Vitamina para Pele: Conheça o Poder e Eficácia

Olá meninas! 


Eu já disse a vocês que, para manter a nossa skin saudável, devemos não apenas adotar medidas de precaução contra inúmeros fenômenos externos, mas também cuidar de nós mesmas por dentro, ou seja, cuidar de como nos alimentamos. E é aí que entram as vitaminas.


Neste artigo, vou explicar para vocês o que são e como funcionam as vitaminas para pele, além de enumerar uma série de benefícios que é ter essas substâncias em nosso cardápio! Bora lá manter nossa pele linda e saudável?

O que São as Vitaminas?

Certas deficiências em nossa dieta podem causar bastante sofrimento à nossa pele, meninas. Por isso é necessário uma alimentação equilibrada que contenha muitas e muitas vitaminas. Mas, afinal, o que são essas substâncias?


As vitaminas são substâncias presentes nos alimentos em pequenas quantidades e essenciais para o bom funcionamento do organismo. Elas agem como um catalisador nas reações químicas que ocorrem no corpo humano, causando a liberação de energia.


A deficiência ou falta de vitaminas na dieta pode causar distúrbios, enquanto a ausência total de vitaminas na dieta pode causar doenças graves como o escorbuto. Elas se dividem em dois grandes grupos:


  • Vitaminas solúveis em água (hidrossolúveis)
  • Vitaminas solúveis em gorduras (lipossolúveis)

As vitaminas são divididas em dois grandes grupos:

 

Vitaminas Solúveis em Água

São aquelas que se dissolvem na água. Neste grupo estão as vitaminas C e B1, B2, B3, B5, B6 e B12. Seu armazenamento no corpo é mínimo, por isso a dieta diária deve atender às necessidades dessas substâncias.


Com a prática de atividade física, é produzido um grande número de reações metabólicas nas quais as vitaminas estão envolvidas, de forma que exercícios intensos podem causar deficiências dessas vitaminas, exigindo a ingestão de suplementos. Então, fiquem ligadas!

Vitaminas Solúveis em Gordura 

O nosso corpo armazena essas vitaminas nos tecidos, fígado e gordura.


São vitaminas A, E, D e K. São solúveis em substâncias gordurosas, são pouco alteráveis ​​e o corpo pode armazená-las facilmente. Como o corpo pode armazená-los como reserva, sua falta seria baseada em maus hábitos alimentares. Existe o risco de saturação se consumido de forma excessiva e incontrolável.

Qual a Vitamina que é Boa para Pele?

Dentre os diversos tipos de vitamina, as que são boas para a pele se dividem entre Vitamina A, Vitaminas B, Vitamina C e Vitamina E. Mas, como saber qual a melhor vitamina para rejuvenescer a pele? Ou qual vitamina para fortalecer a pele?


Uma coisa é certa, meninas: cada uma possui um poder de ação específico — e resultados distintos, dependendo da parte do corpo e/ou de sua carência/patologia. Vejamos as vitaminas para o tratamento da pele facial.

Vitamina para pele com manchas

A vitamina C é utilizada para o tratamento de manchas na pele, pois possui uma ação clareadora que inibe a produção de melanina de forma excessiva, amenizando e prevenindo a formação das manchas.


Além disso,  favorece a cicatrização da pele e intervém no aumento das defesas do organismo contra infecções. Ela é essencial para a formação do colágeno (proteína do tecido cutâneo) e tem importante papel antioxidante, destruindo os radicais livres e protegendo a pele dos raios ultravioleta. Ela é encontrada em frutas e vegetais, especialmente: 


  • frutas cítricas
  • folhas e vegetais verdes 
  • batatas

Para complementar a ação da ingestão dessa vitamina, sugiro à você o tratamento para a pele com a nossa Máscara Facial de Argila Dourada com óleo essencial de Ylang Ylang, que além de fortalecer a pele, ameniza as eventuais manchas existentes.

Vitamina para pele ressecada

Quando falamos de pele seca, a palavra de ordem para tratar é hidratação! E as vitaminas ideais para esse transtorno são as vitaminas E e B3. A vitamina B3 (chamada também de niacinamida), aumenta a produção de ceramidas, o que garante mais hidratação para a pele seca.

Já a vitamina E (que tem propriedades antioxidantes), ajuda na proteção solar, reduz rugas e linhas de expressão e age contra os efeitos do frio e do calor na pele. Dessa forma, ela hidrata peles ressecadas e reduz os efeitos da sensibilidade da derme.


Para complementar a hidratação, sugiro a vocês que utilizem nosso Hidratante Hibisco e Framboesa Le Fruit Cosmetics para todos os tipos de pele.

Vitamina para fortalecer a pele

Como já disse para vocês neste artigo que dentre as várias funções das vitaminas (e também dos minerais), servir como fonte de nutrição para o nosso corpo é considerada a principal delas. Logo, praticamente todas as vitaminas benéficas para a pele têm o poder de fortalecer a pele.


A vitamina E, por exemplo, retarda o envelhecimento da pele, dando firmeza e brilho. Isso porque ela é a principal vitamina antioxidante, pois destrói os radicais livres celulares que se formam pela ação da radiação ultravioleta do sol


Se aplicada localmente, ela estimula a microcirculação da pele (garantindo o seu fortalecimento). Para ter a ação dessa vitamina, é preciso ingerir alimentos como:


  • gema de ovo
  • legumes
  • nozes

 


Pode Passar Vitamina A no Rosto?

A resposta é SIM, amores! E, para além disso, questões como “vitamina A para pele oleosa” ou “ vitamina A para acne?” são comuns quando o assunto é vitamina A para o rosto. Mas é bom que saibamos que ela promove a cicatrização, proporciona maciez e fortalece as defesas naturais da pele.


Além disso, essa vitamina ajuda a pele na medida em que diminui a produção de sebo das glândulas sebáceas, tornando a pele menos oleosa e inibindo a formação da acne. Ela pode ser encontrada  em frutas e vegetais: cenoura, espinafre, brócolis, laranja, maçã, etc. 


Não somente a vitamina A, mas a vitamina B6 também equilibra a pele oleosa, reduzindo a secreção das glândulas sebáceas. Ela está presente em alimentos como frango, peixes, batatas, feijões secos e bananas.


Como sugestão para complementar o tratamento para a pele acnéica e oleosa, utilizem a Máscara Facial de Argila Verde óleo essencial de Hortelã que vai regular e equilibrar a oleosidade da pele.



Vitamina para Pele e Cabelo

Como disse anteriormente, as vitaminas são substância fundamentais para a manutenção da saúde de nosso organismo. E com a nossa pele e cabelo não é diferente: ambos exigem as mesmas vitaminas para garantir sua integridade.


Especificamente para o cabelo, muitas deficiências vitamínicas estão fortemente ligadas à queda e quebra dos fios. Essas substâncias atuam no fortalecimento do bulbo capilar, deixando o cabelo mais maleável e fácil de pentear. A fórmula que inibe a regressão do cabelo, acelerando a recuperação e regulando o crescimento dos fios, também evita a queda de cabelos.


Acredito que consegui convencer vocês sobre a importância das vitaminas para o nosso organismo, principalmente para a nossa skin, não é mesmo? De qualquer forma, meninas, caso queiram mais dicas de como utilizá-las e/ou incluí-las no cardápio, leiam o meu artigo Cardápio Simples para Dieta Vegana: Vida Saudável Hoje.  


E aí, meninas? Quais as vitaminas que vocês mais sentem falta? Têm alguma dica para compartilhar com a gente? Só escrever aqui nos comentários! Beijos e até o próximo artigo!



Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .