Pele Ressecada No Frio: Saiba como Evitar

Olá, meninas!


É de conhecimento geral que, dependendo da nossa rotina e costumes, estamos sujeitas a ter a pele desidratada. Mas, existem situações que por mais que lutemos contra, é impossível que mudemos: umas delas é ter a pele ressecada no frio, durante o inverno.

Pensando nessa situação que resolvi, nesse artigo, compartilhar com vocês algumas maneiras de evitar que isso aconteça, através de dicas e sugestões de produtos que deixarão sua pele linda e hidratada. Bora lá?

A Pele no Inverno

A junção do clima frio e o ar seco durante o inverno podem deixar a pele em uma situação bastante complicada em termos de ressecamento, meninas. Isso acontece, porque a baixa umidade é comum em climas mais frios, roubando a umidade da pele todo o tempo. Dentre os sintomas que podem ocorrer na pele ressecada no frio, estão:

  • ictiose
  • psoríase
  • dermatite seborréica
  • dematite atópica

Cuidar da pele durante o inverno exige um pouco mais de tempo e esforço, porque as condições são bastante extremas para nossa barreira protetora fazer “todo o trabalho” sozinha.

O que Causa Desidratação?

Para entender mais a fundo o que causa a desidratação, meninas, é preciso ter em mente que os processos biológicos que impulsionam a desidratação da pele são complexos. 

Todos eles incluem a deficiência na pele de lipídios, do fator de hidratação natural (FHN) e de uma proteína chamada filagrina. Com isso, são vários os desencadeadores que acentuam a pele seca e sem brilho. Dentre eles:

  • exposição ao vento e aos raios UV
  • contato com alérgenos e poluentes que agridem a camada externa da pele
  • contato físico frequente e prolongado com a água quente
  • contato com objetos e substâncias abrasivas (pedras pomes, produtos de limpeza doméstica, dentre outros)
  • uso de determinados medicamentos (por exemplo, retinoides ou corticosteroides) e erupções de eczema podem causar o ressecamento da pele.
  • dieta com deficiência dos ácidos graxos essenciais

Além destes fatores externos, outro fator muito comum é estar em ambientes com temperaturas extremas (como as negativas) que resultam na pele ressecada no frio (sendo a temperatura natural ou não). 

Existem também as causa naturais (fatores internos) que provocam a pele ressecada, como o envelhecimento, predisposição genética e as alterações hormonais. 

Envelhecimento da Pele

Conforme o amadurecimento da pele, as glândulas sebáceas e sudoríparas têm sua atividade reduzida. Isso resulta na diminuição do teor de água da pele e a sua capacidade para reter a umidade. Além é claro, da capacidade de produzir lipídios e suor.

Predisposição Genética

Dependendo das características genéticas de uma pessoa, é possível que o equilíbrio de hidratação da pele seja prejudicado. Isso acontece, quando percebemos as características naturais da nossa pele, como sendo mais ressecada ou mais oleosa.

Alterações Hormonais

Durante a gravidez e a menopausa, as mulheres tendem a sofrer alterações nos níveis de hormônios como estrogênio e da testosterona, que influenciam diretamente na hidratação da pele e nos níveis lipídicos.

Como Cuidar da Pele do Corpo

O principal a se fazer para não ter a pele ressecada no frio, meninas, é evitar todos os fatores que contribuem para que isso aconteça. 

Mesmo quem já sofre com isso ou tem predisposição para o ressecamento da pele, é necessário seguir o mesmo caminho, de modo que esses impactos sejam amenizados. Para isso, é preciso que:

  • evite o ar seco (tanto em climas quentes quanto frios). Para isso, gaste menos tempo ao ar livre e use um umidificador, se estiver em ambientes fechados.
  • elimine ou reduza o tempo sob a água quente
  • use luvas ao lavar a louça
  • use roupas feitas de materiais naturais que não irritam a pele
  • faça uso de sabão neutro, isento de corantes e perfumes que instigam a irritação e o ressecamento da skin
  • beba bastante líquido e tenha uma dieta equilibrada

Além disso, é imprescindível adotar uma rotina de cuidados com a pele do corpo (principalmente nas estações mais frias), abusando da limpeza correta e hidratação intensa.

Descamação da Pele do Rosto

No caso do rosto, em específico, o cuidado deve ser redobrado. Digo isso, meninas, pois a nossa face é uma das regiões do corpo com maior exposição externa. 

Sem a hidratação facial adequada, a pele do rosto sofre ressecamento, criando descamação, manchas e linhas finas (além de evidenciar as que já existem. O que é um horror, não é mesmo?). 

Para isso, é preciso fazer o uso de alguns produtos e hábitos, que garantem a elasticidade da pele, o aumento da luminosidade e viço.

Creme Para Rosto Ressecado

Os cremes hidratantes faciais para pele ressecada no frio, devem ter como pré-requisito restaurar o equilíbrio de umidade nas camadas superiores da pele. Para isso, é importante que você escolha produtos ou ingredientes que contenham substâncias que retenham a umidade do estrato córneo. 

Aqui na Le Fruit, temos o Umectante Antioxidante Facial que oferece cuidado diário com fórmula nutritiva e textura rica, indicado  para minimizar as marcas da idade. Entre os seus ingredientes estão os prebióticos essenciais, substâncias que combatem o ressecamento, a vermelhidão e a coceira da pele.

Máscara Protetora Facial

As máscaras faciais garantem uma ação profunda e prolongada de seus benefícios, além de possuírem fórmulas bem concentradas (com ingredientes naturais ou não), que agem poderosamente para deixar a pele mais jovem, saudável e hidratada.

Por serem fáceis de aplicar e proporcionarem ótimos resultados, são utilizadas para complementar tratamentos específicos (como limpeza e hidratação) revitalizando e energizando a nossa skin. 

Um tipo bastante comum de máscaras faciais, são as que utilizam argila de variadas cores. As máscaras faciais da Le Fruit utilizam as argilas verde, amarela e rosa, com poder de ação específicos para cada tipo de pele. 

A Máscara Facial Purificante de Hortelã utiliza a argila verde, ideal para aquelas pessoas que têm a pele oleosa. Ela ainda conta com ingredientes como o extrato de camomila e de uva, que tem um efeito relaxante, e do extrato de pepino e óleo essencial de hortelã, que traz frescor durante a ação da máscara.

Voltada para pessoas com a pele seca e normal, a argila rosa está presente entre os ingredientes da Máscara Facial Suavizante Gerânio. É possível usufruir de outros ingredientes como o óleo essencial de gerânio, que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, e os extratos de camomila e pepino, que acalmam e suavizam a pele.

Por fim, a Máscara Facial Iluminadora Ylang Ylang, que leva argila dourada em sua formulação, é voltada para todos os tipos de pele, amenizando as manchas do rosto e fortalecendo a estrutura da pele. 

Além dos benefícios da argila dourada, há também os efeitos do óleo essencial de Ylang Ylang, que potencializa o efeito anti-inflamatório e antisséptico da máscara.




E aí, meninas? Gostaram das dicas para evitar e cuidar da pele ressecada no frio? Têm alguma outra receita que queiram compartilhar? Escrevam pra gente aqui nos comentários ou em nossas redes sociais! Até o próximo artigo!


Beijos, Isa. <3

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .
Carregando Ambiente Seguro