Pilates Solo: Quais os Benefícios e Como Praticar – Le Fruit

Por LE FRUIT COSMETICS COSMETICS

Pilates Solo: Quais os Benefícios e Como Praticar

Olá meninas!


Com as altas temperaturas, nos preocupamos em como cuidar da nossa pele, mas, a verdade é que também precisamos cuidar da saúde do nosso corpo, praticando exercícios físicos e cuidando da nossa alimentação. Afinal, já sabemos que a beleza da nossa skin responde a esses fatores.


Todavia, meninas, eu entendo que para algumas pessoas ainda é arriscado ir para academias praticar os exercícios ou o tempo é tão corrido que não se consegue ir até um local específico realizar aulas. Por isso, hoje quero falar do pilates solo.  Uma forma de se exercitar sozinha, em casa, sem a necessidade de gastar horrores com aparelhos e que traz ótimos benefícios para a saúde. 


Então, bora conferir mais uma dica incrível de como cuidar da sua saúde física e emocional em casa?!


Quais os benefícios do Pilates Solo para saúde?

Antes de falarmos propriamente dos benefícios do pilates solo, é importante que vocês entendam o que é essa prática em si… Assim, meninas, o pilates é uma atividade física que combina técnicas de yoga, medicina chinesa e meditação. Ela pode ser realizada por pessoas de qualquer idade, sejam adultos, crianças ou idosos, por conta da sua grande quantidade de exercícios, posições e formas de ser realizada. 


Todos as posições e exercícios possuem como base o equilíbrio, a respiração e a concentração. Por isso, a prática do pilates solo pode trazer benefícios como:


  • Melhora da postura e da concentração;
  • Auxilia no relaxamento e no alívio do estresse e da ansiedade;
  • Diminui as dores musculares;
  • Ajuda a emagrecer e a tonificar os músculos do corpo;
  • Aperfeiçoa o equilíbrio, a flexibilidade e a coordenação motora;
  • Ativa a circulação sanguínea;
  • Melhora o processo respiratório;
  • Aumenta a qualidade do sono;
  • Elimina toxinas do corpo;
  • Previne o desenvolvimento de doenças como diabetes, colesterol e problemas cardíacos.

São muitos benefícios, não é mesmo meninas?! 


Redução do estresse e da ansiedade

Um dos benefícios do pilates é, justamente, a redução do estresse e da ansiedade. Então, amore, se você sofre com isso, uma ótima maneira de tratar e cuidar da sua saúde emocional é incluir essa prática na sua rotina.


Isso ocorre porque o pilates exige concentração e controle da respiração. Assim, ao se concentrar, somente, no exercício, acabamos por esquecer ligeiramente dos problemas e focar em algo que trará descanso a nossa mente. Sem falar que respirar de forma adequada ajuda no controle das nossas emoções, trazendo o alívio ao nosso sistema emocional. Uma maravilha, não acham?!


Quantas vezes se deve fazer pilates por semana?

Com todos os benefícios que o pilates solo promete, logo pensamos que realmente vale a pena separar uns minutos do seu dia para realizar esse exercícios físico, né meninas?! Contudo, se a rotina de vocês é tão corrida quanto a minha, devem estar se perguntando, também, quantas vezes devem praticar o pilates por semana… E a resposta é que tudo vai depender de vocês e do seus seus objetivos, amores. 


O ideal é que nós realizemos os exercícios três vezes por semana, de forma que o nosso corpo consiga descansar nos intervalos. Contudo, vocês podem começar com duas vezes por semana e ir evoluindo, conforme vocês se adaptam…


Qual a diferença entre o Pilates de solo e o de aparelhos?

Agora, meninas, se vocês estão se perguntando se o pilates solo tem os mesmos efeitos que o pilates com o uso de aparelhos, saibam que o pilates de solo é ainda mais intenso. Isso porque quando realizamos o pilates com as máquinas, elas regulam a força e a intensidade que o exercício terá - sendo uma ótima opção para quem sofre de algum problema ou lesão física. Além disso, por possuírem molas, elas podem amortecer os exercícios.


Já o pilates de solo exige o uso da força do seu corpo para realizar as atividades, afinal, você terá que suspender o seu próprio peso - fator que determinará a intensidade dos exercícios. Conseguiram entender a diferença entre as duas modalidades amores?


Algumas opções para você praticar em casa ou em qualquer outro lugar

A maior vantagem, eu acho, de praticar o pilates solo é a liberdade de poder realizar as atividades físicas em casa, na praia ou em qualquer lugar. Contudo, é importante que nós conheçamos os nossos limites e fiquemos atentos para realizá-los de forma correta. Para ajudar, eu listei alguns exercícios para fazermos em casa. Confira:



Swimming (nadando)


Essa posição é bem fácil amores. Basta vocês deitarem no chão. Depois, inspire e levante o braço direito e a perna esquerda, como se estivesse nadando. Logo após, expire e abaixe o braço e a perna. Repita por cerca de 10 vezes, de cada lado. 


Fácil né?! Esse exercício é ótimo para  fortalecer a coluna vertebral e melhora da mecânica de movimentos como andar ou correr. Uma maravilha!


Spine Stretch


Nesse exercício amores, vocês devem ficar sentadas. Com a coluna ereta, as pernas alongadas e afastadas, mas atenção aos pés, pois as pontas dos dedos devem ficar voltadas para cima. As mãos, por sua vez, devem descansar entre as pernas.


Depois, eleve os braços, na altura dos ombro. Inspire e expire, inclinado o tronco para a frente, ativando o abdômen, de forma a alongar toda a coluna.


Swan Dive


Outra opção de exercício é o Swan Dive. Nele, você deve deitar de barriga para baixo. As pernas e coluna neutras (estendidas). Os braços devem estar flexionados ao lado do tronco.


Ao inspirar, eleve o tronco, alongando os braços. Depois expire, mantendo a posição e balançando para frente.


E então, meninas, curtiram as dicas? Desejam conhecer mais exercícios para praticar em casa? É só navegar pelo meu blog, afinal eu sempre busco dicas especiais para vocês, como o Yoga Restaurativo, onde eu explico seus benefícios e como praticá-lo.


Afinal praticar exercícios só traz benefícios para a nossa vida. Mas, é preciso conhecer as suas limitações e, caso necessário, procure orientação profissional!

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.