Pré e Pós Treino Vegano: Saiba O Que Fazer

Olá, meninas!


Não adianta termos uma rotina de exercícios e nos esforçarmos bastante na academia, sem ter outros tipos de cuidados. Para quem segue o veganismo, por exemplo, os cuidados pré e pós treino vegano são de extrema importância para o desenvolvimento muscular e a saúde em geral.

Pensando nas possíveis dúvidas para muitas de vocês, resolvi que nesse artigo, vou sugerir alguns tipos de exercícios físicos para veganos e listar uma série de dicas do que fazer antes, durante e depois do treino. Bora lá?

Treino Para Veganos

É inquestionável, meninas: exercícios físicos e uma alimentação saudável e balanceada, são os melhores amigos para alguém em treinamento. Mas, quando quem está treinando vive em um estilo de vida vegano (ou tem somente a alimentação vegetariana), é necessário adaptar o cardápio

Enquanto as dietas tradicionais de musculação incluem grandes quantidades de proteína animal, a dieta vegana de musculação elimina todos os produtos de origem animal e é mais rica em proteínas do que uma dieta vegana tradicional.

Embora tenha algumas desvantagens para a musculação — que devem ser consideradas, meninas —, seguir uma dieta vegana pode trazer vários benefícios à saúde. Mas, como qualquer assunto relacionado a nossa saúde, tomar alguns cuidados antes, durante e após os treinos, é indispensável.

Pré Treino Vegano

Vamos imaginar que vocês prefiram treinar na parte da manhã. Seu dia começa, após o banho/momento skincare, é hora de se preparar para o treino vegano do dia. 

A dica que eu dou é: alimentos fáceis de digerir e que, durante o treino, estimulem o nosso organismo a queimar suas gorduras e açucares. Dentre elas, eu posso citar:

  • batata-doce
  • aveia 
  • pão integral
  • mandioca 
  • tapioca 
  • maçã 
  • banana

Carboidratos como cereais, tubérculos e frutas no pré treino vegano fornecem glicose, substância que dá a energia necessária para nossos músculos e metabolismo, em geral. 

Ah! E dica importantíssima, meninas: evitem proteínas e gorduras, pois elas são difíceis de digerir, o que é péssimo para um treino vegano.

Durante o Treino Vegano

Receitas Pré Treino Vegano 

A aveia é um alimento super fácil de fazer combinações. Adicione, por exemplo, oleaginosas ou sementes (como linhaça, chia, etc), misture algumas frutas para ajudar a ter energia disponível a tempo para o seu treino. 

Caso ache necessário, insira um pouco de pó de proteína vegana (que costuma ser um blend de alimentos como amendoim, soja, ervilha, arroz, etc).

Durante o Treino

Lembrem-se, meninas, que é super importante que seu organismo esteja 100% pronto para o início do treino. É importante respeitar os sinais que seu corpo dá: se estiver se sentido estufada, não é a hora ainda (o ideal é comer 30 minutos ou mais, antes de iniciar um treino).

Agora, se você é daquele tipo de atleta que prefere treinos mais pesados e intensos, talvez seja interessante  ter um lanche com bastante carboidrato, para que não aconteça a temível fadiga muscular (quando não estão acostumados a um esforço maior e cansam mais rápido). 

O importante é que ela não tenha água em sua composição, como banana ou uma barrinha de cereais.

Pós Treino Vegano

Claro que, antes de mais nada, é importantíssimo de hidratar e fornecer de novo os sair minerais perdidos durante o treino. 

Em seguida, é o momento de recuperar os tecidos musculares e as demais energias, com a reposição através de proteínas e carboidratos. A alimentação pós treino vegano deve ser muito rica, balanceada e variada. 

Para oferecer ao seu corpo uma boa dose de proteína, coma oleaginosas (sem sal adicionado) após o treino. Algumas das mais saudáveis ​​incluem amêndoas, nozes, pistaches e castanha de caju. 

Outra opção é pasta de amendoim: espalhe-a num pedaço de pão integral torrado ou coma direto na colher. Mas sejam cautelosas na quantidade, ok? Oleaginosas são alimentos calóricos (péssimo para quem tem pele oleosa). 

Caso prefira almoçar após o treino, outra dica é o espinafre! Faça uma salada e complemente com sementes e oleaginosas para uma dose extra de proteína.

Complementando o Treino Vegano

É claro que, assim como em outros estilos de vida, é importante procurar um personal trainer e nutricionista para elaborar, respectivamente, um roteiro de exercícios de acordo o seu objetivo e um cardápio personalizado que atenderá as suas necessidades nutricionais. 

Dessa maneira, é possível garantir que estaremos recebendo todos os nutrientes necessários para um bom desempenho. 

Outro importante cuidado, é quanto a produção de suor. Apesar de ser muito importante para o nosso organismo, o suor em excesso após uma atividade física, pode ser bastante incômodo. Para isso, temos nosso Desodorante Sport de Menta!

Ele é o produto ideal para praticantes de atividades físicas que desejam cuidar do corpo e eliminar da sua rotina, o alumínio e substâncias tóxicas contidas nos desodorantes tradicionais.

Seu exclusivo Blend de Gliceris, tem como função principal, equilibrar o pH das axilas para que as bactérias que causam o mau odor não se multipliquem. Dessa forma as axilas ficam purificadas e livres do mau odor. 

E o melhor de tudo: ele contém ésteres funcionais de xilitol, substância derivada de fontes renováveis que confere ação prolongada contra o mau odor. Excelente antes, durante e pós treino vegano!



E aí, meninas? Consegui sanar suas possíveis dúvidas quanto ao antes, durante e depois de um treino vegano? Caso ainda tenha, só perguntar aqui nos comentários ou em nossas redes sociais! Até o próximo artigo!

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .