· Por LE FRUIT COSMETICS COSMETICS
Conheça 3 Técnicas de Respiração Para Aliviar Ansiedade e o Estresse
Olá, meninas!
Sei que os últimos tempos não foram fáceis para ninguém. Lidar com o perigo constante por conta da pandemia e as várias mudanças em nossa rotina, provocaram intensos (e frequentes) momentos de exaustão mental, ansiedade e estresse. É muito para a nossa mente e corpo, não é mesmo?
Mas existe um artifício que é “tiro e queda” para esses momentos chave de descontrole e que podem ser um divisor de águas quando o assunto é o controle emocional: as técnicas de respiração. Nesse artigo, vou indicar para vocês algumas dessas técnicas e como podemos aliviar os sintomas de ansiedade e estresse com elas.
Quando a Respiração Está Ofegante?
Antes de mais nada, amores, é preciso saber que a forma como respiramos pode ditar a forma como lidamos com certas situações. E, na maioria das vezes, respiramos de forma incorreta. Porque?
Todos nascemos com hábitos respiratórios adequados e passamos os primeiros cinco ou mais anos de nossas vidas inspirando e expirando da forma adequada. Mas depois disso, quando começamos a carregar o peso físico e emocional da maturidade, nossa respiração muda: ficamos ansiosos, puxando a tensão em nossos ombros.
Em pouco tempo, estamos com respirações menores e menos efetivas vindas do nosso peito - o hábito rapidamente se torna natural. Acontece que, com a respiração incorreta, ao vivermos momentos de estresse e ansiedade, a tendência é que nossa respiração fique ofegante devido a ansiedade, desencadeando sintomas como:
- agitação
- pensamentos obsessivos
- dificuldade para dormir
- baixa concentração
- fadiga mental
A boa notícia, é que é possível amenizar (e até mesmo evitar) que estes sintomas se agravem, aplicando técnicas de respiração. E tudo começa com o que é, de fato, a maneira correta de respirar.
Quais são as Técnicas de Respiração?
Já disse para vocês nesse artigo que a nossa respiração se baseia nos movimentos de um órgão chamado Diafragma. Essa parte do nosso corpo é, na verdade, um grande músculo localizado abaixo dos pulmões. É ele o responsável por mover o ar para dentro e para fora dos pulmões.
Com isso, devemos saber que existem duas formas de respiração: a normal e a diafragmática. A normal, é relativamente superficial e não usa toda a capacidade dos pulmões.
Já a respiração diafragmática, também chamada de “respiração abdominal”, é um exercício de respiração profunda que envolve totalmente o diafragma e aumenta a eficiência dos pulmões. Ela envolve o estômago, os músculos abdominais e, é claro, o diafragma (que é sempre puxado para baixo a cada inspiração).
Durante a respiração diafragmática, envolvemos conscientemente o diafragma para respirar mais profundamente. E é a partir dessa respiração que aplicamos as várias técnicas de respiração, dentre elas, a lenta e profunda, a para acalmar e para dormir.
O que Significa Respiração Lenta?
Para conhecer a respiração lenta e como aprender a respirar profundamente, o segredo é começar pelo básico, meninas. Prestem atenção em como o ar entra e sai do seu organismo.
Para melhorar a respiração como um todo, vale investir em alongamentos da caixa torácica e do abdômen. Deixe a saída do ar durar um tempo maior do que a entrada. É importante sentir a expansão torácica e abdominal de forma lenta e suave. Tirar momentos para respirar lentamente também ajuda, o exercício deve durar de 3 a 7 minutos e o processo deve ser feito pelo nariz apenas.
Tendo como base esses exercícios, meninas, vamos a três técnicas infalíveis para combater a ansiedade e o estresse!
Técnicas de Respiração para Acalmar a Ansiedade
Enquanto você respira lenta e profundamente, use uma imagem em sua mente e uma palavra ou frase para ajudá-lo a se sentir mais relaxado.
1- Feche os olhos se eles estiverem abertos.
2- Respire profundamente algumas vezes.
3- Inspire. Ao fazer isso, imagine que o ar está repleto de uma sensação de paz e calma.
4- Tente sentir isso por todo o corpo.
5- Expire. Enquanto você está fazendo isso, imagine que o ar vai embora com seu estresse e tensão.
6- Agora use uma palavra ou frase com sua respiração. Ao inspirar, diga mentalmente: "Eu respiro em paz e calma."
7- Ao expirar, diga mentalmente: "Eu expiro o estresse e a tensão".
8- Continue por 10 a 20 minutos.
Técnicas de Respiração para Relaxar
Nesta técnica, você inspira ao tensionar um grupo de músculos e expira ao soltá-lo. O relaxamento muscular progressivo ajuda a relaxar física e mentalmente.
1- Deite-se confortavelmente no chão.
2- Respire fundo algumas vezes para relaxar.
3- Inspire. Contraia os músculos dos pés.
4- Expire. Libere a tensão em seus pés.
5- Inspire. Contraia os músculos da panturrilha.
6- Expire. Libere a tensão em suas panturrilhas.
7- Trabalhe seu caminho até seu corpo.
8- Contraia cada grupo de músculos. Isso inclui pernas, barriga, peito, dedos, braços, ombros, pescoço e rosto.
9- Repita várias vezes. Depois de se sentir confortável com respirações que duram cinco contagens, aumente o tempo que você inspira e expira. Você pode trabalhar com respirações que duram até 10 contagens.
Técnicas de Respiração para Dormir
Sugiro realizar esta técnica depois de um banho relaxante, uma boa sessão de skincare e com a ajuda de óleos essenciais relaxantes. Neste caso, a ideia é dobrar a expiração, ou seja, a expiração que dura o dobro de tempo da inspiração anterior.
Essa forma de respiração voluntária e lenta tem a capacidade de ajudar a redefinir o sistema nervoso autônomo do corpo, sincronizando elementos neurais no coração, pulmões e cérebro.
1- Concentre-se na contagem associada com a respiração para dormir (isso impedirá você de ter pensamentos estressantes)
2- Deite de costas na cama
3- Inale por três segundos
4- Expire durante seis
5- Repita até que você caia no sono
E aí, amores? Espero que vocês tenham gostado de conhecer mais sobre as técnicas de respiração! Vocês têm alguma preferida? Compartilhem com a gente nos comentários!
Beijos, Isa! <3