· Por Le Fruit
Quais São os Benefícios do Suor Para a Pele?
Olá, meninas!
Geralmente, estamos o tempo todo impedindo que nosso suor saia ou fique aparente. E isso é um erro, porque transpirar é extremamente importante para nossa saúde. Mas, afinal, quais são os benefícios do suor para o corpo, em especial, para a pele?
Nesse artigo, vou explicar para vocês porque ele existe, quais são suas funções e a importância de abraçarmos esse fenômeno de nosso organismo para a manutenção da saúde de nossa pele. Bora lá?
Qual a Importância do Suor Para o Organismo
Para entender a sua importância e os benefícios do suor, meninas, é preciso saber do que ele é feito e qual a sua função no organismo.
Composição
O suor é formado de água, principalmente. Mas também é possível encontrar ureia, ácido úrico e cloreto de sódio. Além disso, alguns alimentos (como alho e cebola), medicamentos (como antibióticos e vitaminas) e algumas toxinas, também podem ser encontradas em meio a sua composição e que, consequentemente, serão eliminadas do corpo.
Função
E a parte do corpo responsável pela liberação do suor são as glândulas sudoríparas. Contudo, existem duas maneiras distintas de suar: por meio das glândulas écrinas e das glândulas apócrinas.
As glândulas écrinas produzem suor para regular a temperatura corporal e são encontradas em todo o nosso corpo. Já as glândulas apócrinas estão ligadas aos folículos capilares (por exemplo, nas axilas) e produzem principalmente suor desencadeado por emoções (como medo e ansiedade) junto ao odor corporal.
Quais os Benefícios do Suor Para a Pele?
E qual a importância do suor para o organismo humano? É que além de regular a temperatura, ambas as glândulas ajudam nossa pele a filtrar as toxinas do corpo, o que, por sua vez, estimula nosso sistema imunológico. Então é como se a pele fosse nosso terceiro rim! Demais, não é mesmo?
Quando estamos suando muito (por estarmos praticando exercício físico, por exemplo), outros vários benefícios do suor para a pele ficam aparentes, como:
- o aumento da circulação em todos os nossos órgãos, músculos e tecidos: nossa pele libera certas toxinas, como álcool e resíduos, para ajudar nossos corpos a se desintoxicar
- a eliminação de sal do corpo pode ajudar a prevenir a formação de cálculos renais: a sudorese prolongada também leva ao aumento da sede e à necessidade de beber mais água, o que também é útil para reduzir o risco de pedras nos rins
- os poros se abrem e permitem que uma barreira protetora se forme, reduzindo as bactérias na pele (isso pode beneficiar muitos problemas de pele, como acne). Assim, o suor auxilia em uma pele limpa, hidratada e brilhante graças aos componentes que ele expele
E Se Não Suamos?
Por incrível que pareça, meninas, existem pessoas que não conseguem/podem suar. (E não é uma situação agradável, eu garanto!) A condição se chama displasia ectodérmica anidrótica e é uma doença genética conhecida pela ausência das glândulas sudoríparas.
Com isso, as pessoas que têm esta síndrome sofrem ainda mais no verão, pois a sensação de calor fica acentuada. Dessa forma, o corpo fica intolerante ao calor, correndo risco de desenvolver câimbra, ânsia, fraqueza, febre e até um quadro de hipertermia com convulsões.
Além disto, cabelo mais fino e ralo, dentes pontiagudos, espaçados e pele muito seca são outros sinais da doença. Uma condição horrível, né?
Suor Fora do Normal
Já neste caso, não existem benefícios do suor. A hiper-hidrose é a produção exagerada do suor, podendo ser generalizada (em todo o corpo) ou localizada (nas palmas das mãos, plantas dos pés ou nas axilas).
Atualmente não existem pesquisas que comprovam sua causa, mas teorias apontam que a hiper-hidrose acontece por fatores como desequilíbrios hormonais, problemas na tireoide e hiperatividade do sistema nervoso simpático.
Suor é Sinônimo de Mau Cheiro?
E é aqui que mora o “pulo do gato” em relação ao suor, meninas: NÃO! O mau cheiro não tem nada a ver com o suor, mas sim com as bactérias da pele. Mas calma, que eu explico.
A bromidrose (o nome real desse cheiro ruim que sentimos), na verdade, está relacionada a decomposição do suor por bactérias encontradas na pele. Por vezes o odor desagradável se intensifica em locais muito quentes, como a virilha, os pés e as axilas. Felizmente, existem formas bem simples de se combater esse incômodo.
Benefícios do Suor Para a Pele: Complementos
Para tratar do mau odor, não é necessário realizar cirurgia. Como a culpa desse incomodo está nas bactérias, é preciso impedir que elas se multipliquem. Para isso, existem os desodorantes e rotinas skincare.
Mas atenção: evitem o uso de antitranspirantes porque eles bloqueiam o suor e também contêm compostos e agentes secantes prejudiciais à saúde à base de alumínio (além de impedir que você desfrute dos benefícios do suor). Use desodorantes naturais que não obstruam os poros e não contenham alumínio nos ingredientes.
Aqui na Le Fruit, temos três opções perfeitas de desodorantes naturais que se encaixam em todos esses pré-requisitos!
Temos o Desodorante Natural Uva Verde que elimina o mau odor das axilas, por conter em sua composição ingredientes que equilibram o pH das axilas impedindo a multiplicação de bactérias causadoras do mau odor. Além do aroma delicioso de uva verde, ele hidrata a pele das axilas, é anti-inflamatório e elimina bactérias que causam o mau odor. Tudo com a secagem rápida!
Também temos o Desodorante Sport Menta, formulado com extrato de Menta e estéres de xilitol de origem vegetal, molécula 100% biodegradável. Ele é uma excelente opção para praticantes de esportes e para pessoas com suor excessivo porque garante uma ação prolongada. Ou seja: axilas livres do mau odor e super protegidas! Maravilhoso, certo?
Por fim, nosso Desodorante Nutritivo Maracujá foi formulado com ingredientes como gengibre e niacinamida B3. Todos eles atuam no processo natural de recuperação e uniformização da tonalidade natural da pele, mantendo suas axilas secas, protegidas e livres do mau odor. Ele é tudo de bom!
E aí, meninas? Sabiam de todos os benefícios do suor para saúde do corpo e da pele? Têm alguma dúvida? Só perguntar pra gente aqui nos comentários ou em nossas redes sociais! Espero vocês no próximo artigo!
Beijos, Isa. <3
3 comentários
-
Tem algum desodorante para os pés
Meu filho transpira muito pelas mãos e pelos pés… deve ser a hiperhidrose né…
Mas o chulé é demais…. nossaaaa…. cheira longe….Laura Ivo em
-
muita boas as informações,não tinha idéia de quase nada,parabéns,informação é tudo!
Shirlady Rodrigues em
-
Nossa,muito bom saber essas uinformações.Não tinha idéia de quase nada que foi falado aí,parabéns!Informação é tudo!
Shirlady Rodrigues em