero-3-outubro-de-2017-sao-paulo/194-avaliacao-da-toxicidade-de-parabenos-em-cosmeticos/file.

SPADOTO, Mariângela. Avaliação dos efeitos dos parabenos sobre organismos aquáticos e comparação de sensibilidade de espécies. São Paulo- SP . 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-02102017-181533/pt-br.php.

 

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.