Suor Excessivo: O que é e Como Tratar?

Olá, meninas!


Sabemos que o suor é um fenômeno natural do nosso corpo. É, inclusive, um sinal de que nosso corpo se encontra saudável. Porém, se torna preocupante e desagradável quando ocorre um suor excessivo em algumas partes de nosso corpo. 


Neste artigo, eu vou explicar para vocês o que é de fato o suor excessivo, quais as maneiras de se tratar desse problema e, claro, quais são as opções para evitar esse incômodo de maneiras naturais e saudáveis. Bora lá?

Porque Transpiramos?

Como mencionei antes, transpiração é sinal de saúde e existem várias razões pelas quais nós suamos. Essa função do nosso organismo envolve metabolismo, regulação da temperatura, níveis hormonais, fluxo sanguíneo na pele e vários outros fatores.  


Às vezes, uma transpiração mais intensa também é normal. Podemos suar muito quando fazemos exercícios, quando está com muito calor ou quando estamos com medo (ou nervosos). 


Também é normal que os adolescentes suem mais do que quando eram mais jovens, afinal, suas glândulas sudoríparas crescem com o resto de seu corpo (geralmente, este é o período em que nós crescemos mais rápido). 


Além disso, o período da menopausa costuma fazer com que as mulheres suem muito de vez em quando (por questões hormonais, na maior parte das vezes).  Mas, e quando ocorre um suor excessivo sem uma explicação aparente?

O Que Causa Suor Excessivo?

Agora sabemos que o suor, ainda que desagradável na maioria das vezes, é algo normal. Mas o que está acontecendo dentro do nosso corpo quando ele começa a produzir suor em níveis alarmantes?


O suor excessivo pode se manifestar de várias formas e fazer com que nós realmente entendamos quantas glândulas sudoríparas existem em nosso corpo (são quase 700, ou seja, são muitas!). Dependendo dos sintomas, a transpiração excessiva pode ser causada por qualquer coisa, desde um baixo nível de açúcar no sangue, gravidez, problemas de tireoide e medicamentos.


É importante perceber, meninas, que lidar com a transpiração excessiva não é apenas uma questão de se acalmar. A transpiração é uma coisa complicada e muitas condições físicas diferentes podem deixá-la fora de sintonia, como é o caso da Hiperidrose.

O Que É Hiperidrose?

Algumas pessoas têm uma condição que as faz suar muito, chamada hiperidrose. Isso acontece porque as glândulas sudoríparas da pessoa são hiperativas. 


Esta é uma das causas mais comuns de suor excessivo, se dividindo em hiperidrose primária (fonte emocional) e secundária (fonte externa, como doenças e/ou medicamentos). Ela é considerada um tipo de sudorese "focal", se referindo aos pontos focais do corpo onde o suor aparece naturalmente, como axilas, palmas das mãos e rosto.


Curiosamente, meninas, a hiperidrose se manifesta como um excesso simétrico de suor no corpo (por exemplo, nas duas mãos, ambas as solas dos pés ou ambos os lados da virilha irão produzir transpiração). Apesar de ocorrer em todas as regiões do corpo, variando de indivíduo para indivíduo, as áreas mais comuns afetadas pela hiperidrose são:


  • Rosto
  • Couro cabeludo
  • Corpo: abdômen, costas, etc.
  • Axilas
  • Virilhas e demais áreas íntimas
  • Mãos
  • Pés

Pessoas com essa doença podem suar mesmo quando não está calor e/ou quando não estão se exercitando. Por muitas vezes, as pessoas carregam consigo uma toalha porque determinadas partes do corpo estão sempre molhadas de suor. Para essas pessoas, a transpiração é um problema com o qual pode ser muito difícil conviver.

Como Tratar Hiperidrose

O primeiro passo para tratar do suor excessivo é conversar com um médico de confiança. Após o diagnóstico correto, meninas, vocês poderão iniciar o tratamento mais adequado para o seu tipo de hiperidrose. Entre eles, estão:

  • Medicamentos
  • Toxina Botulínica
  • Iontoforese
  • Laser
  • Simpatectomia

Para fins de controle é importante que pessoas com suor excessivo usem roupas confortáveis, evitem passar muita maquiagem e/ou cremes industrializados e, principalmente, tenham uma alimentação saudável, equilibrada e pobre em alimentos picantes e com iodo, pois estes são capazes de estimular as glândulas sudoríparas.

Como Acabar com o Suor Excessivo Nas Axilas?

Especificamente para as axilas, o suor excessivo pode causar um enorme constrangimento e desconforto, principalmente pelo odor exalado e/ou pela quantidade de líquido liberado. 


Aqui neste artigo, eu disse para vocês que para tratar a hiperidrose axilar (suor excessivo nas axilas), é possível utilizar de tratamentos que vão desde cirurgias e medicamentos, até simplesmente receitas caseiras e antitranspirantes/desodorantes para hiperidrose. 


E como sempre digo para vocês, utilizar o natural sempre é a melhor escolha. Aqui na Le Fruit temos o Desodorante Sport Menta, formulado com extrato de Menta e estéres de xilitol de origem vegetal, molécula 100% biodegradável. 


A boa notícia, meninas, é que ele é uma excelente opção para praticantes de esportes e para pessoas com suor excessivo porque garante uma ação prolongada. Ou seja: axilas livres do mau odor e super protegidas! Maravilhoso, certo?




E aí? Curtiram saber mais sobre a hiperidrose e o que fazer para evitar e se tratar? Vocês conhecem alguma dica diferente para enfrentar esse incômodo? Então, compartilhem com a gente! E até o próximo artigo!


Beijos, Isa. <3

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .