Cardápio Simples para Dieta Vegana: Vida Saudável Hoje

Olá meninas!


Como vocês sabem, todas as nossas frutas são, além de naturais, 100% veganas e cruelty-free. Ou seja, nós não usamos ingredientes de origem animal e não testamos em animais… Mas, por que nós escolhemos trabalhar com isso? Porque acreditamos em uma vida mais saudável, no poder dos ingredientes naturais e no amor pelos nossos amiguinhos.


Assim, muito mais do que somente uma forma de alimentação, a dieta vegana transforma a nossa forma de ver o mundo e, principalmente, o nosso consumo… Contudo, eu sei que, no início, essa mudança de hábitos pode ser um pouco complexa. Por isso, hoje eu vou falar sobre os benefícios da dieta vegana e dar algumas dicas de cardápio para vocês terem uma vida mais saudável! Bora lá?!


Benefícios da dieta vegana


Eu sei, meninas, que nós brasileiras estamos acostumadas com a ideia de que uma dieta balanceada inclui carnes, leite e derivados. Porém, o que poucas pessoas sabem é que a dieta vegana é rica em todos os nutrientes que o nosso corpo precisa, afinal, existe uma variedade de frutas, de legumes, de hortaliças e raízes que nos fornecem as vitaminas e nutrientes que o nosso organismo precisa para funcionar corretamente. Assim,entre os benefícios dessa dieta, podemos citar:


  • Rica em nutrientes;
  • Possui níveis baixos de colesterol e gorduras saturadas, evitando o desenvolvimento de doenças cardíacas;
  • Diminui o nível de açúcar no sangue, reduzindo, consequentemente, o risco de desenvolvimento da diabetes;
  • Estudos apontam que pessoas com diabetes, que aderem a uma dieta vegana, apresentam menores riscos de sofrer com insuficiência renal;
  • Auxilia no emagrecimento, pois elimina grande parte das gorduras e alimentos não saudáveis do dia a dia.

Esses são só alguns dos benefícios de aderir a uma dieta vegana, mas já deu para entender que ela é tudo de bom, né meninas?!




Perguntas frequentes sobre dieta vegana


A dieta vegana ganhou popularidade, mas ainda há muitas perguntas que cercam esse modo de consumir e de viver. Por isso, eu listei as dúvidas mais frequentes para ajudar vocês que estão buscando informações sobre o assunto ou estão indecisas sobre aderir a ela:


O que é dieta vegana?


Eu posso dizer que a dieta vegana é um modo de vida, isso porque quem as pessoas que aderem a esse modelo de alimentação mudam, também, seu modo de comprar roupas, acessórios e cosméticos, etc. Mas, quando falamos especificamente da alimentação, a dieta vegana consiste em não consumir carnes, gorduras ou qualquer ingrediente de origem animal.


O que comer para ser vegana?


Agora, amores, se vocês estão se perguntando o que vocês devem comer para ser vegana, a resposta é simples: tudo que não possui origem ou qualquer ingrediente animal. Assim, vocês podem investir em frutas, legumes, hortaliças, grãos e até mesmo criar receitas, como as de massas, por exemplo, que não possuem ovos em sua composição. 


E, se você pensa que vai precisar abrir mão dos doces, saiba que há alternativas que são deliciosas e muito mais saudáveis, como o brigadeiro sem o leite condensado tradicional. Querem saber como fazer? Cliquem aqui e confiram minha receitinha que, além de deliciosa, é zero açúcar!


Como começar dieta vegana?


Se vocês já tentaram fazer uma dieta, independente do objetivo, sabem que mudar os hábitos é algo um pouco difícil, né meninas?!. Para isso, vocês precisam de muita determinação e, realmente, acreditar na mudança que estão fazendo.


É importante entender, também, que não existe uma regra para essa mudança, há pessoas que simplesmente começam e não sentem falta das carnes, por exemplo, e há aquelas que vão diminuindo aos poucos o consumo, até o momento que param por completo… E, tudo bem garotas, afinal, cada pessoa possui seu próprio ritmo. O importante é não desistir de uma vida mais saudável.


Outra dica é: invista no sabor. Só porque vocês não vão colocar a carne na sua refeição, não significa que ela precisa ser sem graça, na verdade, ela será ainda mais rica em sabores. Isso porque você estará se abrindo para novas possibilidades de sabores e de cheiros!


Como fazer uma dieta vegana saudável?


Para ter uma dieta vegana saudável, meninas, eu indico uma consulta com uma nutricionista. Isso porque ela poderá orientar vocês sobre os nutrientes e as vitaminas que seu corpo precisa e em quais plantinhas você poderá encontrar. Além, é claro, de ajudar a montar pratos.


E, falando em cardápios, eu preparei algumas receitinhas especiais para ajudar vocês neste início! Então, separa o seu caderno de receitas e bora aprender novas técnicas para ter uma dieta vegana saudável!


Receitas veganas


Agora, amores, se vocês estão procurando receitas de dietas veganas para principiantes, eu separei duas dicas super simples e muito deliciosas para preparar no dia a dia!


Hambúrguer de aveia e berinjela



Vocês vão precisar de:


  • Uma xícara de chá de aveia em flocos;
  • ½ xícara de água;
  • Uma cebola;
  • Dois dentes de alho;
  • Uma berinjela média;
  • Pimentão vermelho (uma tira);
  • Uma beterraba pequena;
  • Uma colher de sopa de linhaça moída;
  • Uma colher de sopa de molho de tomate;
  • Sal;
  • Azeite;
  • Duas colheres de cebolinha e salsa picada.

Como preparar o hambúrguer vegano:


Em primeiro lugar, amores, coloquem a água e a aveia e deixem ferver por 10 minutos. O próximo passo é picar a cebola, os dois dentes de alho, a berinjela e o pimentão e ralar a beterraba.


Após isso, coloque um fio de azeite em uma frigideira e junte o alho e a cebola, mexendo até dourar. Feito isto, adicione a berinjela, o pimentão, o molho de tomate, a aveia cozinha, beterraba ralada e linhaça. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por 5 minutos. 


Passado este tempo, triturem tudo até que a massa fique granulosa - pode ser em um processador ou em um liquidificador. Umedeça as mãos com azeite, faça as bolinhas e grelhe em uma frigideira. Vai ficar uma DELÍCIA!


Esfirra de espinafre


Vocês vão precisar de:


  • Fermento biológico;
  • Uma tigela;
  • 300 ml de água;
  • 100 ml de óleo;
  • Sal;
  • Uma colher de açúcar;
  • 5 xícaras de farinha de trigo;
  • Três maços de espinafre;
  • Alho;
  • Cebola;
  • Uma frigideira;
  • Um coador.

Como preparar uma esfirra vegana:


Para fazer a massa, vocês devem dissolver na água morna um tablete de fermento biológico, uma colher de sopa de açúcar e uma colher de sopa de sal em uma tigela. Depois acrescente o óleo e, aos poucos, a farinha. Vocês precisarão sovar a massa e deixá-la descansar por cerca de 30 minutos.


O recheio é ainda mais simples. Vocês devem picar lavar as folhas de espinafre e picar o alho e a cebola. Depois, coloque em uma frigideira um pouco de azeite e deixe o alho e a cebola dourar, acrescentando o espinafre e o temperando. Deixe até  que ele fique com aspecto “murcho”. Por último, coe o recheio, retirando (caso tenha) o excesso de água e de azeite.


Com o recheio e a massa prontos, vocês podem iniciar as bolinhas, deixando-as com aspecto achatado. Depois é só colocar o recheio, moldar as bordinhas da massa e colocar para assar no forno, pré-aquecido, em 180°C,  por cerca de 30 minutos, ou até que as bordas fiquem douradas.


Vocês vão AMAR!


E então, meninas, vocês gostaram das dicas de hoje? Conhecem outras receitinhas veganas? Compartilhem conosco nos comentários!


Um beijo, Isa!

 

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .