Skincare de Axilas: Como Fazer Corretamente?

Olá, meninas!


Com certeza vocês já ouviram falar sobre o skincare da nossa pele na região facial, dos membros e do corpo em geral. Mas, e de regiões pouco faladas, como a região das axilas, por exemplo? Pois, saibam que um skincare para axilas é extremamente importante!


Pensando nisso, resolvi neste artigo, ensinar a vocês algumas dicas valiosas dessa etapa na rotina skincare e convencer a vocês que as axilas merecem sim todo o nosso cuidado e carinho quando o assunto é beleza e bem-estar! Bora lá?

O Que Usar No Skincare Para Axilas?

Antes de mais nada, meninas, é preciso entender que o suor não é sinônimo de sujeira e que naturalmente, ele não possui cheiro. Para os humanos, a transpiração é crucial para manter uma temperatura corporal segura e saudável. Nós compensamos o excesso de calor de nossos corpos por meio de nosso mecanismo de resfriamento embutido.


Quando o corpo produz muito calor, são produzidas gotas de suor de dentro das glândulas sudoríparas (na forma de dutos microscópicos de suor), permeando a superfície da pele. Conforme a umidade do suor encontra o ar por evaporação, ele libera calor e o resfriamento ocorre.


Ainda que o suor seja importante para ajudar o corpo a se manter equilibrado, por muitas vezes, ocorrem alguns percalços indesejáveis, quando ganha odor através da bactéria conhecida como corynebacterium, que interage com o suor e os óleos, criando o cheiro que conhecemos como o ‘odor corporal’ desagradável. 


E é neste momento, meninas, que entra o skincare para axilas: desde a limpeza completa e esfoliante até o uso de um desodorante refrescante e eficiente. A ideia é não apenas manter o odor sob controle, mas, também, contribuir para o bem-estar geral do nosso corpo. 

Passo a Passo do Skincare Para Axilas

Como já disse aqui neste artigo, o skincare nada mais é do que o momento de auto-cuidado que segue uma rotina diária, semanal e/ou mensal. Ele é feito através da aplicação de produtos para a pele, seguindo uma ordem específica. 

Como em todo processo de skincare, para cuidar das axilas é preciso seguir uma hierarquia de produtos e ações.

1º- Lave Bem as Axilas

Devido à dobra da pele, a região das axilas é propensa a ficar úmida devido à falta de fluxo de ar, abrigando bactérias e organismos fúngicos de levedura. Por isso, o cuidado e a limpeza adequados são importantíssimos para reduzir a umidade indesejada e manter o equilíbrio natural do microbioma das axilas. 


No entanto, é preciso fazer isso com delicadeza: lave suas axilas uma vez por dia (não mais, a menos que tenham um trabalho ou atividade fisicamente exigente) e alterne entre diferentes produtos de limpeza com o pH balanceado (como sabonete de glicerina).

2º- Esfolie a Região

Como o rosto, as axilas podem ser afetadas pela sensibilidade e irritação da pele devido a muito óleo, poros obstruídos, espinhas (conhecido como foliculite),

e um acúmulo de células mortas. 


Para combater esses incômodos, existem produtos esfoliantes que removem e/ou suavizam as células mortas e demais detritos dessa região. Escolha utilizar dessa etapa uma vez por semana, de modo a preservar a suavidade das axilas (uma boa alternativa é usar a bucha vegetal)


Uma dica importante meninas, é na hora de depilar. Caso vocês prefiram o barbeador, prepare a sua pele no dia anterior para evitar possíveis incômodos e feridas na pele.

3º- Utilize um Bom Umectante/Hidratante

Apesar de estarem em um local pouco exposto, é importante proteger e fortificar as axilas utilizando um bom umectante. Da mesma forma que seu rosto e corpo precisam de hidratação, suas axilas precisam de hidratação para ter uma aparência e sentir-se bem. 


Utilizem hidratantes com pH balanceado de uma a duas vezes ao dia (conforme necessário), de forma a suavizar a pele das axilas.

4º- Finalize com um Desodorante

E claro, como não poderia deixar de faltar, escolham um desodorante que seja o mais natural possível. E como saber disso? Com um desodorante que não tem alumínio em sua formulação. Isso mesmo, meninas.


Escolham por um que seja "limpo e simples", ou seja, de fragrância suave (ou sem) e evitando ftalatos, parabenos, sulfatos ou corantes. Sempre procure produtos com o mínimo de produtos químicos. 


Antitranspirantes contendo alumínio são salva-vidas para alguns,

mas nem todos nós precisamos de alumínio em nossos cuidados diários com as axilas. Optar pelo natural é sempre a melhor escolha!

Como Tirar Mau Cheiro da Axila?

Para além do skincare, meninas, existem alguns pormenores que podem se transformar em uma grande dor cabeça, como a bromidrose axilar ou o mau cheiro das axilas. 


Esta condição ocorre com a formação exagerada de suor nas axilas, ocasionando a descamação da pele e o aumento da colonização bacteriana. Para acabar ou evitar esse incômodo o principal, meninas, é ter uma rotina frequente de skincare para axilas. Além disso, algumas dicas-chave para evitar ou acabar com o mau cheiro são:


  • escolha sempre água morna para a limpeza
  • seque bem a região para evitar a proliferação de fungos
  • utilize produtos que respeitem seu tipo de pele
  • evite utilizar roupas justas

E claro, consulte um dermatologista para melhor orientação, caso o odor persista!

O que Usar para Clarear as Axilas?

Outra dica importante é quanto a formas eficazes para clarear as axilas. A boa notícia, meninas, é que existem uma série de receitas caseiras e produtos cuja função é clarear o pigmento enegrecido dessa parte do corpo.


Para saber mais detalhes sobre o que fazer para clarear as axilas, acessem o meu artigo Descubra Agora Como Evitar as Manchas Escuras nas Axilas.

Qual O Melhor Desodorante Natural?

Anteriormente, mencionei para vocês que o melhor desodorante é aquele que seja 100% natural em sua formulação. E dentre uma infinidade de opções, eu não posso deixar de indicar para vocês o nosso Desodorante Natural Uva Verde


Com um aroma delicioso de uva verde, ele hidrata a pele das axilas, é anti-inflamatório e elimina bactérias que causam o mau odor. Tudo com a secagem rápida! Além disso, esse produto não possui químicos como Conservantes Sintéticos, Alumínio, Parabenos, BHT, Ftalatos, Propileno Glicol e Petrolatos.



E aí, meninas? Gostaram de saber mais sobre o passo a passo da rotina skincare para axilas? Já tiveram experiência com esse tipo de auto-cuidado? Compartilhem com a gente aqui nos comentários!


Beijos, Isa. <3

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .