Pode Deixar Máscara de Argila Secar no Rosto? – Le Fruit

Por Le Fruit

Pode Deixar Máscara de Argila Secar no Rosto?

Olá, meninas!


Se existe um processo do skincare que é super importante para a nossa pele é o momento de aplicar a máscara de argila. Porém, muitas pessoas se questionam sobre o fato de poder deixar máscara de argila secar no rosto. Então, qual é a maneira correta?


Para sanar essa dúvida de uma vez por todas, meninas, resolvi escrever este artigo explicando qual a maneira correta de passar a argila no rosto e o tempo certo de deixá-la agir. Bora lá, então?

Pode Deixar Argila Secar no Rosto? 

Definitivamente aplicar uma máscara de argila é algo que todos nós amamos: seja porque é uma parte necessária da rotina skincare ou porque é mais uma forma de nos mimarmos um pouco em um momento de autocuidado. 


Ou seja, além de fazer super bastante bem para a pele,  funciona como um sinal eficaz para diminuir o ritmo e dar um tempo — mesmo que seja apenas por 15 minutos. 


A grande questão é que grande parte das pessoas provavelmente aprendeu que para passar a máscara de argila, é necessário aplicar uma camada grossa, deixar secar e não se mover — ou seja, ficar perfeitamente imóvel e tentar resistir à tentação de fazê-la rachar e esperar até que esteja completamente seco. 


Agora, se vocês se perguntam se pode deixar argila pode secar no rosto, fiquem sabendo que a resposta é: NÃO. Mas, por quê?

Como Usar Mascara de Argila?

As máscaras de argila, independente da sua cor e poder de ação, são populares porque a argila sem si, é muito eficaz para: 


  • extrair o excesso de óleo 
  • extrair o excesso de sebo 
  • quaisquer toxinas superficiais
  • impurezas presas na barreira da água da pele 

No entanto, meninas, se elas forem deixadas por muito tempo, a argila pode absorver água da barreira da pele, o que afeta os níveis de hidratação da pele. A curto prazo, isso afeta diretamente a maciez e o brilho da pele. A longo prazo, pode levar ao envelhecimento prematuro da pele (e isso é o que a gente não que, não é mesmo?).


O “pulo do gato”, meninas, é não deixar a máscara por mais tempo do que o recomendado. Quando observarem ou sentirem que a máscara está começando a secar, é hora de enxaguar. Para vocês entenderem melhor, vou explicar o passo a passo de como funciona a argila na pele.

Fase Úmida

Este é o momento em que ela realmente faz o efeito nutritivo, passando seus minerais para nossa pele, como o zinco, magnésio e manganês.

Fase de Resfriamento e Esfoliação

É o momento quando a máscara começa a repuxar na pele e começa a secar. Essa fase ajuda a remover as células mortas da pele, acelerando o processo de renovação, cicatrização e uniformiza o tom da pele, dando uma sensação de clareamento


Para quem tem a pele acneica, é ideal deixar chegar nessa fase (principalmente utilizando a argila verde). Os benefícios detox da máscara de argila vem desse início da secagem, que produz efeitos de absorção e uma troca de fluidos de dentro para fora. 


Esse fluxo transporta produtos metabólicos, partículas celulares e toxinas bacterianas para fora da pele, se ligando à argila e criando um processo de detoxificação. As partículas da argila também absorvem excesso de sebo, limpam os poros e removem impurezas da pele.

Fase Seca

Aqui é quando a máscara começa a esfarelar e, por isso, não devemos deixar chegar nessa fase. Ela deve ser removida ainda na fase anterior, porque quando ela seca totalmente retira a água da nossa pele, deixando ela ressecada.


Para pessoas que tem a pele seca e mais sensível é bastante prejudicial porque esse repuxamento da argila seca vai irritar bastante a pele. 


Pulverizar com água micelar ou algum cosmético semelhante pode ajudar a facilitar sua remoção, mas isso não deve ser usado para aumentar a duração da máscara. 

Pode Usar Mascara de Argila Todo Dia?

Uma máscara de argila pode ser usada de duas a três vezes na semana. Isso ajuda a diminuir as inflamações e, de quebra, deixa a pele bem mais fresca e sequinha. Extrapolar essa quantidade, porém, pode causar o temido efeito rebote. 


Para vocês conseguirem usar a máscara e dê tempo de sentir todos os benefícios, meninas, o ideal é preparar em uma consistência mais pastosa, não muito aguada e nem muito grossa, que demore aí uns 10-15 minutos para chegar na fase de resfriamento.


Mas, lembrem-se: não a deixe secar totalmente! Depois desse tempo, retire com água em uma temperatura ambiente ou fria. A água morna pode estimular a oleosidade da sua pele.

Máscaras de Argila Le Fruit

Aqui na Le Fruit, te ajudamos a utilizar a máscara de argila na consistência correta. Porquê? Nossas máscaras de argila já vem prontas! Para quem gosta de praticidade no momento de autocuidado e preza por produtos naturais, veganos e cruelty free, elas são a solução!


Temos a Máscara Facial Purificante Hortelã com argila verde, que vem potencializada com óleo essencial de Hortelã que limpa, suaviza os poros, seca e previne espinhas com ação anti-séptica e bactericida. 


Já com argila dourada, temos a Máscara Facial Iluminadora Yang Ylang que ameniza as manchas do rosto e estimula o colágeno natural. Por fim, te apresento a Máscara Facial Suavizante Gerânio com argila rosa, voltada para peles muito secas e sensíveis. Possui propriedades suavizantes, anti-inflamatórias, adstringentes, revitalizantes e cicatrizantes.




E aí, meninas? Sanaram suas dúvidas a respeito de deixar ou não a argila secar no rosto? Compartilhem as suas experiências com argila aqui na Le Fruit! Escrevam aqui nos comentários ou em nossas redes sociais! Até o próximo artigo!


Beijos, Isa. <3

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.