Protetor Solar para Pele Oleosa: Como Escolher

Olá, meninas!


Tanto eu quanto vocês, sabemos que o uso do protetor solar é item obrigatório no trato diário com a nossa pele. Mas, para algumas pessoas, fica a dúvida: existem tipos específicos de protetor solar para diferentes tipos de pele? Há, por exemplo, um protetor solar para pele oleosa?


Neste artigo, irei responder para vocês essas e outras questões a esse respeito e indicar, para quem tem a pele oleosa, quais as opções corretas de proteção aos raios solares e outras manifestações externas. Bora lá?

Tipos de Protetor Solar

Como eu já mencionei, usar protetor solar é uma das maneiras mais efetivas de proteger a saúde da pele dos raios solares — ainda que possamos buscar sombra, nos cobrirmos e/ou simplesmente evitarmos a exposição ao sol. E isso é importante, porque o contato direto com os raios ultravioleta pode causar queimaduras solares, sinais prematuros de envelhecimento e até alguns tipos de câncer.


Existem dois tipos diferentes de protetores: os físicos e os químicos. Enquanto o físico cria uma uma camada que impede que a radiação chegue na pele, os químicos usam agentes específicos para evitar a absorção dos raios UV.


Não há um consenso médico para qual seja a melhor opção. A principal vantagem da versão física está no efeito quase imediato de proteção, diferentemente do químico, que demora cerca de 20 minutos para iniciar o bloqueio efetivo. Dentre físicos e químicos, os protetores solares variam de acordo à textura, sendo eles cremosos, spray e oil-free.


A partir disso, meninas, é preciso saber qual o seu tipo de pele, porque sim, existem protetores solares específicos para cada uma. Cada pele tem uma característica única e, portanto, o protetor específico deverá se adaptar a essas necessidades singulares.

Tipos de Pele

Já disse a vocês neste artigo que existem 4 tipos de pele: a pele normal, a pele seca, a pele mista e, por fim, a pele oleosa. 


  • pele normal (nem muito oleosa, nem muito seca)
  • pele seca (incapaz de reter água em um volume necessário)
  • pele mista (zona T oleosa e normal/seca nas bochechas)
  • pele oleosa (com alta produção de sebo)

Esta última em específico, causa um pouco de dúvidas, pois a ideia de colocar protetor solar às vezes pode ser um pouco desagradável - especialmente porque muitas fórmulas no mercado deixam um efeito residual oleoso e branco depois de aplicadas. 


Mas a boa notícia, caso vocês ainda tenham dúvidas quanto a "quem tem a pele oleosa pode usar protetor solar?”, vou explicar como é um protetor solar para pele oleosa.

Protetor Solar para Pele Oleosa e com Acne

Para saber como escolher protetor solar para pele oleosa, as pessoas com essa característica precisam procurar protetores solares que removam o excesso de oleosidade da pele sem ressecá-la.


É importante que os produtos não obstruam os poros e não sejam oleosos. Produtos com formulações mais leves provavelmente serão mais toleráveis à peles oleosas, como soros, géis ou loções em vez de cremes ou pomadas (que são geralmente mais gordurosas). 


Vocês devem se atentar aos rótulos que contenham ingredientes ativos que ajudem as glândulas de óleo a funcionar mais normalmente, como enxofre, retinol e ácido salicílico.  Veja se em sua formulação, estão escritas frases como comedogênico, livre de óleos (ou oil-free), toque seco e efeito mate, que são características ideais para este tipo de pele.

Consequências de Escolher um Protetor Solar Errado

É importante respeitar o protetor solar adequado ao tipo de pele oleosa, pois seu uso poderá agravar a oleosidade, entupindo os poros e, infelizmente, estimulando a acne


Entre os cuidados que vocês devem ter, meninas, está na escolha do fator de proteção ideal, que deve ser igual ou acima de 30. Isso porque um FPS menor do que esse não dará proteção suficiente, permitindo que os raios solares deixem sua pele ressecada. Assim, a resposta do seu organismo será produzir mais óleo como forma de proteção.

Produtos Naturais para a Pele Oleosa

As peles oleosas requerem um cuidado mais elaborado, pois dependendo do produto a ser utilizado, poderá piorar o quadro de oleosidade e estimular o crescimento de acnes. Felizmente alguns produtos naturais são excelentes para manter a saúde da pele e podem ser facilmente encontrados, como a argila verde. Portanto, para esse tipo de pele, eu sugiro a vocês:




E aí, meninas? A pele de vocês também é oleosa? Quais produtos vocês costumam utilizar além do protetor solar específico? Compartilhem com a gente!


Beijo, Isa. <3

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .