Ácido Hialurônico Para que Serve? Descubra Agora

Olá meninas


Para os menos conhecedores do processo de skincare, a ideia de colocar ácido em nossa pele pode soar como algo que, definitivamente, não queremos colocar em parte alguma de nosso corpo. Mas, e se eu disse para vocês que o ácido hialurônico é realmente a chave para uma pele lisa, perfeita e hidratada?


Nesse artigo vou explicar para vocês o que é e para que serve o ácido hialurônico, além de quando e como usar este ingrediente MARA para deixar a pele com a saúde e a beleza intactas! Bora lá, meninas?

Ácido Hialurônico: O Que É?

Para entender o que é o ácido hialurônico, vamos retomar algumas aulas de biologia, meninas. O ácido hialurônico (AH) é um tipo de açúcar encontrado naturalmente em nossa pele, e tem como função manter a estrutura da pele ao reter água. Dessa forma, ele ajuda a pele a se manter hidratada e espessa; além de absorver choques em partes móveis do corpo como as articulações. 


Ele está presente em diferentes camadas e é devido a sua altíssima capacidade de

armazenamento de água (1.000 vezes do seu próprio peso) que a pele é capaz de “construir” os reservatórios hídricos responsáveis pela hidratação, preenchimento, firmeza e

homogeneidade cutânea.


A má notícia é que, assim como o colágeno e a elastina, a quantidade de ácido hialurônico que ocorre naturalmente em nossos corpos diminui à medida que envelhecemos. Mas é importante lembrar que existem algumas maneiras de ajudar a estimular a produção de AH em nossos corpos. 


Uma dieta saudável (com frutas e vegetais que têm muitos antioxidantes) protege a pele da desidratação e inflamação e, por sua vez, ajuda a pele a reter o ácido. E claro, através de seu uso tópico.

Ácido Hialurônico: Para Que Serve?

Quando usado em produtos para a pele como cremes e soros, o ácido hialurônico serve como umectante da pele. Ao utilizar de forma tópica, sua enorme capacidade de puxar e reter água, fará com que a pele pareça mais úmida e jovem porque melhora a elasticidade da pele


Ele também pode ser recomendado pelo médico através do tratamento por meio de injeções ou pelo uso de ácido hialurônico em cápsulas (que podem ser encontradas em lojas de produtos naturais e farmácias convencionais). Assim, esse ingrediente auxiliará o corpo a combater e prevenir as rugas e alterações nas articulações. 

Tipos de Ácido Hialurônico

Se engana quem pensa que existe somente um tipo de ácido hialurônico. Na verdade, meninas, são ao todo 8 diferentes combinações de moléculas de ácido hialurônico. 


  • sodium hyaluronate crosspolymer: Ele funciona como uma proteção, mantendo a umidade da pele e, por isso, ajuda a prevenir linhas finas.
  • sodium hyaluronate: é o sal de sódio do ácido hialurônico, que atrai água do ambiente para a pele. Ele tem alto peso molecular e, portanto, é responsável por uma hidratação superficial.
  • hydroxypropyltrimonium hyaluronate: é uma molécula filmógena, responsável por uma hidratação prolongada da pele.
  • sodium acetylated hyaluronate: É um tipo de NMF (Natural Moisturizing Factor), que é fundamental no controle e manutenção da hidratação do estrato córneo (camada mais externa da pele). Funciona como agente de ligação com a água.
  • potassium hyaluronate: é o sal potássico do ácido hialurônico, responsável por drenar a água do interior da pele para a superfície – o que é ótimo pois garante que a epiderme esteja constantemente hidratada.
  • hydrolyzed sodium hyaluronate: assim como o Potassium Hyaluronate, ele tem baixo peso molecular e consegue penetrar nas camadas da pele. Ele é quem garantirá a hidratação interna, sendo um umectante da pele.
  • hydrolyzed hyaluronic acid: também de baixo peso molecular, é um umectante da pele na forma de ácido hialurônico hidrolisado. A molécula dele é tão pequena que penetra com facilidade no estrato córneo.
  • hyaluronic acid: esse tem baixíssimo peso molecular, menos de 10 kilodaltons. É o que dá hidratação fundamental e profunda, facilmente absorvida pela pele.

Todos os ácidos hialurônicos funcionam bem em conjunto com a maioria dos outros ingredientes cosméticos, podendo ser combinados por exemplo com retinóis, vitaminas e outros ácidos. 

Quais os Benefícios do Ácido Hialurônico?

Ainda que seja um composto que é produzido por nosso corpo, sua suplementação garante uma série de benefícios para o nosso organismo, dentre eles:

Promove uma pele mais saudável e flexível

Tomar suplementos de ácido hialurônico aumenta significativamente a umidade da pele e reduz a secura. A pele hidratada também reduz o aparecimento de rugas, o que pode explicar porque vários estudos mostram que a suplementação com ela pode fazer a pele parecer mais lisa.


Quando aplicados na superfície da pele, os cremes e/ou soros de ácido hialurônico podem reduzir rugas, vermelhidão e dermatite.

Pode acelerar a cicatrização de feridas

O ácido hialurônico também desempenha um papel fundamental na cicatrização de feridas. Ele ajuda a cicatrizar feridas mais rapidamente, regulando os níveis de inflamação e sinalizando ao corpo para construir mais vasos sanguíneos na área danificada.


Tem também propriedades antibacterianas, portanto, pode ajudar a reduzir o risco de infecção quando aplicado diretamente em feridas abertas. Parece mágica, não é mesmo, meninas?

Alivia a dor nas articulações mantendo os ossos bem lubrificados

Quando as articulações são lubrificadas, os ossos têm menos probabilidade de ranger uns contra os outros e causar dores desconfortáveis.


Os suplementos de ácido hialurônico são muito úteis para pessoas que sofrem de patologias do tipo. O ácido hialurônico também pode ser injetado diretamente nas articulações para o alívio da dor. 

Acalma os sintomas de refluxo

Algumas pesquisas recentes detectaram que ingerir suplementos de ácido hialurônico podem ajudar a reduzir os sintomas de refluxo ácido. Dessa forma ele alivia o revestimento danificado do esôfago e acelera o processo de recuperação.

Alivia o olho seco e o desconforto

Muitas pessoas, quando envelhecem, sofrem de sintomas de olho seco devido à redução da produção de lágrimas. Como o ácido hialurônico é excelente para reter a umidade, é frequentemente usado para tratar o olho seco.

Ácido Hialurônico: Como usar?

Agora que sabemos para que serve e quais são todos os benefícios do ácido hialurônico, meninas, quando e como utilizá-lo? A partir dos 25 anos sua produção começa a diminuir no organismo. Ou seja, nesse momento é importante receber tratamentos que contenham ele em sua fórmula. 


É possível utilizá-lo através de produtos cosméticos (como cremes, soros e hidratantes) ou mesmo ingerir em forma de cápsulas ou em uma dieta balanceada (através de frutas e verduras). Nós da Le Fruit, contamos com vários produtos que levam ácido hialurônico em sua formulação. 

Dentre eles está o nosso Hidratante Antioxidante Hibisco e Framboesa que, através da combinação dos poderosos Extratos de Hibisco e Framboesa com a Manteiga de Murumuru, hidrata e nutre a pele profundamente, além de ser uma fonte de Vitamina E. 


Tudo isso proporciona um efeito antioxidante da Framboesa (que estimula a produção de ácido hialurônico), calmante, lubrificante e emoliente. Dessa forma ele irá prevenir a formação das linhas de expressão, da flacidez e do envelhecimento da cútis.


Além dessas maneiras, com o manejo e prescrição de um profissional, uma pessoa pode receber injeções do composto em forma de gel. Essa forma em especial é indicada para preencher rugas, sulcos e linhas de expressão do rosto, normalmente ao redor dos olhos, testa e cantos da boca. Também é utilizada para aumento do volume dos lábios e bochechas e para corrigir cicatrizes de acne e olheiras. 

Ácido Hialurônico Mancha a Pele?

Não, o ácido hialurônico não suaviza manchas ou as provoca. Ele é somente uma substância produzida naturalmente pelo organismo para manter a pele hidratada e elástica. 


Como mencionei antes, com o passar dos anos ele diminui e a pele passa a ficar menos hidratada, passando a apresentar linhas e flacidez. Cosméticos com ácido hialurônico podem ser usados para hidratação da pele e melhora de seu viço, mas eles não têm função clareadora.

Quem Não Pode Usar Ácido Hialurônico?

Apesar de não terem sido relatados efeitos colaterais associados ao uso do ácido hialurônico, o uso dessa substância de modo tópico ou em cápsulas não é indicada para pessoas que possuem hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula, grávidas e lactantes. 


Em seu uso por injetamento, o dermatologista deve avaliar cada paciente antes de recomendar e realizar o preenchimento, investigando antecedentes alérgicos e uso de medicação. (Também é contra indicado para grávidas e lactantes).


E aí, meninas? Gostaram de saber mais sobre o ácido hialurônico? Se já utilizaram, qual tipo de tratamento foi o mais adequado para vocês? Compartilhem com a gente nos comentários! Até o próximo artigo! 


Beijo, Isa! <3

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .